Rotas turísticas RN: dicas e melhores lugares para visitar

Por: Gregory Packs

Publicado em 23 de fevereiro de 2024 | Atualizado em 01 de março de 2024

Capa Artigo Rotas turísticas RN dicas e melhores lugares para visitar | DOK

Salve, Motorista! Está pensando em visitar o Rio Grande do Norte (RN), mas não sabe por onde começar a viagem? Então, que tal conhecer as rotas turísticas do estado?

Neste artigo, você encontrará mapas, informações valiosas e dicas importantes para planejar sua viagem. Boa viagem e boa leitura!

O que é rota turística RN?

As rotas turísticas RN são caminhos pré-definidos que guiam os visitantes pelas principais atrações do Rio Grande do Norte. Essas rotas facilitam o planejamento da viagem, otimizando tempo e recursos, e proporcionando experiências únicas.

Diferenças entre rota e roteiro

Enquanto uma rota turística oferece um caminho destacado pelos seus atrativos, um roteiro é um plano detalhado da viagem, incluindo atividades e locais específicos a serem visitados. Sendo assim:

ipva 2024
  • Rota: caminho pré-definido com pontos de interesse e informações básicas;
  • Roteiro: plano detalhado com o dia a dia da viagem, incluindo hospedagem, transporte, atividades e custos.

Principais rotas turísticas e mapas RN

O Rio Grande do Norte oferece diversas rotas turísticas para que você possa se aventurar, seja sozinho ou acompanhado, que possuem praias, belas paisagens e cidades históricas. Confira a seguir alguns dos percursos mais interessantes do estado.

Rota turística de Caicó RN

Capital do Seridó, Caicó te leva para uma viagem no tempo com suas ruas de paralelepípedo, casas coloniais e monumentos históricos como a Catedral de Sant’Ana, a Igreja do Rosário e o Museu do Seridó.

Mas Caicó não é só história! A cidade também oferece paisagens naturais de tirar o fôlego, como o Parque Nacional da Serra da Confusão, com seus mirantes, cachoeiras e trilhas. E para quem gosta de aventura, não pode perder a Serra Negra do Norte, com paredões rochosos e atividades de ecoturismo.

E não se esqueça da culinária! Caicó é famosa por seus pratos típicos como a carne de sol com pirão de queijo, o cuscuz com carne de charque e o queijo coalho assado.

Onde visitar?

  • Visite a Catedral de Sant’Ana: uma das mais belas do estado, com arquitetura gótica e pinturas impressionantes;
  • Conheça o Museu do Seridó: descubra a história da região e admire peças indígenas, arte sacra e mobiliário antigo;
  • Faça uma trilha na Serra da Confusão: desfrute de vistas deslumbrantes e explore a natureza exuberante do parque;
  • Experimente a culinária local: saboreie os pratos típicos de Caicó em um dos restaurantes da cidade.

Rota turística de Natal RN

Sonha com férias inesquecíveis em um lugar paradisíaco? Então Natal, a capital do Rio Grande do Norte, é o destino perfeito para você, com praias de águas cristalinas, dunas douradas e clima tropical.

Ao percorrer essa rota, os viajantes têm a oportunidade de visitar diversos lugares, como a Praia de Ponta Negra, famosa por suas areias douradas e o Morro do Careca, um cartão-postal da região.

Além disso, você também poderá conhecer a vida marinha por meio do aquário de Natal, onde é possível observar tubarões e outros animais de perto.

Rota turística do sertão RN

O Sertão do Rio Grande do Norte, uma região árida, que contém paisagens únicas, tornando-se um destino imperdível para quem busca conhecer as riquezas do interior potiguar.

Por meio desta viagem, você poderá explorar as salinas de Mossoró, as maiores da América Latina, onde é possível apreciar a beleza da paisagem completamente branca, formada por sal marinho.

Se quiser conhecer um pouco mais sobre a história do sertão, em especial, de Mossoró, recomendamos a visita ao museu da cidade, onde você entenderá mais sobre as origens do lugar, desde os povos indígenas até a época do cangaço.

E não para por aí! Você ainda poderá aproveitar o passeio para conhecer a Chapada do Apodi. Localizada na divisa do Rio Grande do Norte e do Ceará, o local conta com os paredões rochosos, cachoeiras e grutas dessa região montanhosa.

Rota Turística Santa Cruz RN

A Rota Turística Santa Cruz, localizada no coração do Rio Grande do Norte, é a escolha ideal para quem deseja aproveitar as praias paradisíacas e as dunas douradas. Ao escolher essa rota, ainda será possível conhecer a rica herança histórica da cidade.

Além disso, Santa Cruz também é reconhecida por conta do turismo religioso, pois abriga uma linda estátua de Santa Rita de Cássia, com mais de 50 metros de altura, localizada nas proximidades da BR-226.

Ademais, a região ainda é lar da maior estátua de crucifixo do mundo, proporcionando um ambiente de espiritualidade e reflexão aos devotos.

