Como funciona o velocímetro de um veículo?

Por: Matheus Packs

Publicado em 20 de dezembro de 2023 | Atualizado em 20 de dezembro de 2023

Capa Artigo Você sabe como funciona o velocímetro de um veículo | DOK

Salve, Motorista! Se existe um componente que não pode sair da vista do condutor, com certeza, é o velocímetro. Essencial para manter a segurança no trânsito e facilitar o controle de automóveis, esse elemento cumpre um papel importante na fiscalização das ruas.

No entanto, você sabe como o velocímetro funciona e qual é a sua assertividade na medição de velocidades? Considerando que uma leitura errada pode gerar um acidente grave, vale a pena entender tudo isso e conhecer quais são as novidades que estão chegando nesse mercado.

Lembre-se de salvar este artigo nos seus favoritos para consultá-lo sempre que necessário e tenha uma ótima leitura!

O que é velocímetro?

Como o nome e o uso comum indicam, o velocímetro mede a velocidade de deslocamento de um carro, caminhão, moto ou praticamente qualquer tipo de veículo motorizado.

ipva 2024

Geralmente, a peça utiliza como padrão os sistemas de quilômetros por hora (km/h) ou milhas por hora (mph), sendo adaptado para o formato aceito no país em questão.

Por ser um componente muito importante para que o motorista tenha controle da própria condução, o velocímetro está posicionado em um local de destaque no painel de controle.

A ideia é registrar com extrema assertividade e em tempo real o quão rápido um automóvel está se deslocando através do cabo de velocímetro. Isso é essencial para evitar acidentes, infrações de trânsito e até mesmo danos mecânicos. 

O velocímetro foi patenteado em 1888 pelo inventor croata Josip Belušić e revolucionou a maneira como as pessoas se deslocam, permitindo que possam usar carros para passear ou até mesmo aviões para viajar entre diferentes continentes.

Vetor sobre o que é velocímetro | DOK
Vetor elaborado por Bruna Florentino | DOK

Como funciona o velocímetro?

Os velocímetros originais funcionavam a partir de uma lógica muito simples. Basicamente, há uma medição da rotação de uma peça que se encontra dentro do sistema de transmissão de um veículo.

É comum encontrar modelos que contam com um cabo ligado à transmissão e que, por sua vez, está conectado a um conjunto de engrenagens. Foi descoberto que a rotação desse conjunto de engrenagens é proporcional à velocidade do veículo, e esse dado é simplesmente replicado no visor do velocímetro.

Mas, como você deve imaginar, tanto o velocímetro de carro quanto o velocímetro de moto evoluíram muito desde que foram criados.

Nas versões mais atuais, é possível encontrar sistemas eletrônicos avançados, bem como o uso de sensores magnéticos (conhecidos como sensores do velocímetro)  e de outros tipos para fazer a medição com extrema precisão.

Uma coisa é certa: independentemente da tecnologia usada, o velocímetro é importante para o condutor porque beneficia diariamente a rotina dos motoristas. Ah, e vale sempre lembrar: se você acha que o velocímetro parou de funcionar, não hesite em procurar um profissional imediatamente.


Saiba mais sobre curiosidades

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:


Qual é a importância do velocímetro?

Suponha que você esteja circulando em uma avenida movimentada, cujo limite de velocidade é 60 km/h. Por mais que você tenha muita experiência de condução, é impossível contar apenas com o instinto em trajetos como esse.

O velocímetro digital automotivo é uma forma de ter certeza de que está respeitando as leis de trânsito, mas está muito longe de se limitar a esse trabalho. esse item também pode incluir, por exemplo, um odômetro, que registra a distância total percorrida por um veículo desde que foi fabricado. 

E não é só isso: o velocímetro pode medir as rotações por minuto (RPM), mostrando dados exclusivos sobre o desempenho do motor.

Se você optar por uma versão mais moderna, pode encontrar alertas de velocidade excedida, conectividade GPS, iluminação variável para adaptação de leitura durante a noite, autoteste, indicador de eficiência do combustível e até mesmo como um elemento de design e personalização.

É possível diminuir quilometragem velocímetro digital?

Se você assistiu ao clássico dos anos 80, “Curtindo a Vida Adoidado”, deu boas risadas com os protagonistas tentando diminuir a quilometragem de um carro dando ré nele. Apesar da ficção brincar com isso, essa prática é, na verdade, extremamente perigosa e antiética. 

A quilometragem de um veículo é um dado importante para que ele possa ser revisado de maneira adequada, bem como permitir uma revenda justa. Hoje em dia, é possível encontrar tutoriais que supostamente ensinam a driblar os sistemas de velocímetro e alterá-los. 

No entanto, além de ser completamente inadequado, isso pode gerar um problema técnico no seu automóvel e causar acidentes. Ah, e vale ressaltar: para quem se pergunta se pneu maior altera o velocímetro, a resposta é não. Não há relação entre esses dois fatos.

Levei multa por excesso de velocidade: e agora?

Se você suspeita que levou uma multa por excesso de velocidade, não se preocupe. Há um jeito muito prático de conferir e regularizar a documentação do seu veículo. No site do DOK Despachante você pode realizar consultas totalmente gratuitas, utilizando apenas o número da placa do veículo e um e-mail válido. 

Se confirmar que há alguma irregularidade, motorista, já pode aproveitar para quitá-la na mesma hora e aproveitar o parcelamento de multas e outros débitos veiculares em até 12 vezes!

Assim, você regulariza a situação do veículo e pode voltar a usar o seu velocímetro com a certeza de que está seguro e seguindo a legislação de trânsito!

Vetor sobre levar multa por excesso de velocidade | DOK
Vetor elaborado por Bruna Florentino | DOK

Conclusão

Motorista, como vimos neste artigo, o velocímetro é um importante para a segurança no trânsito e para a integridade dos veículos.

ipva 2024

Ao longo do tempo, esse item ganhou novos modelos, até mesmo com sistemas eletrônicos. Isso reflete a constante busca por melhorias na experiência dos motoristas e no monitoramento do desempenho dos veículos. 

Além de sua função principal de medir a velocidade, o velocímetro proporciona muitas informações valiosas aos motoristas, desde alertas de velocidade excedida até dados sobre eficiência de combustível, demonstrando como a tecnologia pode contribuir para uma condução mais consciente e eficiente. 

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no InstagramFacebookYouTubeTikTok e LinkedIn

Tags: cabo de velocimetro, velocimetro carro, velocimetro moto, sensor do velocimetro


Perguntas frequentes sobre velocímetro

Qual é a função do velocímetro?

O principal objetivo de um velocímetro é exibir a velocidade de deslocamento de um veículo em quilômetros por hora (km/h) ou milhas por hora (mph).

Como entender o velocímetro do carro?

Esse componente materializa a velocidade do veículo em uma escala numérica que pode ser exibida em um ponteiro ou por meio de um leitor digital.

Como saber se o velocímetro do carro foi alterado?

Uma boa dica é comparar a leitura do odômetro com os registros de manutenção. Se identificar inconsistências, é possível que o velocímetro tenha sido alterado.



Posts relacionados