Rotas turísticas PA: roteiros imperdíveis para visitar no Pará

Por: Gregory Packs

Publicado em 28 de fevereiro de 2024 | Atualizado em 11 de março de 2024

Capa Artigo Rotas turísticas PA roteiros imperdíveis para visitar no Pará | DOK

Salve, Motorista! Está pensando em viajar para o Pará, mas ainda não sabe quais as principais rotas turísticas do estado?

Então, acompanhe este conteúdo até o fim e fique por dentro dos principais locais turísticos do Pará, garantindo assim uma viagem ainda mais proveitosa.

Confira também algumas dicas para que você possa viajar com segurança, evitando imprevistos e acidentes. Tenha uma ótima leitura!

O que é uma rota turística, qual a importância para o Pará?

Resumidamente, uma rota turística pode ser definida como uma junção de destinos conectados por um itinerário específico. Isso é feito para facilitar e promover o turismo no Pará.

Já tem o próximo destino

Essas rotas têm um papel extremamente importante quando se fala no desenvolvimento econômico do estado, pois atraem diversos visitantes, gerando mais receita e empregos nos locais.

E não para por aí, além da parte financeira, as rotas turísticas também são fundamentais para promover a preservação ambiental e cultural por meio da valorização dos patrimônios.

Diferenças entre rota turística e roteiro PA

Se você está planejando uma viagem ao Pará, antes de tudo, é importante entender quais são as diferenças entre rota turística e roteiro. Veja só:

Rota turística

A rota turística resume-se em um caminho pré-definido, que passa por diversos locais ao longo do trajeto. Alguns exemplos são: Rota Amazônica, Rota Marajó, Rota Belém e Rota Tapajós.

Viajar é bom

Roteiro turístico

Já os roteiros turísticos, ao contrário das rotas, funcionam como um guia detalhado que indica as atividades e interesses ao longo do caminho. Nele, são incluídas as seguintes informações:

  • Horários de funcionamento e excursões;
  • Opções de hospedagem: hotéis, hostels e pousadas, por exemplo;
  • Lista de pontos turísticos e outras atividades de entretenimento.

Quais são as melhores rotas turísticas PA?

Para quem deseja explorar as belezas naturais e culturais do Pará, existem várias rotas turísticas que oferecem diferentes experiências.

Buscando facilitar a sua escolha, preparamos um guia completo com as principais rotas turísticas do Pará, confira:

Rota Belém

Na Rota Belém, você poderá conhecer a capital paraense, onde está localizado o conhecido Mercado Ver-o-Peso, o maior mercado a céu aberto da América Latina. Lá, você encontrará diferentes aromas e sabores de frutas exóticas e comidas típicas da região.

Já tem o próximo destino

Mas a rota vai muito além disso! Ao longo do trajeto, você também terá a chance de visitar o Theatro da Paz, um cenário centenário que abriga óperas, peças e outros eventos culturais.

Nesse caminho, aproveite também para conhecer o Museu Paraense Emílio Goeldi, que possui mais de 4 milhões de peças históricas e repletas da cultura indígena e paraense.

Rota Turística das Praias – até Salinas PA

A Rota Turística das Praias te leva para Salinas, um destino a 220 km de Belém, perfeito para quem deseja relaxar, curtir a natureza e se divertir!

Nesta opção, você poderá visitar e curtir diversas praias, como a Praia do Atalaia, a Praia do Maçarico e a Praia do Farol Velho.

Viajar é bom

Rota Amazônia

A Rota Amazônia permite que você explore a natureza e a cultura dos povos ancestrais. Nesse caminho, você poderá visitar rios Amazonas, Tapajós, Xingu e outros cursos d’água.

Essa importante rota também representa a diversidade amazônica com animais como onças-pintadas, macacos, botos e aves exóticas, além de uma grande variedade de plantas, árvores e flores.

Durante o trajeto, você ainda poderá aproveitar para conhecer os povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas, aprendendo sobre sua cultura, costumes e tradições, além de saborear comidas típicas, como tacacá e pato no tucupi.

Rota Marajó

Com a rota turística Marajó, como o próprio nome sugere, você poderá visitar a Ilha de Marajó, a maior ilha fluvial do mundo. No local, é possível observar búfalos e outros animais selvagens, que circulam livremente pelos campos e praias.

Viajar é bom

No caminho, você ainda poderá fazer paradas para tomar um banho de mar ao aproveitar a Praia do Pesqueiro e a Praia do Jenipapo.

