Injeção eletrônica: o que é para que serve esse sistema?

Por: Matheus Packs

Publicado em 12 de dezembro de 2023 | Atualizado em 15 de março de 2024

Capa Artigo Injeção eletrônica o que é para que serve esse sistema | DOK

Salve, Motorista! Você sabe o que é a injeção eletrônica do seu veículo? Muitas vezes, dirigimos sem saber exatamente do que cada componente se trata, mas isso é mais comum do que se pode imaginar, uma vez que os automotores têm diversas peças.

Em resumo, a injeção eletrônica é responsável por controlar o envio de combustível ao motor do veículo. Dessa forma, substitui os carburadores, que antes eram usados para desempenhar essa mesma função até a década de 80.

E você, quer saber mais sobre como funciona a injeção eletrônica do seu veículo? Então, acompanhe este artigo que fizemos exclusivamente para tratar sobre o tema e esclarecer todas as suas dúvidas. Aproveite a leitura!

O que é injeção eletrônica do veículo, para que serve?

Em resumo, a injeção eletrônica é um sistema composto por diversos componentes presentes nos veículos modernos, gerenciando a mistura ar-combustível, otimizando o funcionamento do motor e reduzindo as emissões poluentes no meio ambiente.

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Isso porque, ao contrário dos carburadores, que utilizavam um mecanismo físico para dosar o combustível, a injeção eletrônica emprega sensores, atuadores e uma unidade de controle eletrônico (ECU) para monitorar e ajustar constantemente a quantidade de combustível injetada nos cilindros do motor.

Como a injeção eletrônica funciona?

A injeção eletrônica funciona por meio de um sistema composto por diversos componentes que trabalham em conjunto para garantir o fornecimento preciso de combustível. Os principais componentes incluem:

  • Sensores: coletam informações sobre o funcionamento do motor, como rotação, temperatura, pressão do ar e do combustível, posição do acelerador e nível de oxigênio nos gases de escape;
  • Atuadores: controlam dispositivos como os injetores de combustível, bomba de combustível, válvula de marcha lenta e solenoides de controle de ar;
  • Unidade de controle eletrônico (ECU): considerada o “cérebro” do sistema, processa os dados recebidos pelos sensores e envia sinais aos atuadores para ajustar a injeção de combustível de acordo com as condições do motor.

Quais são os tipos de injeção eletrônica?

Existem diferentes tipos de injeção eletrônica, cada um com suas próprias características e vantagens. Confira a seguir:

  • Injeção monoponto: utiliza um único injetor de combustível, geralmente localizado no coletor de admissão;
  • Injeção multiponto: emprega múltiplos injetores, um para cada cilindro do motor, proporcionando uma mistura ar-combustível mais homogênea e melhor desempenho;
  • Injeção direta: injeta o combustível diretamente na câmara de combustão, aumentando a eficiência e reduzindo as emissões de poluentes.
Infográfico sobre quais são os tipos de injeção eletrônica | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

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Como identificar que a injeção eletrônica está com problema?

Quando há problemas com a injeção eletrônica, podem surgir diversos sintomas que indicam a necessidade de reparo. Alguns dos sinais mais comuns de problemas na injeção eletrônica incluem:

  • Dificuldade na partida do veículo;
  • Marcha lenta irregular;
  • Aumento no consumo de combustível;
  • Perda de potência.

Luz da injeção acesa: o que significa?

A luz da injeção acesa, geralmente representada por um símbolo de motor amarelo no painel do veículo, é um alerta de que o sistema de injeção eletrônica detectou algum problema no funcionamento.

Luz da injeção acesa o que pode ser?

Ao ver a luz da injeção eletrônica acesa no painel do veículo, é preciso ter atenção, pois esse sinal pode indicar um problema, conforme mencionado anteriormente. Sendo assim, é indicado levar o automotor ao mecânico o mais rápido possível.

No geral, existem diversas causas para o acendimento dessa luz. Dentre elas:

  • Problemas de ignição: podem ser causados por velas, bobinas ou cabos de ignição com defeito;
  • Sincronização do motor: a correia dentada pode estar desalinhada ou desgastada;
  • Sensor de oxigênio danificado: um sensor com problema pode resultar em uma mistura incorreta de ar e combustível;
  • Problemas na válvula EGR: uma válvula EGR com defeitos pode prejudicar o desempenho do motor e acender a luz da injeção;
  • Falhas no sensor de pressão de combustível: um sensor com defeito pode indicar uma falha na alimentação de combustível;
  • Problemas no sensor de massa de ar: um sensor com defeitos pode levar a uma mistura incorreta de ar e combustível.

É perigoso andar com a luz da injeção acesa?

Como a luz acesa pode indicar diversos problemas relacionados ao funcionamento do veículo, é perigoso circular com esse indicador ligado. Além disso, essa prática pode agravar ainda mais a situação.

Com isso, é recomendado que o motorista dirija com a luz da injeção acesa somente até o local onde o veículo será reparado.

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Conclusão

Como você pôde ver, motorista, a injeção eletrônica é um sistema essencial para o funcionamento do motor de um veículo. É o item responsável por controlar a mistura de ar e combustível, garantindo um desempenho ideal e a redução das emissões poluentes.

Quando a luz da injeção eletrônica acende, é um sinal de que algum problema pode estar afetando o sistema. É importante levar o veículo a um mecânico o mais rápido possível para que o problema seja identificado e corrigido.

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Perguntas frequentes sobre injeção eletrônica

Qual é a função da injeção eletrônica?

A injeção eletrônica é um sistema responsável por controlar a mistura de ar e combustível que entra no motor de um veículo.

O que significa quando a luz da injeção eletrônica acende?

O acendimento da luz de injeção eletrônica indica que esse sistema pode estar com problema, precisando, assim, da ajuda de um profissional para avaliar a condição do veículo.

O que acontece de andar com a luz da injeção acesa?

Dirigir com a luz da injeção acesa pode causar diversos problemas, incluindo: redução do desempenho do motor, aumento do consumo de combustível, emissões poluentes mais elevadas e danos ao motor em casos mais graves.

O que pode causar problemas na injeção eletrônica?

Diversos fatores podem causar problemas na injeção eletrônica, como: problemas nos sensores do motor, falhas na bomba de combustível, bicos injetores entupidos, problemas na bobina de ignição e vazamentos de ar.



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