Dirigindo à noite: confira normas de segurança e dicas

Por: Redator DOK

Publicado em 26 de setembro de 2022 | Atualizado em 07 de março de 2024

Capa do artigo dirigindo à noite | DOK Despachante

Salve, Motorista! Dirigir à noite te causa preocupações?

Se sim, fica comigo que nesse artigo vou te passar as dicas para uma direção mais segura durante o período noturno.

Além disso, fique ligado que até o final do artigo, falarei sobre a multa por direção com farol apagado e sobre uma tecnologia que pode te ajudar a dirigir à noite, os óculos com lente amarela.

Qual a diferença de dirigir à noite?

Muitas pessoas saem de casa pela manhã, passam o dia trabalhando e voltam para casa à noite.

ipva 2024

Entretanto, mesmo sendo uma prática comum, as condições adversas – físicas e mentais – dos motoristas, costumam acontecer com maior frequência e intensidade neste mesmo período (noite), tornando o trânsito menos seguro.

São exemplos de condições adversas físicas dos motoristas:

  • Sono;
  • Fadiga;
  • Stress;
  • Cansaço.

Já as condições adversas mentais se manifestam como:

  • Preocupações;
  • Aborrecimentos;
  • Pressa;
  • Impaciência;
  • Distração.

Isso acontece porque durante à noite, estamos mais cansados e dispersos devido aos eventos que lidamos no decorrer do dia, tal que muitas vezes isso se traduz num trânsito precário e descuidado que favorece a ocorrência de acidentes.

Segundo dados da ARTESP (Agência de Trânsito do Estado de São Paulo), o intervalo das 16h às 20h é o horário com maior ocorrência de acidentes de trânsito. Portanto, tenha cuidado se estiver passando por SP!

E não por acaso, esse intervalo coincide com o horário de rush noturno do trânsito da capital paulista (que acontece às 18 horas, de acordo com o jornal Folha de S.Paulo).

Dirigindo à noite: quais medidas de segurança tomar?

Como sabemos, dirigir à noite propõe desafios que não existem durante o dia e que exigem maior atenção e cuidado do motorista.

Por esse motivo, algumas medidas de segurança devem ser adotadas por todos os motoristas, a fim de evitar acidentes.

Uma delas é a prevenção, já que ao saber que você vai dirigir à noite, é aconselhável checar a integridade de alguns mecanismos do veículo, como:

  • Faróis;
  • Luzes de freio;
  • Sistema de freios.

Tudo isso é possível identificar por meio das luzes do painel.

Além disso, é importante saber qual o limite máximo e mínimo de cada via de trânsito, assim como sua respectiva distância de sinalização em casos de acidente.

Veja abaixo, qual é o procedimento de sinalização de locais de acidente comparando dia e noite, assim como as velocidades máximas e mínimas de cada via.

Tabela de distância de sinalização em caso de acidente para cada via de trânsito | DOK Despachante

Lembre que esta regra serve apenas para percursos retos, então se o acidente acontecer em uma curva, ou se no meio da contagem de metros/passos largos você se deparar com uma, pare a contagem e comece a contar novamente quando chegar em outro trecho reto.

Pensando nisso, lembre-se sempre que a ordem de coisas a se fazer caso você se envolva num acidente de trânsito é:

  1. Fazer a devida sinalização sempre para trás do acidente;
  2. Acionar o socorro;
  3. Realizar os primeiros socorros necessários.

Continue lendo este artigo para entender quais são os desafios e as medidas de segurança que devem ser tomadas ao dirigir à noite em vias rurais e urbanas.

Dirigindo à noite na estrada 

As estradas são vias rurais não pavimentadas e por isso merecem atenção especial mesmo durante o dia.

Nesses tipos de vias, principalmente à noite, é comum que motoristas encontrem desafios como:

  • Pouca iluminação;
  • Via irregular;
  • Falta de sinalização;
  • Pontes de estrutura duvidosa;
  • Alta frequência de áreas com lama.

Por isso, redobre a atenção e evite comportamentos que aumentam o risco de acidente, como ultrapassagens desnecessárias e o uso de aparelhos eletrônicos.

Além disso, se você é caminhoneiro, lembre-se que o descanso a cada seis horas de rodagem é obrigatório, saiba mais sobre a lei em nosso artigo.

