Tudo que você precisa saber sobre o carro por assinatura

Por: Redator DOK

Publicado em 23 de novembro de 2023 | Atualizado em 23 de novembro de 2023

Capa Artigo Tudo que você precisa saber sobre o carro por assinatura | DOK

Salve, Motorista! Você provavelmente já ouviu falar que optar por um carro por assinatura vale mais a pena do que investir em um veículo próprio.

A ideia faz sentido, considerando que as demandas do mercado estão cada vez mais versáteis e essa modalidade oferece diversas facilidades para a rotina. Mas como será que funciona essa tendência, e será que ela veio para ficar?

A seguir, você encontrará um guia sobre o carro por assinatura, como ele funciona, quais são os pontos positivos e negativos e, é claro, se essa alternativa compensa para você e sua família.

Aproveite para salvar este artigo e consultá-lo sempre que precisar. Confira!

O que é carro por assinatura?

Hoje em dia, as assinaturas estão se tornando um dos modelos de negociação favoritos do público. Seja para alimentos, roupas, pacotes de férias ou casas, a ideia de alugar utilidades sem compromisso a longo prazo, pensando na demanda personalizada de cada família, tem chamado a atenção de muitos consumidores.

No caso dos automóveis, não é diferente. A modalidade de carro por assinatura surgiu para designar um estilo de aluguel em que você, motorista, tem total liberdade para usar um veículo da forma como preferir, sem precisar comprá-lo.

Dica de ouro

Um pagamento mensal é feito conforme a sua escolha, e assim que as cláusulas do negócio estiverem de acordo, é possível encerrar ou pausar o contrato.

Quais são os benefícios do carro por assinatura?

Motorista, agora que você sabe como funciona carro por assinatura, pode estar se perguntando o motivo pelo qual tantas pessoas estão fazendo a transição para essa modalidade, principalmente considerando o fato de que o veículo não se torna um bem próprio. A resposta está em um dos atributos mais buscados atualmente: a flexibilidade.

Aqui estão alguns diferenciais desse sistema:

  • Custo Inicial Muito Menor:
    Ao invés de investir dezenas de milhares de reais dando entrada em um carro novo ou seminovo, você pode optar por uma simples mensalidade. Isso é estratégico para quem quer experimentar a qualidade de um determinado modelo ou prefere guardar dinheiro para outras coisas. Assim, você não precisa economizar por anos e anos para dirigir um carro.
  • Inclusão de Serviços:
    Em muitos casos, as mensalidades do carro por assinatura incluem custos que, em um formato tradicional, seriam de responsabilidade do motorista. Entre eles estão as manutenções, o seguro e, dependendo da concessionária, até mesmo a gasolina. Ou seja, além do dinheiro economizado, ainda há um grande ganho de tempo e conveniência.
  • Variedade de Modelos:
    Se você gosta de variar nos modelos de carro que utiliza, gostará de saber que muitos programas de assinatura permitem trocas eventuais de automóveis, considerando que as necessidades e os gostos dos clientes podem mudar.
  • Sem Preocupações com Desvalorização:
    Quando você compra um automóvel, é possível que acabe vendendo-o por um valor menor que o investido no primeiro momento. No caso do aluguel mensal de carros, a desvalorização não é um problema, pois você não será responsável por repassá-lo.
  • Versatilidade:
    Caso você tenha necessidades específicas, é possível encontrar contratos que as respeitam e que estão abertos a modificações ou cancelamentos com menos burocracia. Atualmente, muitos motoristas de app têm buscado usado aluguel de carro para aplicativo como fonte de renda.
  • Acesso a funcionalidades modernas:
    Você quer o melhor para o seu carro, mas nem sempre consegue comprar todos os acessórios que gostaria de ter. Com o carro por assinatura, é possível que você encontre o que existe de mais sofisticado no mercado e aproveite esses benefícios sem ter que arcar diretamente com esses custos.
Infográfico sobre as principais vantagens do carro por assinatura | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Quanto custa carro por assinatura?

O valor do seu carro por assinatura vai depender do modelo e da quantidade de funcionalidades e seguros inclusos. Mas, de maneira geral, é possível encontrar opções a partir de R$2.000,00 mensais. 

