Veículos
Confira o top 10 motos mais vendidas no Brasil
Salve, Piloto! A seguir, listamos as 10 motos mais vendidas no Brasil de janeiro a maio deste ano, com seus […]
Olá, condutor! Com certeza, você já precisou chamar um motorista de aplicativo para te levar a algum lugar, certo? Sabia que essa é a profissão de muitos brasileiros?
De acordo com dados de 2021 do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), existem cerca de 945 mil motoristas de aplicativos e taxistas no Brasil.
Desde que chegou no país, esse modelo de negócio tem sido a fonte de renda para muitas pessoas. Seja porque ficaram desempregadas ou porque decidiram trabalhar de maneira autônoma, fazendo seus próprios horários.
Você quer ser motorista de aplicativo, mas não sabe por onde começar? Então leia este artigo até o final!
A primeira pergunta que se passa pela cabeça é se existe alguma restrição ou se qualquer um pode ser motorista de aplicativo, certo?
Pois bem, antes de falar das exigências das empresas, vale destacar que, para exercer essa profissão, é preciso disposição e força de vontade. Afinal, o ganho será proporcional ao tempo que você dedica ao trabalho.
De modo geral, os requisitos para os motoristas são praticamente os mesmos em todos os aplicativos de carona de carros particulares, seja Uber ou 99. Confira a seguir:
Além disso, algumas empresas podem exigir testes psicológicos ou que o veículo tenha seguro (você pode saber mais sobre isso no final deste texto).
Como citado anteriormente, uma das exigências para se tornar um motorista de aplicativo é colocar a observação “Exerce Atividade Remunerada” (EAR) na CNH.
De acordo com a Resolução 985/22 do Contran, se você exerce atividade remunerada com o veículo e for pego com a CNH sem o EAR, cometerá infração gravíssima, com multa de R$293,47, sete pontos na carteira e remoção do veículo ao pátio autuador.
Portanto, se você é ou quer ser motorista por aplicativo do estado de São Paulo e ainda não tem a sigla no seu documento, será preciso incluí-la. Para isso, siga o passo a passo:
Agora que você já sabe quais as exigências para trabalhar como motorista de app, chegou a hora de entender os requisitos e quais são os melhores aplicativos de motorista particular.
Considerada a principal referência quando o assunto é aplicativo de carona, antes de descobrir como se cadastrar na empresa, é preciso saber a partir de qual ano a Uber aceita carros.
Primeiramente, existem três categorias nas quais os motoristas podem escolher em qual trabalhar, sendo: Uber X, Comfort e Black.
Para se cadastrar na categoria Uber X, é preciso ter um carro quatro portas, com no máximo 10 anos de fabricação ou conforme regulamentação do município. O veículo também deve ter cinco lugares e ar-condicionado.
Já para a categoria Uber Comfort, os requisitos são quase os mesmos da anterior, porém, o condutor precisa ter completado no mínimo 100 viagens. Além disso, vale ressaltar que a idade veicular, modelos aceitos e médias de avaliações podem variar de acordo com a cidade onde estiver.
Agora, para ser motorista da categoria Uber Black, as exigências são outras: os veículos devem ter quatro portas, no mínimo cinco lugares, idade máxima de seis anos, bancos de couro, modelos Sedan ou SUV, nas cores preto, chumbo, prata, cinza, azul marinho, marrom ou branco. A média de avaliações deve se manter no mínimo 4,85.
Confira a lista que a Uber aceita carros a partir de que ano.
Quando o assunto é motorista de aplicativo, a empresa 99 é a segunda mais popular do país, reconhecida por ter menos exigências dos carros que a Uber.
São quatro categorias que oferecem condições diferentes para os condutores:
99Pop: o único requisito para ser motorista dessa categoria é ter um carro quatro portas, com até dez anos de fabricação, podendo variar conforme a sua cidade, pois a legislação municipal pode mudar.
99Comfort: já para essa categoria, além das exigências citadas acima, cada cidade impõe uma regra, seja na idade do veículo, equipamentos etc. Por isso, é válido verificar no site da empresa quais são as determinações de onde você reside.
99Taxi: ao contrário da Uber, a 99 aceita cadastros de motoristas de táxi. Dessa forma, é preciso cumprir as determinações do Poder Público Municipal, como: estar inscrito no Cadastro Municipal de Condutores de Táxis, possuir um veículo quatro portas cadastrado como táxi (com placa vermelha) no Denatran, ter licença de alvará válida pelo órgão responsável e entre outros.
99Taxi Top: os requisitos são os mesmos da categoria anterior, com exceção da cor, que exige veículos na cor preta.