Dirigindo à noite na cidade 

Apesar de serem supostamente melhores para dirigir do que as vias rurais, as vias urbanas também apresentam seus desafios, dentre eles, podemos citar:

Diferente das estradas, aqui a chave principal é a paciência, visto que as vias urbanas são irregulares e possuem uma presença mais intensa de pedestres, ciclistas e faróis, o que pode dificultar a circulação plena e contínua, além de demandar mais atenção por parte do condutor

Dirigir na chuva exige cuidado extra

Você provavelmente deve se lembrar de alguém falando do perrengue que é dirigir na chuva, e ainda mais de noite.

Contudo, mesmo com esses medos, é possível manter uma condução segura e atenta em pistas molhadas.

O que dificulta o trajeto do carro na chuva é o acúmulo de água da pista, o que pode fazer o pneu do carro deslizar e causar o que chamam de aquaplanagem.

Portanto, o que pode dificultar essa situação é o estado de conservação dos pneus. Caso eles estejam mais gastos, com os sulcos danificados (canais presentes nos pneus para escoar a água), é natural que o carro não consiga manter aderência à pista.

Desse modo, sempre que necessário calibre e faça manutenção dos pneus. Criar o hábito de verificar sua condição, pode evitar acidentes ao dirigir na chuva. Além do mais, sabia que pneus carecas são cabíveis de multas? Saiba mais no artigo citado.

Infográfico das condições adversas dos motoristas | DOK Despachante

Dicas para dirigir bem à noite

Você fica preocupado em como dirigir melhor à noite? Para te ajudar a ter mais segurança nessas horas, confira as dicas que preparei para você:

1 – Aumente a distância entre os veículos

Se distanciar dos outros veículos da via é uma sábia escolha para evitar acidentes, visto que o escuro limita a nossa visão.

Portanto, aumente a distância de segurança entre você e o veículo da frente para ter tempo de reagir em momentos de frenagem, parada e/ou acidente.

2 – Reduza a velocidade

Diminuir a velocidade é outro bom sinal que você está praticando a direção defensiva preventiva. Isso quer dizer que você escolheu preservar a sua vida e a de todos que estão à sua volta, por meio da razão e dos conhecimentos teóricos e práticos que aprendeu no Centro de Formação de Condutores (CFC).

3 – Ligue a lanterna

De acordo com o Art.40 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista deve manter a lanterna do carro ligada em luz baixa: 

  • No período do dia: em túneis e sob chuva, neblina ou cerração;
  • À noite: o tempo inteiro.

A luz alta só deve ser utilizada em vias não iluminadas com a intenção de:

  • Indicar ultrapassagem do veículo à frente;
  • Advertir a existência de risco à segurança para os veículos que circulam no sentido contrário.

4 – Perspectiva e proporção

Ao contrário do que acontece durante o dia, no período noturno, temos dificuldade de dimensionar o espaço à nossa volta.

Isso acontece devido à falta de luz que diminui a percepção de profundidade e a alta velocidade (principalmente nas rodovias) que desregula nossa referência.

Pensando nisso, ao pôr em prática as outras 3 dicas que mencionei, este deve ser um desafio mais fácil de lidar.

Até porque, aumentar a distância, reduzir a velocidade e ligar a lanterna contribui positivamente para aumentar a noção espacial e tempo ao motorista, para frear o veículo em casos de eventualidades indesejadas.

5 – Avalie seu cansaço

Sono e cansaço não são indicados durante a direção, considerando isso, lembre-se de descansar antes do trajeto. E se o caminho for longo, faça paradas para repor a energia.

Estar consciente do seu cansaço físico e mental e fazer algo em relação a ele, ajuda a tornar o trânsito mais seguro, seja ele diurno ou noturno.


Saiba mais sobre dicas de segurança no trânsito

Uma boa e segura conduta de trânsito afeta positivamente na diminuição do número e gravidade dos acidentes, por isso, confira outros artigos do DOK que falam sobre segurança no trânsito:


Óculos para dirigir à noite 

Os óculos night drive – direção noturna, do inglês – também conhecidos como óculos de lente âmbar, possuem uma lente amarelada e são indicados para motoristas que vão dirigir à noite.

Sua função é estimular as células sensíveis à luz presentes na retina do olho. Dentre elas, existem os ‘cones’ que são responsáveis pela visão das cores e detalhes, e os ‘bastonetes’ que são as células que adaptam à visão em condições com pouca presença de luz.

Óculos para dirigir à noite funciona mesmo?

