Quais são os carros mais econômicos?

Por: Redator DOK

Publicado em 02 de dezembro de 2019 | Atualizado em 14 de fevereiro de 2024

carro econômico

Ter um carro econômico é importante para que ele seja fácil de manter a longo prazo. Tendo em vista que o consumo do veículo impacta diretamente no seu bolso todos os meses. No artigo de hoje vamos falar dos carros mais econômicos. Confira nossa lista!

Especialmente para quem transita pelas grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Uma vez que os engarrafamentos longos tendem a aumentar o consumo do veículo.

Carros mais econômicos do ano

Quem busca um modelo de carro novo para a garagem pode se beneficiar da compra de um carro popular. Além de ser econômico esses modelos são mais baratos para a compra do veículo zero.

Para te ajudar, iremos elencar 6 carros mais econômicos considerando os modelos zero de 2019. Sempre usando o consumo de gasolina como parâmetro para estabelecer a posição na lista, mesmo para os carros flex.

Tendo em vista que o rendimento do veículo com o abastecimento de etanol tende a cair. E que, além disso, a maioria dos brasileiros opta por abastecer com gasolina, confira a lista dos carros mais econômicos:

1. Volkswagen Up! 1.0 TSI

Volkswagen Up! 1.0 TSI

Este é o carro hatch que encabeça a lista dos carros mais econômicos do país! O modelo atual possui consumo de 10 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada utilizando etanol.

Ao abastecer com gasolina o consumo passa a ser de 14,3 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada. Esses dados são fornecidos pelo Inmetro considerando um veículo manual de cinco marchas.

O carro também tem nota A e selo Conpet, o que representa a sua eficiência energética. Sendo um ponto positivo para o hatch.

2. Renault Kwid 1.0

Esse é um dos últimos lançamentos da Renault no Brasil. Seu moderno motor com cambio manual de 5 velocidades consegue fazer 14,9 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada.

Quando abastecido com etanol o carro consegue o desempenho de 10,3 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada. Além da economia de combustível o carro também tem nota A e selo Conpet.

3. Peugeot 208 1.2

Peugeot 208 1.2

Com eficiência energética que lhe garante o selo Conpet na categoria A o veículo é bastante econômico.

Na cidade ele roda 13,9 km/l e na estrada 15,5 km/l quando abastecido com gasolina. Já o abastecimento com álcool rende 9,6 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada.

4. Fiat Mobi Drive 1.0 GSR

Fiat Mobi Drive 1.0 GSR

O Fiat Mobi versão Drive com motor 1.0 Firefly Flex com transmissão automatizada de cinco velocidades é bastante econômico. Para os que preferem, o veículo também é vendido na opção de transmissão manual também de cinco marchas.

Esse modelo do Mobi oferece 9,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada quando abastecido com etanol.

Já o abastecimento com gasolina oferta 14 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada. Sendo um veículo bastante econômico e com eficiência energética categoria A e selo Conpet.

5. Ford Ka 1.0

Ká

O Ford Ka na versão hatch motor 1.0 Flex ocupa o quinto lugar da lista de carros mais econômicos do ano.

Com nota A de eficiência energética e selo Conpet, o veículo faz 13,4 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada quando abastecido com gasolina.

O rendimento cai para 9,2 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada quando abastecido com etanol.

6. Fiat Argo Drive 1.0

Fiat Argo Drive 1.0

O Fiat Argo Drive 1.0 marca presença na lista de carros mais econômicos do país. Com o mesmo motor do Mobi, o veículo consome 14,2 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada abastecido com gasolina.

Já no abastecimento com etanol o consumo é de 9,9 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada. O veículo também possui nota A na avaliação de eficiência energética recebendo selo Conpet.

Economia além do combustível

É importante ressaltar uma dica que muitas vezes passa despercebida dos compradores: o valor de manutenção. Comprar um dos carros mais econômicos listados pode sair caro a longo prazo se você não reparar nesse critério.

Se o seu objetivo é comprar um carro zero visando a economia a longo prazo, atente-se ao custo de revisões.

Atualmente, muitas concessionárias trabalham com a chamada “revisão programada”. Desse modo, o cliente sabe quanto custará cada revisão já no ato da compra.

O que é interessante, tendo em vista que muitos veículos possuem garantias de alguns anos. E caso o consumidor não faça a revisão na concessionária essa garantia é perdida.

Portanto, a garantia é uma forma de fidelizar o cliente e garantir que as revisões serão feitas periodicamente no carro.

Vale ressaltar que de fato manter o carro revisado é fundamental para economizar a longo prazo. Afinal, não trocar óleo e filtros do carro por exemplo, é um risco para o motor que tende a aumentar o consumo de combustível.

Manter o carro revisado é um cuidado com o veículo e com sua própria segurança, visando o bom funcionamento do carro.

Portanto, a dica é que antes de comprar seu carro, você pesquise os valores de manutenções periódicas. De modo que possa ter certeza que está comprando um veículo com melhor custo benefício.

Valor do IPVA

Outro aspecto que deve ser considerado no ato da compra de seu carro é o valor do IPVA. O ideal, é fazer a comparação de alguns modelos dos carros mais econômicos para avaliar qual será mais barato de manter.

Dessa forma, você evita surpresas ao longo dos próximos anos em que estará usufruindo do veículo. Perguntar valor de manutenção, IPVA e simular o seguro torna a compra mais consciente.

Portanto, não tenha vergonha de fazer essas perguntas ao vendedor. Tendo em vista que isso irá te ajudar a manter o carro a longo prazo sem se endividar.

Gostou das dicas? Já escolheu seu preferido entre os carros mais econômicos do país? Então deixa seu comentário contando qual deles irá para a sua garagem. E se você já tem um desses modelos de carros, comenta se está gostando da sua compra! Saiba mais sobre o DOK Despachante.



Posts relacionados