Essa rota ainda contempla diversos sítios arqueológicos com cerâmica marajoara, uma cultura indígena que viveu na região há mais de 2 mil anos. Para conhecer mais sobre essa cultura, recomendamos visitar  o Museu do Marajó e o Parque Nacional da Lagoa dos Patos.

Infográfico sobre quais são as melhores rotas turísticas PA | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Saiba mais sobre viagens

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Como escolher a rota turística ideal no Pará?

Na hora de escolher a rota turística ideal para visitar quando for ao Pará, é importante considerar alguns fatores. Dessa forma, antes de tudo, será preciso identificar seus principais interesses.

Já tem o próximo destino

Se você ama a natureza, as rotas Amazônia e Marajó são perfeitas para você. Já se quiser saber um pouco mais sobre a cultura da região, as rotas Belém e Marajó são uma excelente opção.

Leve também em conta a época do ano, tendo em vista que épocas chuvosas, de janeiro a julho, devem ser evitadas devido a alagamentos.

Dicas para iniciar sua rota turística rumo ao Pará

Ao iniciar sua rota turística rumo ao Pará, é essencial seguir algumas dicas importantes para garantir uma viagem ainda mais segura e proveitosa. Confira, a seguir, o que fazer para evitar dores de cabeça:

Consulte rotas e mapas PA

Planeje seu trajeto com antecedência, definindo os destinos que deseja conhecer e as melhores rotas para chegar até lá. Utilize aplicativos de navegação como Google Maps ou Waze para traçar seu caminho e evitar imprevistos.

Já tem o próximo destino

Ao conhecer o caminho, você evita dar voltas desnecessárias e gasta menos com gasolina ou transporte público. Além disso, saber o trajeto te proporciona mais segurança ao dirigir ou se locomover por locais desconhecidos.

Mantenha o veículo em dia

Dirigir com o veículo em dia é fundamental e ainda evita problemas com a lei. Para que isso aconteça, recomendamos que você faça uma consulta gratuita de débitos no site do DOK Despachante. 

Por meio dessa verificação, você poderá identificar se existem pendências relacionadas ao veículo que será utilizado para a viagem, incluindo multas de trânsito, licenciamento, IPVA e DPVAT.

Para fazer essa consulta, é só ir até o nosso formulário de consulta, preencher os campos em branco e clicar em “Consultar grátis”. Feito isso, você verá quais débitos deverá quitar. E com o DOK, o pagamento pode ser parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito para não pesar no seu orçamento.

Já tem o próximo destino

Preze pela segurança no trânsito

Dirigir pode ser perigoso, especialmente em condições adversas e à noite, por exemplo. Mas, com alguns cuidados básicos, você pode aumentar a segurança e evitar acidentes. Veja algumas das nossas recomendações:

  • Realize a revisão completa do veículo;
  • Faça pausas regulares para descansar e reduzir o risco de acidentes;
  • Fique atento aos animais que possam estar circulando pelas rodovias;
  • Mantenha distância segura do veículo à sua frente, para ter mais tempo ao frear;
  • Não ultrapasse os limites de velocidade da pista para evitar multas e também ter mais tempo de reação;
  • Use os faróis baixos em áreas com boa iluminação e os faróis altos apenas em áreas escuras.

Conclusão

Motorista, como foi possível notar, o Pará é um estado com uma rica variedade de paisagens, culturas e experiências para oferecer aos visitantes. Portanto, ao escolher a rota ideal para você, considere seus interesses, a época do ano e o tempo que você tem disponível para aproveitar a região. 

E ao dirigir até o estado, lembre-se de seguir as dicas de segurança no trânsito e de manter o seu veículo em dia para garantir uma viagem tranquila e proveitosa. Esperamos que este artigo tenha ajudado a planejar sua viagem ao Pará!

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn.  Acesse também o site do DOK.

Já tem o próximo destino

Tags: mapa pa, rota turistica ate salinas pa, rota turistica belem bragança pa


Perguntas frequentes sobre rotas turísticas PA

Qual o ponto turístico mais visitado no Pará?

O Mercado Ver-o-Peso, em Belém, é o ponto turístico mais visitado no Pará.

O que tem para fazer no Pará?

No Pará, você pode desfrutar de uma variedade de atividades, incluindo visitas ao Mercado Ver-o-Peso, além de explorar praias como as de Salinópolis.

Quando visitar o Pará?

A melhor época para visitar o Pará é durante a seca, que vai de julho a dezembro.



Posts relacionados