Antes de continuar, separamos outros artigos que podem te ajudar a conhecer mais sobre licenciamento, CNH e até multas antes de se tornar motorista de aplicativo. Confira:
Se você chegou até aqui, deu para entender que cada cidade estipula regras para exercer a profissão de motorista de aplicativo, correto? Logo, é primordial seguir, pelo menos, os requisitos básicos para começar a trabalhar.
Portanto, antes de tudo, garanta um carro em bom estado de conservação que atenda às principais necessidades, seja um sedan ou hatch e até um SUV.
Lembre-se que o custo-benefício é fator primordial para escolher um veículo. Mas além disso, existem outros fatores a considerar antes de se tornar um motorista de aplicativo. Confira:
A começar pelo principal: planejamento financeiro. Antes de financiar ou alugar carro para aplicativo, tenha em mente a sua condição financeira.
Liste todos os gastos fixos e variáveis e calcule o quanto precisará ganhar como motorista de app para ter uma margem de lucro. Com isso, será possível programar uma rotina de horas trabalhadas.
Você sabia que um carro com bom custo-benefício não necessariamente precisa ser econômico no quesito combustível? Há outros fatores que impactam diretamente no bolso do proprietário do veículo.
Mas, afinal, o que define se um carro é mesmo econômico ou não? Além da economia de combustível, saber calcular o IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores) do carro escolhido é fundamental para se programar com as contas do próximo ano.
Fora que, manter a manutenção preventiva em dia, também é imprescindível para evitar problemas graves (e mais caros).
Prefira modelos “simples” e de fabricação nacional, pois as peças são mais fáceis de substituir, sem contar que isso interfere no preço do seguro. Saiba mais sobre carros econômicos.
Afinal, por qual razão é necessário fazer um seguro auto para motorista de aplicativo? Vamos explicar agora.
Assim que você passa a exercer a profissão, o seu carro deixa de ter função pessoal e passa a ser comercial. Dessa forma, a frequência de uso aumenta bastante e consequentemente os riscos também.
Vale destacar que seguro para motorista de aplicativo é diferente do convencional, pois ao prestar um serviço como esse, os passageiros precisam estar seguros.
Portanto, algumas seguradoras como a Azul Seguros oferecem cobertura a terceiros, incluindo passageiros. Saiba mais sobre seguros em nosso blog.
Provavelmente, se você não possui um veículo, deve estar se perguntando como ser motorista de aplicativo sem ter carro?
A boa notícia é que, hoje em dia, é possível alugar carro para Uber ou 99, desde que atendam aos requisitos exigidos pelas empresas.
Uma das vantagens do aluguel de carro para app está na praticidade para o condutor, visto que a locadora é responsável pela manutenção, seguro, débitos etc.
Contudo, para alugar carro para aplicativo existem algumas condições, como depósito de segurança, ser aprovado nas plataformas (uber ou 99), limite de quilometragem semanal ou mensal e nome sem restrições no Serasa.
Apesar de muitas pessoas acharem que motorista de aplicativo tem direito à isenção de IPVA e à isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) por utilizarem o carro como meio de trabalho, a lei 8.989/1995 estabelece o direito apenas aos proprietários de veículos registrados na categoria aluguel, ou seja, taxistas e mototaxistas.
Sendo assim, uma maneira de comprar carro com desconto para motorista de aplicativo é se tornando Microempreendedor Individual (MEI). A Resolução CGSN 148/2019 da Receita Federal, incluiu a ocupação como atividade independente.
Esse desconto só é possível devido ao abatimento do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços). Logo, a porcentagem pode variar de acordo com a montadora escolhida, mas no geral, fica entre 2,5% a 30%.
Caso você tenha dúvidas a respeito disso ou se ser motorista de aplicativo vale a pena, procure a associação dos motoristas de aplicativo, criada com o objetivo de prestar suporte e atenção jurídica e social para esses profissionais.
Depois de decidir qual o modelo de carro ideal para ser motorista de app, é hora de escolher entre um novo ou seminovo.
Caso opte pela segunda opção, você pode consultar a situação do veículo gratuitamente no site do DOK Despachante.
Para isso, acesse nosso site e no formulário do topo da página, informe o número da placa + um e-mail válido; aguarde alguns segundos e pronto, será possível ver todas as pendências do veículo, desde licenciamento atrasado, IPVA, multas e até Dívida Ativa.
Se você está cogitando se tornar motorista de aplicativo, seja para ganhar uma renda extra ou para fazer disso o seu trabalho, separamos as principais vantagens da profissão:
Por um outro lado, uma desvantagem de ser motorista de aplicativo é que você pode levar uma multa por parar em um ponto de táxi, mesmo que as profissões tenham suas semelhanças.
