Como usar a cadeirinha de bebê?

Por: Nayara Palmieri

Publicado em 19 de março de 2021 | Atualizado em 21 de maio de 2021

cadeirinha de bebe dok despachante capa blog

Estudos da ONG Criança Segura apontam que o uso da cadeirinha de bebê e infantil reduz em até 71% o risco de morte de crianças no trânsito. De acordo com a Resolução nº 277 de 28 de maio de 2008 do Contran, crianças de até 10 anos de idade devem sempre ser transportadas no banco traseiro e usando cinto de segurança.

Em setembro de 2020 foi aprovado o Projeto de Lei 3267/19 que altera algumas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dentro destas mudanças, está a Lei da Cadeirinha que passou por algumas modificações.

Essas mudanças começam a valer em abril de 2021. Originalmente, a proposta amenizava a multa por descumprir a regra, porém os senadores foram contrários a essa medida e resgataram a condição de “gravíssima” da infração.

Existem vários tipos de cadeirinha e o modo correto de fixá-las no veículo. O modelo de cadeirinha varia de acordo com a idade do bebê e da criança. Com este artigo mostraremos como é a lei nos dias atuais e como fica com a mudança, quais os tipos de cadeirinha e a multa para quem descumprir essa regra. Continue a leitura e confira!

cadeirinha de bebe dok despachante infográfico

Lei da cadeirinha de bebê para automóvel

Atualmente, a Lei da Cadeirinha exige apenas que crianças de até 10 anos sejam transportada somente no banco traseiro do veículo, fazendo uso do cinto de segurança de três pontos. A lei exige que bebês sejam transportados em bebês confortos e crianças até 7 anos e meio façam uso de cadeirinhas ou assentos de elevação, dependendo da idade.

Foto de um rapaz segurando um documento DOK Despachante

Consultar multas

Quite suas dívidas
em até 12x

Nova lei da cadeirinha

A partir de abril de 2021, as regras para o transporte de crianças e bebês serão diferentes. Agora, além da idade, a altura e peso também interferem em que tipo de dispositivo de retenção a criança deve usar.

Se a criança tiver 10 anos completos mas não tiver atingido 1,45 metros de altura, deverá fazer uso do assento elevado e do cinto de segurança de três pontos, além de só poder circular no banco traseiro do veículo.

Continue lendo o texto para ver qual o modelo ideal de cadeirinha para cada idade!

Cadeirinha de bebê para carro

A cadeirinha para bebês serem transportados no veículo é o bebê conforto, que deve ser usado por bebês de 0 a 12 meses, ou até atingirem o peso recomendado pelos fabricantes do produto, que normalmente é de 13kg.

O bebê conforto tem um formato de concha, o que da suporte para todo o corpo do bebê. Quanto a altura, a cabeça do bebê não pode ficar de fora do encosto do dispositivo de retenção, quando isso acontecer deve-se trocar o bebê conforto por uma cadeirinha de transporte.

multas

Tipos de cadeirinha

Como falado anteriormente neste mesmo texto, há diversos tipos de cadeirinhas e assentos de elevação para transportar crianças. O primeiro dispositivo de retenção usado deve ser o bebê conforto e o último é o assento de elevação.

Além da idade, vimos também que o peso ajuda a determinar qual o dispositivo adequado para cada crianças. No tópico a seguir detalharemos quais as cadeirinhas que devem ser usadas, qual o peso ideal para cada uma delas e como usá-las do modo correto.

cadeirinha de bebê dok despachante

Tipo de cadeirinha por idade

Bebês de 0 a 12 meses, ou até pesarem 13kg, devem ser transportadas no veículo no bebê conforto, virado de costas para os bancos dianteiros e instalada no banco traseiro do meio. Assim, a chance de lesões na cabeça e pescoço durante um acidente de trânsito são menores.

Crianças de 1 a 4 anos, ou de 9kg a 18kg, devem fazer uso da cadeirinha, instalada de frente para os bancos dianteiros. Essa cadeirinha deve ser fixada usando o cinto de segurança do banco traseiro, além de possuir o próprio cinto. O cinto dessa cadeirinha varia de acordo com o tamanho da criança, podendo passar pelos dois ombros e entre as pernas, ou sendo de três pontos, como o cinto do veículo.

De 4 anos a 7 anos e meio ou até completar 1,45 metros de altura, pesando aproximadamente 18kg a 36kg, devem usar o assento elevado. Esse acento é colocado sob o banco traseiro e a criança deve usar o cinto de segurança de três pontos.

Crianças com mais de 1,45m com menos de 10 anos devem continuar sendo transportadas apenas no banco traseiro. O banco dianteiro de passageiro só é liberado após a criança completar 10 anos e ter a altura estipulada pela lei.

Multa sem cadeirinha

Circular com uma criança fora da cadeirinha é uma irresponsabilidade que pode ocasionar acidentes letais. Além disso, o condutor que for pego com um bebê ou criança no carro sem seguir as leis de trânsito será autuado por cometer uma infração de natureza gravíssima.

O condutor terá de pagar uma multa no valor de R$ 293,47 além de levar 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e terá de arcar com a medida administrativa de ter o veículo retido até a regularização da situação, de acordo com o Art. 168 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Procurando mais sobre multas de trânsito?

Para saber mais sobre multas de trânsito, leia os artigos abaixo!



Perguntas Frequentes

Qual a multa sem cadeirinha?
A multa por transportar criança fora da cadeirinha adequada é considerada de natureza gravíssima, no valor de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.
Cadeirinha de carros para bebê
Desde seu nascimento, até completar 10 anos, ou 1 metro e 45 centímetros de altura, o bebê e criança devem ser transportados em cadeiras e assentos específicos para sua idade e peso. O bebê deve ser transportado no bebê conforto.
Tipos de cadeirinha
Bebês de 0 a 12 meses devem ser transportados no bebê conforto, crianças de 1 a 4 anos, na cadeirinha, de 4 anos a 7 anos e meio, ou até atingir 1,45 metros de altura precisam ser transportados no assento elevado com o cinto de segurança de três pontos.
Posts relacionados
ciclomotor Dok Despachante capa
Tudo sobre ciclomotor

Existe um debate entre os apaixonados pelos veículos de duas rodas sobre ciclomotor ser ou não considerado motocicleta. A verdade […]

Leia mais…