O olho humano, de certa forma, já é capaz de se adaptar em diferentes ambientes e iluminações, principalmente, devido às células bastonetes, mas isso tem um limite.

O que os óculos para dirigir à noite fazem é estimular os bastonetes de forma constante e gradual, para que em momentos de mais escuridão, a visão do condutor esteja mais adaptada.

Além disso, as lentes para dirigir à noite preparam os olhos para momentos de forte luminosidade, como faróis, por exemplo. Seja no contra fluxo ou mesmo na sua pista, a interferência luminosa é menor.

Existem diversos modelos com lentes âmbar disponíveis no mercado, mesmo que você use um óculos com grau.

A dica que eu passo é que você opte por modelos com visor alongado para que seu óculos de grau caiba dentro do night drive, ou que compre modelos ‘multi lente’, que possuem armação única e permitem o encaixe de lentes diferentes por meio de ímãs.

Confira abaixo os modelos comentados:

Óculos night drive com visor alongado para dirigir à noite | DOK Despachante
Óculos night drive com visor alongado para dirigir à noite (Reprodução: Mercado Livre)
Óculos com lentes por imã, para dirigir melhor à noite | DOK Despachante
Óculos com lentes por imã, para dirigir melhor à noite (Reprodução: Mercado Livre)

Multa por dirigir com farol apagado à noite

Conforme citado acima, uma das principais recomendações para dirigir à noite é manter o farol ligado para conseguir enxergar e ser identificado nas vias.

De acordo com o Art. 250 do CTB, não manter a luz baixa acesa durante a noite quando o veículo estiver em movimento, compreende infração de trânsito de natureza média, com penalidade – multa – no valor de R$130,16, além de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Parcele a Multa de farol apagado em até 12x

É fato que pagar multas com os órgãos autuadores nem sempre é tarefa fácil, devido à burocracia e as longas filas de atendimento. Por isso, se você está precisando pagar multa, mas a grana tá curta, nós temos a solução para você.

Além da ferramenta gratuita de consulta de multas, na qual você pode entender melhor do que se trata a multa recebida, com informações sobre:

  • O respectivo artigo do CTB, na qual a multa se enquadra;
  • Descrição;
  • Pontuação na CNH;
  • Penalidade;
  • Valor da multa a ser paga.

O DOK Despachante facilita esse pagamento em até 12x no cartão de crédito com até 6 cartões ao mesmo tempo. Visite nosso site e saiba mais sobre esse e demais serviços agora mesmo.

Conclusão

Como você pôde ver, dirigir à noite não é tarefa fácil, existem uma série de desafios associados que dificultam essa tarefa que aparenta ser trivial. Desde o próprio escuro e integridade do veículo, às condições adversas do motorista.

ipva 2024

Além disso, não basta que apenas você monitore seu comportamento e atitudes no trânsito. Entretanto, ao falar sobre segurança no trânsito e manter uma condução apropriada, a probabilidade de que outros motoristas também se sensibilizem e repensem suas atitudes – não só no momento da direção, mas previamente na prevenção – é bem maior.

Dessa forma, se é uma maior proteção que você quer proporcionar a si mesmo, sua família e amigos, além dos demais motoristas, atente-se às dicas compartilhadas neste artigo sempre que for dirigir à noite.

Se mesmo assim, acha que apenas seguir as dicas não vai te proteger suficientemente, entre na nossa página de seguro de veículo e veja como fazer a cobertura de seguro auto que melhor se encaixa no seu perfil.

TAGS: oculos para dirigir a noite preço/ painel dirigindo a noite/ como dirigir a noite com segurança/ cuidado ao dirigir a noite


Perguntas frequentes sobre dirigir à noite

É perigoso dirigir à noite?

O que torna dirigir à noite perigoso é a ausência de referencial que perdemos nos ambientes escuros, além do cansaço que temos por lidar com as ocorrências do dia todo.

Qual o melhor horário para dirigir?

Antes do horário de rush matinal (7h30), e antes do horário de rush noturno (18h), são os horários mais tranquilos para dirigir, visto que nesses períodos o dia de trabalho/escola ainda está para começar ou ainda não terminou.

Como dirigir à noite sem medo?

Parece clichê, mas quanto mais se pratica, mais confiança você garante ao dirigir. O que pode ajudar considerando o período noturno é o aumento da distância com o veículo da frente, a redução da velocidade e praticar a direção defensiva preventiva.



Posts relacionados