Olá, Condutor! Que a nova CNH entrará em vigor, você provavelmente já sabe, mas e as regras, novas categorias e atualizações? Quer sobre tudo isso e muito mais? Leia este conteúdo até o final e descubra mais sobre as mudanças da CNH.
O que é CNH?
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento que comprova a capacidade de um cidadão de conduzir um veículo automotor terrestre, podendo ser expedido em meio físico ou digital (CNH-e). Ou seja, qualquer pessoa que queira pilotar um carro, moto, caminhão ou qualquer outro automóvel no Brasil precisa do registro.
Conforme o Art. 159 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é obrigatório o porte da CNH sempre que o condutor habilitado estiver responsável pela direção do veículo. A única exceção acontece quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao sistema informatizado do órgão responsável para verificar se o condutor está apto.
Nova CNH 2022: como funciona
A Carteira de Habilitação existe da forma que conhecemos desde 1998, quando passou a ser utilizada tanto para prova de aptidão dos condutores brasileiros para dirigir, mas também começou a ser aceita como documento de identidade.
Desde essa época até 1998 a CNH passou por poucas mudanças, algumas até nem foram percebidas pelos condutores. Porém, segundo a resolução nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em 13 de dezembro de 2021, estabeleceu diversas mudanças que vão modificar completamente o documento.
O motivo principal para a atualização no registro acontecerá, principalmente, para que ele se enquadre e atenda às normas internacionais, afirmou o Contran. Algumas da principais novidades encontradas na nova CNH, que passa a ser emitida a partir de junho de 2022, são:
- Possibilita a utilização de nome social no lugar do civil;
- Permite o registro conforme filiação afetiva;
- Segue padrão conforme código internacional de habilitação de trânsito;
- Disponibiliza informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista profissional;
- Conta com dados de possíveis restrições médicas do condutor.
Novo modelo CNH
Para atender todas as especificidades estabelecidas, a nova CNH será visualmente bem diferente da anterior, e conforme mencionado, contará com outras várias informações disponíveis.
Confira logo abaixo a aparência da nova CNH e quais serão as informações expostas para os condutores brasileiros:
Saiba mais sobre a CNH
Quer saber mais informações sobre a CNH, como o que acontece quando ela é suspensa ou como você pode fazer a renovação da sua de forma rápida e fácil? Leia mais artigos do DOK e confira tudo acerda da Carteira de Habilitação Nacional!
Novas categorias de CNH
Que a CNH é o documento que atesta aos condutores o direito de dirigir você já sabe. Mas e o que acontece quando um motorista deseja dirigir mais um tipo de veículo, como um carro e uma van, ou uma moto e um caminhão, por exemplo?
Para comprovar a aptidão de motoristas de conduzir diferentes tipos de veículos, o Contran estabelece as categorias da CNH. Que servem, basicamente, para segmentar a qualificação dos condutores brasileiros e especificar exatamente quais os tipos de automóveis que eles podem conduzir.
As categorias de CNH estipuladas atualmente são:
Para saber quais são as categorias de habilitação de trânsito encontradas no Brasil, as suas especificidades e como conseguir cada uma delas, leia os tópicos abaixo:
Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC)
A primeira delas nem chega a ser uma habilitação, por isso, não é uma categoria oficial da CNH conforme a legislação de trânsito brasileira.
Pouco conhecida, a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) permite que cidadãos de conduzir veículos de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda cinquenta centímetros cúbicos e cuja velocidade não ultrapasse cinquenta quilômetros por hora.
CNH categoria A
Agora sim, oficialmente a primeira categoria da Carteira de habilitação brasileira regulamenta a permissão de condução para todos os cidadãos que quiserem pilotar veículos motorizados de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral.
Os veículos em questão são:
- Moto;
- Motoneta;
- Triciclo.
CNH categoria B
Já a categoria de CNH B diz respeito à Habilitação para conduzir veículos motorizados, desconsiderando os da categoria A, cujo peso bruto total não exceda a 3.500 kg e cuja lotação não exceda a 8 lugares, excluído o do motorista.
Os veículos pertencentes à categoria são:
- Automóvel (carro);
- Picape / pick up;
- Utilitário / SUV;
- Van.
CNH categoria C
Em seguida, a categoria C da CNH regulamenta a competência do condutor de veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a 3.500 kg. Sendo, portanto, os veículos:
- Caminhão;
- Caminhonete;
- Van de carga.
