Sedan ou Hatch: entenda as diferenças e principais vantagens de cada um

Por: Gregory Packs

Publicado em 17 de junho de 2022 | Atualizado em 14 de fevereiro de 2024

Capa do artigo Sedan ou Hatch: as diferenças e principais vantagens - DOK Despachante

Olá, Condutor! Está pensando em comprar ou trocar de carro e não sabe por onde começar?

Inicialmente, é importante ter em mente que para dar esse grande passo em sua vida, será necessário se planejar. A primeira coisa a fazer é decidir o tipo de carro que pretende adquirir. Dentre as categorias sedan ou hatch (mais populares), qual escolher?

Se você quer entender melhor as diferenças entre sedan ou hatch, vantagens e desvantagens, bem como os modelos mais vendidos do Brasil, leia esse artigo até o final!

Qual a diferença entre hatch e sedan

É comum muitas pessoas acharem que a única diferença entre os dois tipos de veículos está no tamanho. Acontece que existem outros fatores que os diferem e você pode descobrir a seguir: 

ipva 2024

O que é hatch?

Você sabe de onde vem o termo “hatch”? Esse nome nada mais é do que a redução de “hatchback”, uma palavra inglesa que significa “traseira com comporta”. Isto é, ao invés do bagageiro possuir uma porta, possui uma “tampa”.

Dessa forma, essa é uma das características que definem esse modelo de carro, e também faz muitas pessoas adicionarem um bagageiro de teto, devido ao espaço reduzido. 

Além disso, outro destaque para o hatch é a maneira que os compartimentos são divididos. Funciona assim: no primeiro compartimento encontra-se a caixa do motor; e no segundo, a cabine de passageiros junto ao bagageiro. Isso mesmo, o porta-malas divide o mesmo espaço com a carroceria, tornando o veículo muito mais compacto. 

Tipos de carro hatch

Apesar da maioria dos modelos possuírem um design mais simples, isso não impede os fabricantes de explorarem possibilidades de inovar no segmento. Por isso, existem três tipos de carro hatch: 

Hatch Compacto

Basicamente, os modelos compactos são mais simples e contam com motor 1.0, detalhe que os tornam os mais baratos e econômicos da categoria. Além do mais, por serem menores, são fáceis de manobrar, principalmente na hora de estacionar. Alguns exemplos de hatch compactos: Ford Ka, Fiat Palio, Ford Fiesta, Fiat Mobi e Volkswagen Up. 

Fiat Mobi  - DOK Despachante
Fiat Mobi (Reprodução: Fiat)
Hatch Esportivo (médio)

O que difere essa variação da anterior são os motores mais potentes, como as versões 1.4 e 1.6, além do espaço interno maior quando comparado aos compactos. Com isso, podem proporcionar mais conforto aos passageiros e até uma capacidade maior do porta-malas. Dentre os exemplos dessa categoria estão: Volkswagen Golf, Renault Sandero, Peugeot 307, Toyota Yaris hatch e entre outros.  

Toyota Yaris Hatch - DOK Despachante
Toyota Yaris hatch (Reprodução: Motor 1 Uol)
Hatch Superior

Os modelos hatches superiores, como o Hyundai Veloster e Audi A1, ocupam a categoria premium. Ou seja, além de mais potentes, oferecem ainda mais espaço, tecnologia e conforto ao motorista e passageiros. 

Hyundai Veloster - DOK Despachante
Hyundai Veloster (Reprodução: divulgação – Fipecarros)

O que é sedan? 

Diferente do hatch, um veículo sedan é composto por três volumes de compartimentos: na parte da frente (capô), fica o corpo do motor; no meio, a carroceria onde ficam os passageiros e o motorista; e por fim, o porta-malas. 

O fato do sedan contar com um compartimento só para o bagageiro garante um espaço extra para transportar suas bagagens e compras do supermercado, por exemplo. Sendo assim, esses modelos são maiores e muito espaçosos, não é à toa que são os mais indicados para famílias de até cinco pessoas.

Tipos de carro sedan

Assim como os hatches, a categoria do sedan também possui variações e você pode saber sobre cada uma delas a seguir:

Sedan Compacto

Os automóveis dessa classe são considerados os mais populares para quem busca espaço e conforto, pois possuem um custo-benefício superior ao de um SUV semelhante, com preços mais acessíveis. Nissan Versa, Volkswagen Voyage e Fiat Siena são alguns exemplos.

Nissan Versa - DOK Despachante
Nissan Versa (Reprodução: Revista Carro)
Sedan Médio

Esse grupo possui veículos maiores, com motores potentes e é uma ótima alternativa se você procura por um sedan que seja grande, moderno e mais barato que os da linha superior. Exemplificando: Chevrolet Cruze, Toyota Corolla e Volkswagen Passat. 

Chevrolet Cruze Sedan - DOK Despachante
Chevrolet Cruze (Reprodução: Chevrolet)
Sedan Grande (superior)

Considerado o tipo mais completo da categoria, as opções de sedan grande (ou superior) proporcionam um conforto excelente aos passageiros, assim como um alto desempenho ao motorista, devido às tecnologias e inovações. Ocupam o selo de sedan premium: Mercedes Classe C, BMW Série 3, Audi A3 Sedan, Ford Fusion e entre outros.