Rotas turísticas em Pipa RN

Está em busca de um lugar com paisagens paradisíacas para passar as férias? Então Pipa, no Rio Grande do Norte, pode ser a opção ideal para você! Isso porque a rota conta com praias de águas cristalinas e falésias de diversas cores. 

Se você deseja conhecer novas praias, recomendamos visitar a Praia do Amor, Baía dos Golfinhos e Praia do Madeiro, opções que oferecem areias douradas e contam com águas límpidas. Com isso, é possível desfrutar de banhos de sol, mergulho e contemplar os golfinhos que frequentam a região.

Além das praias, Pipa é um destino ideal para os amantes do ecoturismo. A Reserva Ecológica Mata Atlântica oferece trilhas exuberantes, permitindo aos visitantes explorar a rica biodiversidade local. O Mirante Sunset proporciona uma vista panorâmica incrível para admirar o pôr do sol.

Infográfico sobre principais rotas turísticas RN | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Saiba mais sobre viagens

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Mapa de rotas turísticas RN

Abaixo, você poderá entender melhor a localização de cada rota turística citada nos trechos anteriores. Além disso, será possível visualizar outras regiões turísticas importantes. Confira:

Rotas turísticas RN: como escolher a melhor opção?

Na hora de escolher a melhor rota turística para visitar quando for ao Rio Grande do Norte, é importante ter em mente seus interesses: praia, história ou natureza, por exemplo.

Depois de identificar a opção que mais te agrada, defina um orçamento. Nesse momento, lembre-se de pesquisar o valor da hospedagem e o preço médio das atrações do ponto turístico escolhido.

Em seguida, planeje quanto tempo deseja ficar no estado potiguar para poder adequar a duração dos passeios, tendo em vista que existem rotas mais longas e mais curtas. Sendo assim, considere a disponibilidade em seu calendário a opção que se encaixe no seu período de viagem.

Por fim, lembre-se de pesquisar sobre as condições climáticas no período que planeja viajar, pois isso também pode influenciar na experiência de viagem. 

Dicas para uma viagem segura ao Rio Grande do Norte

Na hora de viajar, é muito importante tomar uma série de cuidados essenciais para garantir a sua segurança e dos demais passageiros, além de também manter a conformidade com as leis de trânsito, a fim de evitar multas. Saiba, a seguir, como fazer isso:

Revisão do carro

Antes de pegar a estrada, certifique-se de que seu veículo está em perfeitas condições. Faça uma revisão completa, verificando freios, pneus, óleo e demais fluidos. Isso reduzirá as chances de imprevistos.

Tenha cuidado ao dirigir

Durante a viagem, mantenha a segurança como prioridade. Use sempre o cinto, respeite os limites de velocidade e evite distrações. Esses cuidados simples podem prevenir acidentes e garantir a sua proteção.

E ao dirigir à noite, tenha atenção redobrada. Para isso, certifique-se de que os faróis estejam em bom estado e evite olhar diretamente para as luzes dos veículos que se aproximam. Nas rodovias, respeite as sinalizações e também esteja atento à conduta dos demais motoristas.

Evite multas

Para evitar multas ao viajar para o Rio Grande do Norte, mantenha-se informado sobre as leis de trânsito locais, especialmente em relação à velocidade, estacionamento e uso do celular ao dirigir. Respeitar essas normas não apenas evita penalidades, mas também contribui para a segurança de todos.

Porém, caso tenha sido multado, lembre-se que o DOK Despachante pode te ajudar! Em nosso site, você pode parcelar multas e todos os outros débitos veiculares em até 12 vezes no cartão de crédito, com segurança e comodidade.

ipva 2024

Conclusão

Motorista, como você pôde notar, o Rio Grande do Norte é repleto de muita cultura, religiosidade e pontos turísticos para visitar, que incluem praias de águas cristalinas e falésias. Dessa forma, a viagem ao estado potiguar agrada os mais variados gostos e idades.

Então, se você deseja visitar o estado, lembre-se sempre de definir um roteiro, levando em conta as cidades por onde deseja passar; considere também o seu orçamento e tempo de permanência. Preze também pela sua segurança e tenha uma viagem tranquila!

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn. Acesse também o site do DOK.

Tags: mapas e rotas rn, rota turistica do sertão do rn, rotas turisticas em pipa-rn


Perguntas frequentes sobre Rotas Turísticas RN

Qual o ponto turístico mais visitado do Rio Grande do Norte?

O ponto turístico mais visitado do Rio Grande do Norte é a Praia de Ponta Negra, localizada em Natal. Conhecida por suas águas cristalinas e pela famosa estátua do Cajueiro de Pirangi.

O que fazer no Rio Grande do Norte roteiro?

Monte seu roteiro turístico explorando cidades como Santa Cruz, Mossoró, Caicó e Natal.

Qual é a praia mais visitada do RN?

A Praia da Pipa se destaca como a mais visitada do RN. Suas falésias coloridas, águas calmas e uma atmosfera vibrante atraem turistas de diversos locais.



Posts relacionados