Dívida ativa: saiba como consultar os débitos do veículo

Por: Gregory Packs

Publicado em 02 de março de 2017 | Atualizado em 10 de setembro de 2020

Dívida ativa

Muitas dúvidas acabam surgindo referente a burocracia que envolve veículos e muitas pessoas nem sabem como recorrer. A dívida ativa é um débito que muitos condutores esquecem até mesmo de verificar ao comprar um veículo, o que acaba complicando na hora de fazer a documentação.

A dívida ativa ocorre quando um contribuinte deixa de pagar o IPVA do veículo. Posteriormente esse débito é administrado pela procuradoria geral do estado e ainda é possível até ter ocorrência de processo extrajudicial. Além disso há um aumento gradual da dívida chegando em até 100%.

Por isso é muito importante que os contribuintes estejam cientes de seus débitos e procurem maneiras de fazer um acordo e acertar de forma amigável.

Como saber se o veículo está com dívida ativa?

É comum não saber se há dívidas dos seu veículo. Muitos possuem dúvidas referente a maneira de consultar autuação de multa, IPVA, licenciamento e outros débitos. Vamos ensinar como consultar os débitos da dívida ativa. Para saber se o veículo possui dívida ativa basta seguir os seguintes passos:

  • Tenha em mãos os documentos do veículo;
  • Acesse o site da Procuradoria geral do seu estado;
  • Selecione a página da dívida ativa;
  • Escolha Renavam e coloque o código;
  • Coloque o código de confirmação e clique pesquisar;
  • Em seguida aparecerão os débitos do veículo se houver algum;

Para fazer os pagamentos é preciso selecionar os débitos que deseja pagar e seguir os procedimentos, será gerado uma guia de pagamento que deverá ser paga dentro do prazo nas redes credenciadas.

Parcelamento de Débitos

Muitas pessoas alegam a falta de pagamento por se tratar de valores estão acrescidos de juros e acabam estando acima de seus orçamentos, mas o que muitas pessoas devem estar atentas é que o estado abre todos os anos o PPD (Programa de Parcelamento de Débitos) o que inclui a possibilidade de parcelar sua dívida ativa para pagamento.

Esse programa fica disponível no site da secretaria da fazenda do seu estado, esses programas tem um prazo de inscrições que pode ser diferente em cada secretaria.

Acesse o site para aderir ao programa e esclarecer dúvidas referente a data de inscrição, lembrando que o PPD é uma oportunidade de parcelar os débitos de dívida ativa para quita-los e poder regularizar o IPVA do seu veículo.

IPVA atrasado? Parcele em até 12 vezes com 6 cartões diferentes.

Posts relacionados
Primeiro emplacamento
Placas Mercosul

As placas Mercosul são o novo modelo do emplacamento de veículos no país. Embora também sejam utilizadas na Argentina, no […]

Leia mais…