Estepe é obrigatório? Entenda tudo sobre o pneu reserva

Por: Gregory Packs

Publicado em 18 de janeiro de 2024 | Atualizado em 05 de abril de 2024

Capa Artigo Estepe é obrigatório Entenda tudo sobre o pneu reserva | DOK

Salve, Motorista! Hoje, vamos tratar sobre um assunto muito comum, mas que é extremamente importante: o estepe, aquele pneu reserva que fica guardado lá no seu porta-malas.

Esse item, apesar de não ser tão utilizado, é extremamente importante. Já pensou ter um pneu furado e seu estepe não estar lá para te socorrer nessa situação? 

Pensando na relevância desse tema, neste artigo, viemos esclarecer as principais dúvidas sobre o estepe e também falar sobre as consequências de circular por aí sem esse item de segurança! Quer saber mais? Acompanhe até o fim, boa leitura!

Mas o que é estepe?

O estepe é um pneu extra que é transportado no veículo para ser utilizado em caso de emergência, como um pneu regular furado ou danificado.

ipva 2024

Se trata de uma medida de segurança essencial para garantir que você possa continuar sua viagem, mesmo que ocorra algum imprevisto com um dos quatro pneus principais do seu carro, por exemplo.

O correto é step ou estepe de carro?

Embora a palavra “step” exista na língua inglesa e signifique “passo” ou “degrau”, o termo correto para se referir ao pneu extra de um carro em português é “estepe”.

Estepe e pneu reserva são a mesma coisa?

Sim, estepe e pneu reserva são a mesma coisa! São dois termos usados para se referir ao pneu extra que fica guardado no carro para ser utilizado em caso de emergência.

Estepe temporário e estepe pneu fino: o que são?

Estepe temporário é um pneu de tamanho e largura menores que os pneus originais do veículo. Esse tipo de pneu é projetado para ser usado em caso de emergência, quando um dos pneus originais furar ou sofrer algum dano. 

Portanto, o estepe temporário ou pneu fino (um tipo de estepe temporário) deve ser usado apenas para chegar até um local seguro, onde o pneu original possa ser consertado ou substituído por outro em boas condições de uso.

Quantos km posso circular com o estepe temporário?

A distância máxima que você pode circular com um estepe temporário varia de acordo com o fabricante, mas geralmente é de 50 a 80 km. Acima dessa distância, o estepe pode começar a se desgastar, comprometendo a segurança.

Qual a importância do estepe para a segurança?

O estepe, embora muitas vezes esquecido, é um item de segurança indispensável em qualquer veículo. Esse elemento garante a sua tranquilidade na estrada, minimizando os transtornos causados por um pneu furado ou danificado, como mencionamos anteriormente.

Imagine a seguinte situação: você está dirigindo em uma rodovia, a caminho de um compromisso importante, quando um dos pneus do seu carro fura. Sem o estepe, você ficaria parado na estrada, sujeito a riscos como acidentes, assaltos e outros imprevistos.

Sendo assim, a presença do estepe permite que você:

  • Troque o pneu furado e continue a viagem até um local seguro para realizar o conserto definitivo;
  • Evite ficar parado na estrada, exposto a situações de perigo;
  • Mantenha a estabilidade e dirigibilidade do veículo, mesmo com um pneu danificado;
  • Reduza os custos com guinchos e serviços de assistência.
Infográfico sobre qual a importância do estepe pneu para a segurança | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Saiba mais sobre veículos

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:


Por que o estepe do carro precisa estar em boas condições?

Para garantir a sua segurança e das outras pessoas do veículo, é fundamental que o estepe esteja em boas condições.

Um estepe desgastado, murcho ou danificado representa riscos, podendo não suportar o peso do carro, ocasionando acidentes, ou impedindo que você chegue a um local seguro para o reparo.

Além disso, usar um estepe em más condições pode danificar outros componentes do carro, como a suspensão e o sistema de freios. Isso pode gerar custos de reparo elevados e imprevistos.

Estepe careca ou vencido dá multa?

Muitos motoristas se preocupam com a data de validade do estepe, mas a verdade é que não há uma legislação específica que determine uma multa para estepes vencidos. Com isso, a preocupação maior deve estar voltada para o estado de conservação do pneu.

Isso porque a lei brasileira prevê multa para veículos que trafegarem com pneus em mau estado de conservação, incluindo o estepe, conforme diz o artigo 230 do CTB:

“Conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante”.

Nesse caso, o condutor flagrado estará cometendo uma infração de trânsito de natureza grave. Portanto, terá que pagar R$195,23, além de ter cinco pontos adicionados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Onde pagar multa por estepe careca?

Se você ainda não sabia das condições de uso do estepe e acabou sendo multado por circular com o pneu desgastado, não se preocupe, estamos aqui para te ajudar a resolver essa situação!

Aqui no DOK Despachante, você pode parcelar a multa por estepe careca e todos os outros débitos do veículo em até 12 vezes no cartão de crédito. Tudo isso pela internet, sem sair de casa, diretamente da tela do seu computador ou celular.

Posso usar estepe usado se estiver em boas condições?

Sim, é possível usar um estepe usado, desde que esteja em boas condições. Embora um pneu novo seja sempre a opção mais segura, um estepe usado pode ser utilizado em casos de emergência, desde que atenda a alguns critérios importantes:

  • Profundidade dos sulcos: a profundidade mínima dos sulcos deve ser de 1,6 milímetros, assim como nos pneus regulares;
  • Ausência de danos: verifique se o estepe não apresenta rachaduras, bolhas, furos ou deformações;
  • Idade do pneu: mesmo que o estepe não tenha sido utilizado, a borracha se degrada com o tempo. Especialistas recomendam a troca de pneus a cada cinco ou seis anos, mesmo que aparentam estar em bom estado.

Conclusão

Motorista, como você pôde perceber neste artigo, o estepe é um item de segurança essencial para qualquer veículo. Esse elemento garante a sua tranquilidade na estrada, minimizando os transtornos causados por um pneu furado ou danificado.

ipva 2024

Para garantir a sua segurança e das outras pessoas do veículo, é fundamental que o estepe esteja em boas condições. Um estepe desgastado, murcho ou danificado pode causar riscos e multa grave ao condutor. 

Por isso, é importante verificar regularmente o estado do seu estepe. Certifique-se de que ele esteja calibrado corretamente, sem danos e com a profundidade dos sulcos adequada, garantindo uma viagem segura.

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn

Tags: pneu reserva, quanto custa um estepe usado, calibragem pneu estepe fino


Perguntas frequentes sobre pneu estepe

É lei ter estepe?

Sim, a lei brasileira exige que os veículos tenham estepe, assim como os demais pneus, em boas condições.

Qual a diferença do estepe para o pneu?

O estepe é um pneu reserva, usado apenas em emergências. Em alguns casos, pode ser um pouco menor ou mais fino que os pneus regulares.

Quantos km posso rodar com o pneu estepe?

A distância máxima que você pode circular com um estepe temporário varia de acordo com o fabricante, mas geralmente é de 50 a 80 km.



Posts relacionados