Tudo sobre o pneu de estepe e como usá-lo!

Por: Gregory Packs

Publicado em 14 de dezembro de 2023 | Atualizado em 21 de dezembro de 2023

Capa Artigo Saiba tudo sobre o pneu de estepe e como usá-lo! | DOK

Salve, Motorista! Nas horas de aperto, é o pneu de estepe que salva muitos motoristas. Desenvolvido como uma solução temporária para situações de necessidade, o item pode ser a resposta para quem precisa de um mecânico e fazer reparos para seguir sua viagem com segurança e tranquilidade.

Ainda assim, muitas pessoas não entendem como o estepe funciona e o que a lei diz sobre esse acessório tão importante. A seguir, você vai conferir um guia completo sobre esse tema, desde o que é o estepe até a sua calibragem e a visão dos órgãos de fiscalização acerca do seu uso.

Lembre-se de salvar este artigo para poder tirar qualquer dúvida quando for necessário. Isso pode fazer a diferença e evitar um acidente! Boa leitura!

O que é estepe?

O pneu de estepe, muitas vezes chamado de pneu sobressalente, é um acessório essencial para veículos automotores, uma vez que foi desenvolvido para ser usado temporariamente em situações emergenciais de trânsito, como pneus furados.

Mantenha seu veículo em dia!

Não se trata de um item permanente e, por isso, deve ser usado apenas para possibilitar que o motorista tenha acesso a um profissional que possa fazer a substituição adequada.

Por ter uma estrutura similar à parte mais externa de um pneu tradicional, o estepe pode servir como uma espécie de “capa” que permite ao carro rodar até um local seguro.

Existem diversos modelos nesta categoria, e é importante ressaltar que há um limite de velocidade, bem como distância para o uso deste produto, então fique de olho no seu velocímetro.

Geralmente, são projetados para caber no porta-malas de um automóvel sem prejudicar o espaço de armazenamento, estando sempre disponível para emergências.

Quais são os tipos de pneu de estepe?

Antes de optar por um modelo de pneu de estepe, você deve saber quais são os tipos disponíveis no mercado, entender a função de cada um e qual é a opção mais interessante para o seu caso. Aí estão eles:

  • Pneu compacto: este tipo é mais fino em comparação com os pneus normais e foi feito para economizar espaço. É uma alternativa muito popular devido ao seu custo-benefício e à conveniência de armazenamento.
  • Pneu estepe fino, ou donut (biscoito): trata-se de um pneu de estepe ainda mais fino que o compacto, apresentando uma forma muito parecida à de um biscoito. É uma ótima escolha para quem quer um produto compacto.

Estepe diferente dos pneus de rodagem, quantos km pode rodar?

A quilometragem indicada para um pneu de estepe é naturalmente mais curta do que a de um pneu de rodagem tradicional. Se for incompatível com o modelo do seu automóvel, isso é ainda mais preocupante.

Reforçamos que usar um pneu de estepe diferente do utilizado para rodagem é extremamente perigoso e não é indicado para qualquer motorista, mesmo em situações de emergência.

Caso algo aconteça, procure por ajuda ou ligue para um profissional de confiança. Ignorar esse cuidado pode gerar penalidades de trânsito e até mesmo causar acidentes.

Em veículos equipados com estepe diferente dos pneus de rodagem, podem surgir problemas técnicos sérios. Tudo isso também se aplica ao estepe de moto.

Andar com estepe dá multa?

O pneu de estepe de caminhão ou carro foi criado para proporcionar condições de locomoção até um local seguro em situações emergenciais. Portanto, seu uso é autorizado pelas entidades fiscalizadoras de trânsito brasileiras, tal como o DETRAN.

No entanto, o uso prolongado não é permitido e, se for identificada essa prática, é possível que penalidades sejam aplicadas. Além disso, há algo muito importante que você precisa saber sobre esse tema:

De acordo com a Resolução 14/1998 do Conselho Nacional de Trânsito, a presença de um pneu de estepe sobressalente é obrigatória em veículos, como carros e caminhões.

Além disso, esses pneus precisam estar em boas condições. Caso contrário, acontece uma situação de condução veicular sem equipamento obrigatório ou em estado ineficiente, o que gera uma multa grave. Essa infração inclui cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e uma cobrança no valor de R$195,23. 

É claro que isso pode mudar de uma região para outra, como é muito comum nas leis de trânsito. O mais indicado é fazer uma pesquisa sobre como a sua região lida com essa questão e se adequar para respeitar esses parâmetros.


Saiba mais curiosidades

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:


Como fazer calibragem estepe fino?

Para que a calibragem do pneu de estepe de veículo seja feita corretamente, é preciso executar esse procedimento com cuidado e atenção. De maneira geral, as regras podem mudar de um fabricante para outro, mas existem algumas orientações que podem ajudar:

  • Verifique o manual do proprietário e veja quais são as recomendações referentes à pressão de ar indicada. Lembre-se de conferir a quantidade de libras adequada para o pneu estepe fino em questão;
  • Na maior parte dos casos, a pressão requerida é inferior à dos pneus normais;
  • Tenha cuidado para não fugir das orientações do fabricante e respeitar a pressão de ar correta;
  • Depois de usar um pneu de estepe, mesmo que por pouco tempo, faça a substituição imediata, uma vez que não foi projetado para uso prolongado.
Infográfico sobre como fazer calibragem estepe fino | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

“Recebi uma multa andar sem estepe de carro: o que fazer?”

Se isso acontecer com você, não se preocupe. Existem muitas soluções para regularizar a sua Carteira Nacional de Habilitação em poucos passos. A primeira dica é consultar o site do DOK Despachante e conferir se há débitos em aberto para o seu veículo.

Se esse for o caso, você pode fazer o pagamento imediatamente. Para facilitar o processo, o Dok Despachante oferece parcelamento de multa em até 12 vezes, utilizando até seis cartões diferentes. Vale a pena conferir as condições e aproveitar para regularizar o seu veículo!

Conclusão

Como vimos, motorista, é essencial saber qual a calibragem adequada do pneu estepe. Ao seguir as orientações do fabricante e manter a pressão de ar correta, você garante um desempenho confiável desse item em situações de emergência.

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no InstagramFacebookYouTubeTikTok e LinkedIn.

Tags: estepe diferente dos pneus de rodagem quantos km, quantas libras vai no pneu estepe fino, estepe de carro


Perguntas frequentes sobre o pneu estepe

O que é o estepe do carro?

É um pneu temporário e obrigatório em carros. Ele é usado como reserva para situações de emergência, permitindo que o motorista se locomova até um local seguro.

É obrigatório o uso de estepe no carro?

Sim. De acordo com a Resolução 14/1998 do Conselho Nacional de Trânsito, é obrigatório ter um estepe no carro. Rodar com um carro sem estepe pode gerar multas.

Por que o pneu estepe é fino?

Para ser mais fácil de armazenar, além de proporcionar uma quilometragem estratégica para situações emergenciais.



Posts relacionados