Como viajar de carro de forma segura

Por: Nayara Palmieri

Publicado em 12 de março de 2021 | Atualizado em 14 de junho de 2021

viajar de carro dok despachante capa blog

Viajar de carro é uma experiência que pode trazer a sensação de liberdade ou muita dor de cabeça, tudo depende do planejamento e do conhecimento das leis de trânsito.

Com este artigo esperamos que a próxima viagem de carro seja uma boa aventura com ótimas recordações, por isso daremos dicas para viajar, como transportar seu cão e o que fazer antes de viajar.

Continue a leitura até o final e planeje bem sua próxima viagem!

viajar de carro dok despachante

O que fazer antes de viajar de carro

Apesar da espontaneidade ser divertida e trazer mais emoção para a vida, na hora de viajar de carro o melhor é ter tudo programado de antemão. Existem algumas coisas que são fundamentais para que uma viagem seja bem sucedida, como a revisão e o planejamento financeiro.

Nos tópicos a seguir falaremos mais sobre como evitar dores de cabeça e curtir a viagem!

Revisão do carro antes de viajar

O ideal é fazer a revisão do veículo quinze dias antes da viagem. Assim, é possível saber se o veículo está funcionando de maneira correta e ter mais segurança para a viagem.

Os itens mais essenciais para a revisão são:

  • Freios: confira se discos, pastilhas, tambores e lonas estão funcionando e em boas condições. Aproveite e veja se o fluído está dentro da validade;
  • Suspensão e rodas: cheque o alinhamento do veículo, veja também a condições dos pneus e rodas;
  • Óleo e líquidos: verifique o nível do óleo e do líquido de arrefecimento e, se necessário, faça a troca;
  • Faróis: além de poder ser multado por farol apagado, o condutor estará colocando sua vida e a dos outros em risco, por isso é importante conferir todas as luzes antes de pegar a estrada.

Não esqueça de conferir os itens de segurança obrigatórios como macaco, triângulo de sinalização e estepe.

Seguro de carro para viajar

Na hora de contratar um seguro para viajar de carro é preciso se atentar aos detalhes. Algumas pessoas confundem seguro viagem com seguro auto.

O seguro viagem é obrigatório quando alguém escolhe um destino internacional, em alguns casos de viagem nacional o seguro também é exigido. Seguro viagem presta assistência aos viajantes, não ao veículo. Os serviços oferecidos são:

  • Despesas médicas e hospitalares;
  • Traslado médico;
  • Acidentes decorrentes da prática de esporte;
  • Gastos com fisioterapia;
  • Despesas odontológicas, entre outras.

Para dar assistência ao veículo o serviço contratado deve ser o seguro auto. O seguro auto oferece proteção ao veículo em casos de roubo, furto, acidente, incêndio, entre outros.

O seguro auto pode ser alterado conforme as necessidades e preferências do contratante.

Ao viajar pela América do Sul é preciso confirmar qual tipo de seguro o país exige. Por exemplo, os países do Mercosul exigem o “Carta Verde”, já o Chile exige o SOAPEX, Bolívia e Peru pedem a contratação do seguro SOAT.

Cálculo de viagem de carro

Optando por fazer uma viagem de carro nem sempre é possível saber quanto de gasto exato os viajantes terão, porém é possível calcular uma média para ter uma base.

Comece calculando os gastos com a gasolina. Para isso basta calcular a distância do destino pela quantidade de combustível utilizada pelo carro utilizado na viagem.

Outro ponto importante é o valor destinado aos pedágios. Pesquise a estrada que irá percorrer e faça uma estimativa dos pedágios e os seus valores.

Em viagens mais longas é fundamental parar para descansar. A melhor forma de ter uma base de quanto de dinheiro deve ser destinado para esse aspecto é fazendo a reserva de quartos antecipadamente.

A alimentação também é de suma importância, porém é mais difícil calcular quanto será gasto. Uma boa dica é levar frutas, biscoitos, lanches e água para não gastar tanto comprando comida na estrada.

Dicas para viagem de carro

Além de toda a parte mecânica que deve ser checada com atenção antes de uma viagem, também há outros aspectos que devem ser levados em consideração para ter uma viagem tranquila. Abaixo listaremos alguns pontos que podem ajudar a deixar o caminho mais agradável, confira:

  • Horário: para evitar de ficar horas preso no trânsito, o recomendado é que saía antes das 7h da manhã, no período da tarde o melhor horário é entre às 13h e 16h. Já para quem prefere dirigir à noite, a melhor opção é depois das 20h;
  • Mapa x GPS: apesar de facilitar a vida do condutor, o GPS nem sempre é a melhor opção. Algumas vezes os aplicativos podem oferecer um caminho que pode ser perigoso para quem não conhece bem o local, por isso é importante ter a opção de um mapa físico. Se for usar app, tenha mais de um instalado para comparar os caminhos;
  • Tenha calma: a pressa é inimiga da perfeição. E isso vale para o trânsito também! Programe sua viagem com calma, confira tudo antes de sair para a estrada para não ter problemas no caminho;
  • Aperitivos: separe uma bolsa térmica com frutas, lanches natural e água para comer no caminho, aproveite para parar em um local seguro e descansar um pouco.

Viajar de carro com cachorro

Os animais de estimação são considerados como parte da família, por isso, na hora de programar uma viagem de carro, muitos colocam os bichinhos no planejamento.

É importante sempre lembrar que existem maneiras corretas de transportar os cãezinhos. As regras de transporte de animais existem para proteger tanto o animal como o condutor, evitando acidentes de trânsito.

De acordo com o Art. 252 do Código de Transporte Brasileiro (CTB), dirigir com animais à esquerda ou entre os braços e pernas do condutor é uma infração de natureza média e multa no valor de R$ 130,16.

O animal nunca deve ficar solto dentro do veículo. Para cães de porte pequeno, é recomendado que use a caixinha de transporte que deve ficar segura presa ao cinto de segurança. A caixinha deve ser grande o suficiente para que o animal consiga ficar em pé e dar uma volta completa dentro dela.

Para os animais que não se acostumam com a caixinha de transporte, uma boa opção é o assento de cadeira (confira na imagem abaixo). Esse assento funciona como um “cesto” em que o cão fica presto pra coleira peitoral e o assento fica fixado no banco traseiro com o cinto de segurança. Porém, essa é uma opção apenas para cães de pequeno porte.

Os animais de médio porte podem ser transportados usando a capa de assento e cinto de segurança. Essa capa deve cobrir todo o banco traseiro, sendo fixada pelos encostos de cabeça dos bancos traseiros e dianteiros. É fundamental que as capas tenham buracos que permitam a passagem do encaixe do cinto de segurança. O animal deve ficar preso pela coleira peitoral e cinto de segurança de cachorro fixado no encaixe do cinto de segurança comum do veículo.

Já os cães de grande porte devem ser transportados no banco traseiro e separados dos bancos dianteiros com uma grade de proteção.

É essencial que os cães estejam usando a coleira peitoral, pois a coleira cervical (que prende o animal pelo pescoço) pode ocasionar o enforcamento do animal em caso de colisões.

viajar de carro dok despachante cachorro

Procurando mais dicas sobre veículos?

Confira mais dicas sobre veículos para fazer uma viagem tranquila e sem surpresas desagradáveis!



Posts relacionados
ciclomotor Dok Despachante capa
Tudo sobre ciclomotor

Existe um debate entre os apaixonados pelos veículos de duas rodas sobre ciclomotor ser ou não considerado motocicleta. A verdade […]

Leia mais…