Conforme visto, o “salário” do motorista de aplicativo varia de acordo com a quantidade de horas trabalhadas, cidade de atuação, distância das corridas, manutenção e consumo do automóvel, entre outros.
Por isso, não é possível chegar a um valor exato de ganhos mensais. Porém, a Uber disponibiliza uma calculadora que estima a média que você pode ganhar.
Vale destacar que não é uma garantia, apenas uma estimativa de acordo com os ganhos dos motoristas parceiros da sua cidade. Além disso, o valor mediano não inclui custos com combustível e manutenção.
Por exemplo, para a cidade de Campinas/SP, a Uber estima um ganho de cerca de R$1.765 para 50 horas trabalhadas por semana.
Contudo, o mesmo levantamento feito pelo Ipea em 2021, citado no início deste artigo, aponta que o rendimento médio dos motoristas de aplicativos gira em torno de R$1.900.
Se você quer saber como fazer Uber ou 99, esteja ciente que atende a todos os pré-requisitos citados neste artigo. E não esqueça de regularizar a situação do veículo em um despachante de confiança e com experiência de mercado, como o DOK, que está há mais de 16 anos facilitando a vida dos motoristas.
Com tudo em ordem, basta baixar o aplicativo da empresa escolhida, fazer o cadastro (caso ainda não tenha) e procurar pela opção de se tornar motorista parceiro.
No caso da Uber, no menu lateral, clique na opção “Ganhe dinheiro dirigindo ou fazendo entregas” e siga o passo a passo solicitado. No app da 99, procure pela opção “Seja um motorista”, também no menu lateral.
Neste guia completo para se tornar um motorista de aplicativo, vimos que as principais empresas que atuam no Brasil (Uber e 99) exigem alguns requisitos básicos, como ter mais de 21 anos, possuir CNH com a sigla EAR, não ter antecedentes criminais e entre outros.
Além disso, foi possível comparar as diferentes categorias que essas empresas oferecem aos parceiros, bem como as exigências para cada uma.
Também soubemos que, para se tornar um motorista de app de carona, é preciso se planejar financeiramente, levantar o custo-benefício do carro e seguro. Caso não possua um veículo, é possível alugar com pacotes mensais, bimestrais e até trimestrais.
Dentre as principais vantagens de ser motorista de aplicativo, estão: flexibilidade e autonomia de horário, estabelecer as próprias metas de ganho e passar mais tempo com a família.
Além do mais, não é possível saber exatamente quanto você vai ganhar trabalhando com isso, pois o valor depende da quantidade de horas trabalhadas, distância entre as corridas e da cidade de atuação.
Por fim, se você vai comprar um carro para trabalhar e está cogitando por um seminovo, lembre-se de consultar o histórico de débitos do veículo no site do DOK Despachante. Além disso, também é possível regularizar os débitos no cartão de crédito em até 12x.
Gostou desse conteúdo? Então continue acompanhando nosso blog e redes sociais: Facebook, YouTube, Instagram e LinkedIn.
TAGS: compensa ser motorista de aplicativo / carros para motorista de aplicativo / motorista aplicativo / alugar carro para uber / alugar carros uber / como faço para trabalhar de uber
De acordo com um levantamento feito pelo Ipea em 2021, o rendimento médio dos motoristas de aplicativos gira em torno de R$1.900. Isso varia de acordo com a cidade, horas trabalhadas e distância das corridas.
No último ano (2021), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada apontou que existem cerca de 945 mil motoristas de aplicativos e taxistas no país.
Caso não possua um veículo, o aluguel para motorista de aplicativo pode ser uma alternativa prática, visto que a locadora é responsável pela manutenção do carro, seguro, débitos etc.
Para ser motorista de aplicativo é preciso se cadastrar na empresa desejada, cumprir os requisitos e aguardar a aprovação do cadastro. Para saber tudo sobre o assunto, este guia vai te auxiliar em todas as suas dúvidas.
Formado em Análise de Sistemas e Marketing Digital, Gregory Packs é o fundador do DOK Despachante, o primeiro despachante online do estado de São Paulo. Com uma visão inovadora, ele revolucionou a maneira que as pessoas fazem seus documentos veiculares, disponibilizando uma plataforma 100% online que facilita e agiliza esse processo, oferecendo diversos serviços de forma simples, segura e eficiente, como consulta e pagamento de licenciamento, IPVA, multas, entre outros. Atualmente, o DOK já atendeu mais de 200 mil motoristas e está sempre em busca de oferecer os melhores serviços e experiência aos seus clientes.
Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:
Despachante DOK - Copyright © 2012 - 2020 | Todos os direitos reservados (CNPJ: 27.838.743/0001-91) | Credencial CRDD 004130-1