Além disso, é preciso verificar se o seu pacote inclui os custos com combustível. Se não, cogite adicionar esse valor ao seu planejamento. Para determinar se carro por assinatura compensa, leve em consideração que fatores como manutenção e impostos provavelmente já fazem parte do pacote, o que faz a diferença a longo prazo.

Por fim, faça o seu melhor para pesquisar e achar o carro por assinatura com preço mais em conta.

Dica de ouro

Saiba mais dicas

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Carro por assinatura vale a pena?

Motorista, nesse caso, a boa e velha resposta do “depende” é válida. Se o seu objetivo for ter um bem próprio, com disponibilidade total e definitiva, e com liberdade para vendê-lo a qualquer momento, o carro por assinatura não é tão interessante. 

Mas, se você busca por algo mais imediato, que não exija um pagamento inicial muito alto e que traga conveniência e conforto, a locação de carros é, com certeza, válida. A recomendação para saber se a assinatura de carros compensa é se fazer as seguintes perguntas:

  • Quais são meus planos de vida a curto, médio e longo prazo?
  • Quanto estou disposto a gastar por mês com meu veículo?
  • Quanto tempo disponível eu tenho para resolver manutenções e outros cuidados com o carro?
  • Eu tenho planos de viajar de carro?
  • Eu almejo recuperar parte do que foi gasto?
  • Eu tenho dinheiro para dar entrada em um carro agora?
  • Eu terei dinheiro para pagar impostos e revisões quando eles surgirem?

Esses são apenas alguns dos questionamentos para quem está no dilema entre carro alugado e veículo próprio. Além disso, identifique qual categoria é mais interessante para você, seja para uso pessoal ou comercial, seja um produto novo ou usado, seja para o pagamento mensal ou anual, em boas concessionárias, você encontrará:

  • Assinatura de carros usados;
  • Aluguel de carros anual;
  • Carro por assinatura para empresas;
  • Carro por assinatura seminovo;
  • Carro por assinatura para aplicativo;
  • Aluguel de carros mensal, e mais.

Conclusão

Motorista, neste artigo, vimos que a escolha entre carro por assinatura e veículo próprio demanda uma análise cuidadosa das suas necessidades.

Por isso, os questionamentos apresentados podem servir como valiosos guias para esse processo, possibilitando que você leve em consideração fatores como planos de vida, disponibilidade financeira e intenções de uso.  

Dica para evitar problemas

Nas diversas categorias oferecidas por concessionárias, desde a assinatura de carros usados até o carro por assinatura para aplicativo, é possível encontrar opções adequadas para diferentes perfis, proporcionando flexibilidade e conveniência.

Essa variedade de escolhas reflete a adaptação do mercado às demandas dos motoristas, garantindo que cada um encontre a solução que melhor se alinhe aos seus objetivos e estilo de vida.

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn

Tags: carro por assinatura seminovo, carro por assinatura preço, como funciona carro por assinatura, locação de carros


Perguntas frequentes sobre o carro por assinatura

O que fazer em caso de acidente com um carro por assinatura?

Garanta a sua segurança e o bem-estar dos demais envolvidos, chame as autoridades responsáveis, registre o máximo de detalhes do acidente e entre em contato com a empresa de aluguel de carro por assinatura, que seguirá o protocolo adequado.

É possível personalizar as características do carro por assinatura?

Não é possível fazer alterações em um carro alugado. No entanto, você pode conversar com a empresa responsável para adicionar acessórios ao veículo ou até mesmo mudar de modelo.

Posso trocar de modelo durante meu contrato de carro por assinatura?

Sim, se estiver previsto no contrato. Caso isso seja do seu interesse, garanta a inclusão de uma cláusula condizente com esse detalhe e cheque os procedimentos necessários para que a mudança seja feita.

Carro por assinatura tem seguro incluído no pacote?

Na maioria dos casos, sim. Uma boa parte dos custos já estão inclusos no pacote de aluguel de carros mensal. Mas é sempre válido conferir o seu contrato e conversar com os profissionais especialistas que estão oferecendo o serviço para tirar dúvidas.



Posts relacionados