Pneu sem ar: descubra o futuro das rodas

Por: Gregory Packs

Publicado em 04 de agosto de 2022 | Atualizado em 15 de fevereiro de 2024

Capa artigo pneu sem ar - DOK Despachante

Fala, Condutor! Os avanços da tecnologia estão cada vez mais surpreendentes e revolucionários, mas você já conseguiu imaginar pneu sem ar e que não fura?

Saiba que isso está muito próximo de acontecer! Quer descobrir tudo sobre o futuro das rodas? Leia este artigo até o final.

Como surgiu o pneu sem ar

Anunciado em 2019, os UPTIS (Unique Puncture-proof Tire System) “Sistema Exclusivo de pneus à prova de furos”, foram criados pela empresa francesa Michelin, em parceria com a General Motors.

Iniciado em 2017, o projeto do UPTIS (pneu sem ar), foi pensado com o objetivo de ser mais sustentável ao meio ambiente. Com isso, estima-se a diminuição do descarte de pneus por furos e a demanda por pneus estepe, além da garantia de mais tranquilidade ao dirigir, sem preocupação com buracos, desníveis, estradas etc. 

ipva 2024

Segundo pesquisa feita pela própria Michelin, cerca de 12% dos pneus são descartados por furos ou pela perda de pressão e 8% por conta de desgaste. Resultando em 200 milhões de pneus descartados por ano, o equivalente a 2 milhões de toneladas.

E outra pesquisa feita pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) mostra que, a cada 100 pneus descartados, 55 são levados de volta pelos donos para uso de estepe e os outros 45 são utilizados para combustível alternativo em fornos de cimento, gramas sintéticas, pisos de quadras e tapetes para carros.

Caso você esteja procurando um ponto de coleta perto da sua casa, a própria ANIP disponibiliza esses locais, acesse o site para conferir o mais próximo.

Veja como funciona o pneu sem ar 

Devido aos diversos fabricantes, cada pneu sem ar é fabricado de maneira diferente, mas seguem o mesmo padrão de composição: uma camada resistente e flexível de polímero termoplásticos.  

Feito de forma totalmente inovadora, o pneu sem ar é composto por borracha regular, ou seja, totalmente reciclável, composto por alumínio, fibras de vidro com plástico reforçado e bioplástico impressos em 3D.

Além disso, possui um design mais resistente e nunca visto antes no mercado de pneus, com a lateral toda aberta que possibilita a visão “interna”.

Pneu sem ar dura mais: mito ou verdade

Normalmente, a vida útil de um pneu tradicional varia entre 40 a 60 mil Km rodados, depende da fabricante. A recomendação da Michelin, por exemplo, é de que a troca seja feita a cada 10 anos. Contudo, pode acontecer imprevistos, como furos, rasgos e desgaste.

Já com o pneu sem ar, a preocupação com furos não existe. Em um experimento feito com os NPT (Non-Pneumatic Tire) “Pneu não pneumático”, da Goodyear, foram rodados aproximadamente 120 mil Km com um Tesla.

Sendo assim, ao que tudo indica, podemos considerar que o pneu sem ar vai durar mais.

Benefícios do pneu sem ar 

Como vimos, os pneus sem ar chegarão para revolucionar o mercado e claro, ser mais sustentável para o  meio ambiente. Mas além disso, o pneu sem ar possui diversos benefícios. Confira: 

  • Não fura;
  • Menos desperdício de pneus;
  • Sem riscos de explosões;
  • Não apresenta desgaste pela quantidade de ar incorreta;
  • Totalmente reciclável;
  • Não precisa de pneu reserva e/ou kit para reparos;
  • Não apresenta cortes ou rasgos destrutivos.

Desvantagens do pneu sem ar

Por mais que os pneus sem ar pareçam muito benéficos, eles apresentam algumas desvantagens que podem influenciar no momento da compra. Veja: 

  • Mais pesado que o pneu tradicional;
  • Pode chegar a um preço bem alto;
  • Maior dificuldade de rolamento;
  • Apresentam mais ruídos e vibrações;
  • Esquentam mais que os tradicionais;
  • Podem ter problemas de alinhamento.
Infográfico vantagens e desvantagens do pneu sem ar | DOK Despachante

Saiba mais sobre gasolina e licenciamento

Antes de conhecer as empresas que já estão com os pneus sem ar em fase de testes, separamos três artigos que podem te interessar, confira:


Quais empresas terão o pneu sem ar

Como uma grande aposta na modernidade, os pneus sem ar estão sendo desenvolvidos por diversas empresas. Por mais que a fabricação seja diferente, como dito anteriormente, a protótipo continua o mesmo. Veja algumas fabricantes e seus primeiros experimentos:

Pneu sem ar Michelin

Conforme citado no início, a Michelin em parceria com a General Motors, foi a grande pioneira do pneu sem ar. O projeto está em fase de testes e a previsão de chegada ao mercado é até 2024.

