Como pagar multa vencida

Por: Nayara Palmieri

Publicado em 01 de fevereiro de 2021 | Atualizado em 26 de janeiro de 2022

como pagar multa vencida dok despachante capa

Apesar de ser uma dor de cabeça que todos condutores tentem evitar, é comum cometer alguma infração e receber uma multa, e por vezes, essa multa acaba vencendo e muitos não sabem como pagar multa vencida.

Neste artigo falaremos de todas as formas e locais possíveis para efetuar o pagamento. Mas vale lembrar que recorrer a multa de trânsito é direito de todo cidadão brasileiro, independente da natureza da multa.

Quando uma infração é cometida o infrator é notificado duas vezes; a primeira notificação é o auto da infração, que indica ao condutor que uma infração foi cometida.

A segunda é a multa em si, que vem com os dados da infração, valor a ser pago e mais detalhes.

como pagar multa vencida dok despachante calculando

Como pagar multa de trânsito vencida? É possível?

É possível pagar multa de trânsito vencida, porém além de perder o desconto de 20% que teria ao pagar até a data de vencimento, ou de 40% se optar por efetuar o pagamento através do aplicativo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), o condutor pagará juros.

Para saber mais sobre os juros de multa vencida, continue lendo este artigo!

Foto de um rapaz segurando um documento DOK Despachante

Consultar multas

Quite suas dívidas
em até 12x

Para pagar a multa vencida, será necessário imprimir a segunda via do boleto, disponível no portal on-line do Detran do estado em que o veículo foi registrado.

Quanto mais tempo demorar para quitar a multa, maior será o valor cobrado, por isso é importante sempre fazer uma consulta da situação do veículo.

Aqui no DOK Despachante é possível fazer a consulta com praticidade, sem sair de casa, e o melhor, de graça! Basta preencher nosso formulário de consulta com a placa do veículo, ou número do Renavam, e um e-mail.

Como pagar multa de trânsito vencida SP

Como explicado acima, para pagar uma multa vencida é necessário imprimir uma nova via do boleto. Essa nova via será com o valor atualizado, com os juros já calculados.

Após o novo boleto ser emitido, o processo para o pagamento é o mesmo de quando a multa não está vencida, porém sem a possibilidade de desconto.

Onde pagar multa de trânsito vencida

Multas de trânsito podem ser pagas pela internet, usando o internet banking de bancos credenciados, pelo aplicativo SNE, caixas eletrônicos, agências bancárias, lotéricas e despachantes credenciados.

Como pagar multa de trânsito pela internet

As multas de trânsito podem ser pagas pela internet através dos portais on-line dos bancos credenciados e pelos portais de despachantes on-line que oferecem esse serviço.

No tópico abaixo é possível conferir como é o pagamento de multas pelo DOK Despachante.

Como pagar multas vencidas no DOK Despachante?

No DOK Despachante é possível pagar multas, impostos e outros débitos parceladamente em até 12 vezes, usando até 6 diferentes cartões de crédito. Também existe a possibilidade de pagar uma parte do valor à vista, no boleto, e parcelar o restante.

Esse procedimento pode ser feito on-line, pelo nosso site, ou presencialmente, no nosso escritório localizado em Sorocaba, interior de São Paulo.

Posso pagar multa de trânsito na lotérica?

Com o boleto da multa em mãos é possível pagar em lotérica, pois as vias das multas contam com código de barras.

É importante ressaltar que as lotéricas só aceitam as multas até sua data de vencimento, portanto, se a multa estiver vencida, é preciso emitir um novo boleto com o valor e data atualizados.

Qual o valor dos juros para multas vencidas?

De acordo com o Art. 284 do Código de Trânsito Brasileiro, em seu inciso 4, “a multa não paga até o vencimento será acrescida de juros de mora equivalentes à taxa Selic para títulos federais acumulada mensalmente, calculados a partir do mês subsequente ao da consolidação até o mês anterior ao do pagamento, e de 1% relativamente ao mês em que o pagamento estiver sendo efetuado”.

É possível ter desconto em multas vencidas?

Não é possível pagar multa com desconto após a data de vencimento. O desconto só é possível se o pagamento for efetuado antes da data de vencimento.

Quem optar por realizar o pagamento através do aplicativo do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), disponível para sistema Android e iOS, recebe 40% de desconto, pagando antes do vencimento.

Esse desconto só vale também se o condutor não recorrer a multa. Em caso de recurso, o desconto passa a ser de 20%.

Posso recorrer a multas vencidas?

Há três maneiras de recorrer a uma multa, sendo elas através da defesa prévia, recurso de 1ª instância (JARI) e recurso de 2ª instância.

Perder o prazo da defesa prévia não interfere no processo de recorrer de multa, o prazo que não pode deixar vencer é o do recurso de 1ª instância, pois só é possível recorrer em 2ª instância se o processo de recurso for negado em 1ª.

Se o recurso não for enviado até o prazo estipulado, o órgão de trânsito entende que o infrator não deseja recorrer.

Segundo o Contran, o recurso não pode ser aceito se:

  • Não for comprovada a legitimidade;
  • For apresentado fora do prazo legal;
  • Não houver a assinatura do recorrente ou seu representante legal;
  • Não houver o pedido, ou este for incompatível com a situação fática.

Ao perder esses prazos, só é possível recorrer na esfera jurídica, ou seja, será necessário um advogado.

Procurando outros conteúdos sobre multas?

multas dok despachante

Clique nos links abaixo e acabe com todas suas dúvidas sobre multas.



Posts relacionados