Audi A3 Sedan - DOK Despachante
Audi A3 Sedan (Reprodução: Audi – Motor 1 Uol)

Saiba mais sobre carros e como resolver débitos

Antes de seguirmos para as vantagens e desvantagens do sedan ou hatch, separamos alguns conteúdos que podem ser úteis para você ou até para aquele amigo que precisa resolver algumas pendências com veículos: 


Sedan ou hatch: vantagens e desvantagens

Agora que você já sabe diferenciar um carro hatch de um sedan, chegou a hora de descobrir os pontos positivos e negativos de cada estilo. Desse modo, será possível analisar qual se encaixa com o seu estilo de vida. 

Vantagens do carro hatch

O veículo hatch é muito procurado por quem busca praticidade no dia a dia, principalmente por motoristas de aplicativo e você vai entender o motivo disso agora:

  • Fácil de dirigir, manobrar e estacionar;
  • Consome menos combustível;
  • Design esportivo, simples e moderno;
  • Compacto e mais leve que os demais segmentos;
  • Preços mais acessíveis.

Desvantagens do hatch

Ainda que as vantagens sejam de encher os olhos, é imprescindível ter cautela e atenção, pois também existem as desvantagens:

  • Baixa performance em estradas (quando comparado com outras categorias);
  • Pouco espaço interior;
  • Bagageiro pequeno.
infográfico vantagens e desvantagens do carro hatch - DOK Despachante

Vantagens do carro sedan

Como dito anteriormente, o sedan é para pessoas que buscam carros com espaço interno grande. Veja os pontos positivos:

  • Amplo espaço interno;
  • Bagageiro grande;
  • Modernos e completos;
  • Sedan possui maior estabilidade, principalmente nas estradas por conta da potência, cilindradas e torque, que garantem melhor desempenho ao dirigir em vias que permitem velocidades maiores.

Desvantagens do sedan

Embora as qualidades sejam atrativas, o sedan também possui desvantagens, mas vale destacar que isso depende das urgências e do que cada um busca em um veículo. 

  • Dificuldade de encontrar vaga para estacionar;
  • Consome mais combustível (quando comparado aos modelos hatches);
  • Mais complexo de manobrar;
  • Valor de aquisição mais alto.
infográfico vantagens e desvantagens do carro sedan - DOK Despachante

Veja quais são os carros mais vendidos do Brasil (Sedan ou Hatch)

De acordo com um levantamento realizado pela FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em maio de 2022, foi registrado um aumento no número de emplacamentos. Portanto, que tal conferir quais são os modelos de carro hatch e sedan mais vendidos no país? 

Os 10 hatches mais vendidos do Brasil 

  1. Hyundai HB20 Hatch 
  2. Fiat Mobi
  3. Chevrolet Onix
  4. Volkswagen Gol
  5. Fiat Argo
  6. Peugeot 208
  7. Renault Kwid
  8. Toyota Yaris Hatch
  9. Honda City
  10. Renault Sandero

Os 10 sedans mais vendidos do Brasil 

  1. Chevrolet Onix Plus
  2. Toyota Corolla
  3. Fiat Cronos
  4. Volkswagen Voyage
  5. Hyundai HB20 Sedan
  6. Honda City
  7. Toyota Yaris Sedan
  8. Chevrolet Cruze
  9. Volkswagen Virtus
  10. Nissan Versa

Sedan ou hatch: qual modelo escolher?

Finalmente depois de conhecer e entender mais sobre hatch e sedan, é hora de escolher o modelo ideal para você. Contudo, recomendamos um exercício de planejamento e análise das suas prioridades. 

Anote quais serão as suas necessidades com o veículo, como o número de pessoas que vai transportar, frequência de viagens, gastos com combustível e manutenções, quantos dias da semana pretende utilizar o veículo etc. 

Feito isso, liste os prós e contras do hatch e sedan para a sua rotina. Por exemplo, se será o seu primeiro carro e você é uma pessoa solteira que pretende utilizar o carro para trabalhar ou estudar, o hatch é o mais indicado. Agora se vai transportar a família seja no dia a dia ou para viagens, o sedan é a melhor alternativa. 

O que fazer antes de comprar um veículo sedan ou hatch

Assim que decidir fechar negócio com alguma loja ou terceiros, é imprescindível verificar a situação do veículo. Afinal, multas, licenciamento e IPVA atrasado podem te dar muitas dores de cabeça. 

Para isso, conte com o DOK Despachante! Aqui, você consulta todos os débitos veiculares de maneira totalmente online, rápida e gratuita. Além disso, também é possível regularizar a situação do veículo em poucos cliques e com opções facilitadas de pagamentos: parcelamento em até 12x, com até seis cartões diferentes, ou à vista por meio de boleto ou PIX. Veja como é fácil clicando aqui.   

ipva 2024

Conclusão

Apesar de muitos acharem que a única diferença entre hatch e sedan está no tamanho, existem outros detalhes a considerar, como a divisão de compartimentos, potência dos motores, economia de combustível e estabilidade. 

E sabendo que existem três tipos de cada categoria, vale avaliar qual suprirá as suas urgências. Além do mais, é fundamental se planejar financeiramente. 

Por fim, entendemos a importância de consultar a situação do veículo antes de comprá-lo, principalmente se optar por um seminovo ou usado, visto que os débitos podem causar transtornos. Para não ser pego de surpresa na hora da transferência, o DOK  está à sua disposição para consultar a condição do carro e regularizar todas as pendências. 

TAGS: carro hat / carro ret / sedan ou sedã / estilos de carro / carros populares sedan / o que é um carro sedan / sedan ou hatch estabilidade



Posts relacionados