Imagem Pneu sem ar Michelin - DOK Despachante
UPTIS Michelin (Reprodução: Motor1Uol)

Pneu sem ar Bridgestone

Conhecida pelos pneus e por também patrocinar a Libertadores, a Bridgestone não quer ficar para trás e já está com o projeto de pneu sem ar em andamento. Com a última aparição em 2020, durante um evento internacional de veículos, a empresa mostrou que priorizou as bicicletas.

Imagem pneu sem ar para bicicleta bridgestone - DOK Despachante
UPTIS para bicicleta (Reprodução: Jornal Estadão)

Pneu sem ar Goodyear

É claro que uma das empresas mais famosas de pneus não poderia ficar de fora dessa. A Goodyear iniciou seus experimentos em 2017 e já colocou em prática em 2018 fazendo testes com um Tesla.

Imagem UPTIS Goodyear - DOK Despachante
Goodyear NPT (Reprodução: 54 psi)

Preço do pneu que não fura 

Em uma pesquisa feita pela Market Research Future, estima-se que o mercado dos pneus sem ar possa faturar U$63,6 milhões até 2027, com um aumento de 4% a partir de 2026. Entretanto, ainda não se sabe o valor exato que cada pneu custará.

A mesma pesquisa aponta que os principais países a adquirirem os UPTIS são: China, Índia, Estados Unidos e Canadá. Por enquanto, resta esperar até que a novidade chegue ao Brasil para descobrir o preço.

O que diz a lei brasileira sobre pneus

O CTB (Código Brasileiro de Trânsito) não tem nenhum artigo específico para pneus, contudo, o artigo 230 diz que, andar com o veículo em estado de má conservação, comprometendo a segurança de outras pessoas é passível de multa grave no valor de R$195,23 e apreensão do veículo, o que inclui andar com os pneus carecas

Sendo assim, caso você seja multado por esse ou qualquer outro motivo e não sabe onde pagar, saiba que o DOK Despachante oferece formas de pagamentos facilitadas e que cabem no seu bolso.

Ao ser direcionado para a nossa página, informe a placa do seu veículo e um endereço e-mail válido. Apenas com essas informações, será possível ver todos os débitos pendentes e escolher qual deseja quitar.

Além disso, no DOK você pode parcelar os débitos do seu veículo em até 12 vezes com até seis cartões diferentes.

Conclusão

Com certeza, o pneu sem ar é algo inovador e tudo indica que chegará ao mercado em 2024, para facilitar a vida de muitas pessoas. Além dos condutores não se preocuparem com os buracos e desníveis das pistas, esse tipo de pneu será uma escolha mais ecológica. 

Os benefícios são diversos, pois os pneus sem ar não furam, não explodem e são totalmente recicláveis, evitando assim o desperdício, visto que atualmente, são descartados cerca de 200 milhões de pneus por ano.

Entretanto, vale lembrar que eles também possuem algumas desvantagens, pois deixa o veículo mais pesado, aumenta a dificuldade de rolamento, esquenta mais que os tradicionais e podem chegar ao mercado com um valor elevado. 

Mas, enquanto eles ainda não estão disponíveis no Brasil, não esqueça de sempre verificar a situação do seu veículo. Vale lembrar que, pneus em má conservação estão sujeitos a multa grave de R$195,23 e cinco pontos na carteira de habilitação. 

Por fim, caso você seja multado por essa ou qualquer outra infração e não sabe onde pagar, entre no site do DOK e resolva a situação do seu veículo de forma totalmente online, diretamente do conforto da sua casa. 

Gostou deste artigo e quer conferir mais conteúdos sobre o mundo dos automóveis? Confira nosso blog e acesse nossas redes sociais: YouTube, LinkedIn, Facebook e Instagram.

TAGS: peneu sem ar / pneu sem camera de ar


Perguntas frequentes sobre pneu sem ar

Qual o nome do pneu que não fura?

O pneu que não fura foi anunciado pela Michelin como UPTIS (Unique Puncture-proof Tire System) e significa “Sistema Exclusivo de pneus à prova de furos”.

Já tem pneu sem ar no Brasil?

Ainda não tem uma data oficial para o lançamento dos pneus sem ar. Estima-se que estejam no mercado brasileiro até 2024.

Pneu sem ar e pneu sem câmara de ar são a mesma coisa?

Não, os pneus sem ar não possuem ar dentro deles, ou seja, não furam. Já os pneus sem câmaras de ar, são mais resistentes pela sua borracha e deixam a pressão mais adequada. Até podem ser mais resistentes que os pneus com câmara de ar, mas ainda sim, furam.



Posts relacionados