CNH categoria D
Condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a 8 lugares, excluído o do motorista.
- Ônibus;
- Micro-ônibus;
- Van de passageiros.
Categoria E CNH
Por último, a categoria E administra a competência do condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 lugares.
Os veículos que podem ser conduzidos exclusivamente por motoristas habilitados com a categoria máxima da CNH (E) são:
- Automóvel tracionando trailer;
- Caminhão tracionando duas carretas;
- Ônibus articulado “sanfonado ou minhocão”.
Novas regras da CNH
Além da renovação no formato e nas informações dispostas na nova CNH, o novo CTB que foi sancionado em outrubro de 2020 também estabelece novas regras que visam simplificar e desburocratizar processos, reduzir custos e investir em medidas educativas de condutores.
Quer saber mais sobre as novas regras da Carteira de Habilitação Brasileira? Acompanhe os próximos parágrafos e saiba tudo sobre as novidades!
Nova lei de renovação da CNH
A maior e mais importante mudança na nova CNH diz respeito ao prazo de validade e renovação do registro para os condutores brasileiros.
Posteriormente, a renovação da Carteira de habilitação acontecia a cada 5 anos para todos os condutores de até 65 anos, enquanto os com mais de 65 precisam passar pelo procedimento em período menor a cada 3 anos.
Agora, os períodos de renovação da nova CNH são diferentes. Atualmente, a validade do registro é dividida em três grupos. Confira:
- o primeiro é composto pelos condutores de até 50 anos, que precisarão renovar a habilitação apenas a cada 10 anos;
- os que possuem entre 51 e 70 que terão 5 anos para atualizar o documento periodicamente;
- por último, aqueles que tiverem mais 70 precisarão fazer a renovação a cada 3 anos de registro.
Já está valendo a nova validade da CNH?
Sim, os novos prazos de validade da Carteira de Habilitação Nacional já estão valendo. Isso porque os prazos de renovação não são acompanham a nova CNH, mas sim a atualização no CTB que foi sancionada em dezembro de 2020 e entrou em vigor em abril de 2021.
Portanto, todos os documentos do tipo emitidos no dia 12 de abril de 2021 ou em datas posteriores já estão com a data de vencimento atualizada.
Nova pontuação CNH: qual é o limite em 2022?
Anteriormente, a CNH possuía uma pontuação limite total de 20 pontos que os condutores poderiam ter somados ao seu registro até que o documento fosse cassado. Porém, juntamente à última atualização do CTB a regra que regulamenta a pontuação limite dos condutores também mudou, o que deixou muitos motoristas confusos.
Desde o ano passado o limite de pontos não é mais 20, bem, pelo menos não em todos os casos. Agora os pontos serão distribuídos da seguinte forma:
Condutores que não cometerem nenhuma infração de natureza gravíssima poderão somar uma quantidade máxima de 40 pontos. Se o motorista tiver uma infração gravíssima, ele terá até 30 pontos para acumular. E por último, se ele obter duas ou mais infrações gravíssimas, o limite permanece nos 20 pontos, como era de costume.
Para facilitar fizemos um esquema que te ajudará a entender. Confira:
Consultar multas online
Mesmo com o “aumento” na pontuação limite de infrações da nova CNH, as multas ainda continuam sendo uma preocupação por parte dos condutores. Seja pelos pontos somados na Carteira de Habilitação ou então pelo valor a ser pago para o Detran.
Felizmente, com isso o DOK pode te ajudar! Faça a consulta de débitos no nosso site, verifique quantas multas seu veículo tem registrado e faça o pagamento de forma simples, rápida e prática.
A melhor parte é que com o DOK Despachante você consegue parcelar as suas multas em até 12x e pagar seus débitos com até 6 cartões de crédito diferentes, se preferir.
TAGS: cnh categorias, cnh provisória nova lei, novas regras para renovação da cnh, novo prazo cnh, consulta cnh
Guilherme Dalbem é estudante de jornalismo e também apaixonado por tecnologias. Sua prioridade na produção de conteúdo é levar informação de forma acessível, pois acredita que o conhecimento é capaz de libertar o mundo. Como parte do time de comunicação do DOK, escreve sobre o pagamento de débitos veiculares desde 2021, por meio de pesquisas realizadas em órgãos especializados do governo, como Detran, Denatran e Secretaria da Fazenda.
Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo: