Carros seminovos ou usados, qual a melhor opção?

Por: Nayara Palmieri

Publicado em 15 de março de 2021 | Atualizado em 14 de junho de 2021

carros seminovos dok despachante capa blog

Optar por carros seminovos ou usados na hora de adquirir o primeiro veículo próprio é uma boa alternativa para quem sempre sonhou em conquistar esse bem.

É comum as pessoas acharem que os dois termos representam a mesma coisa, porém há diferenças entre essas categorias. Neste artigo vamos tratar da diferença, os cuidados ao comprar um carro que não seja 0 quilômetro, preços e mais!

Leia até o final para não correr o risco de acabar em uma furada ao adquirir seu veículo.

carros seminovos dok despachante

Diferença entre carros usados e seminovos

Para ser considerado um veículo seminovo o automóvel deve ter no máximo três anos de uso e apenas um dono, desde sua fabricação. Além de ter a lataria e a parte mecânica funcionando em perfeito estado.

Outra exigência para se enquadrar como seminovo é a baixa quilometragem rodada. Carros seminovos devem ter no máximo 20 mil quilômetros rodados por ano.

São considerados carros usados aqueles com mais de três anos e que já tiveram mais de um dono, além daqueles que têm mais de 50 mil quilômetros rodados e que tenham trocado alguma peça mecânica original.

Foto de um rapaz segurando um documento DOK Despachante

Consultar

veículo pela placa
grátis

Os carros usados costumam ser mais baratos que os seminovos por apresentarem mais defeitos e precisarem de mais reparos com o passar do tempo.

Cuidados ao comprar carro seminovo

Comprar um veículo, seja ele 0 quilômetro ou não, é uma situação que precisa sempre de muita atenção e paciência. Quando o veículo já teve outros donos, esse cuidado precisa ser redobrado.

Abaixo listaremos alguns pontos essenciais que devem ser checados com muita atenção antes de finalizar a compra.

Laudo Cautelar
O primeiro passo é pedir o laudo cautelar. O laudo cautelar indica as condições das partes mecânicas do automóvel, estrutura, motor, chassi, documentação do veículo e histórico de proprietários passados.

Inspeção Externa
Verifique a condição da lataria do veículo, veja se as portas estão fechando corretamente, encaixando sem dificuldade. Vale também conferir a situação dos pneus.

Inspeção Interna
Entre no veículo e veja as condições do ar condicionado, espelhos retrovisores, travas elétricas, direção hidráulica e o desgaste do volante e pedais.

Motor e Câmbio
Ligue o carro, mexa na alavanca da marcha, teste a embreagem com movimentos leves. Se preferir, leve um mecânico de confiança para fazer essa parte da inspeção.

Descubra Colisões
Com o laudo cautelar é possível descobrir o histórico de colisões do veículo, mas alguns sinais visíveis aos olhos podem indicar que o veículo já esteve envolvido em alguma batida. É possível verificar através de partes da pintura em que a tonalidade esteja diferente ou ao tentar fechar as portas, ou o porta malas e o encaixe não ser exato.

Test-drive
A melhor forma de realmente conhecer o veículo é dirigindo. O test-drive em veículos usados ou seminovos é tão importante, se não mais, quanto em veículos novos. É com o test-drive que o condutor irá sentir a potência do motor, se o câmbio está funcionando da forma correta e o alinhamento do veículo.

Valor
O valor do veículo seminovo ou usado pode sofrer alterações conforme o estado de preservação, da região em que o veículo costumava circular, da cor, do ano, entre outros fatores. Porém, existe a Tabela Fipe que serve como uma base para valores de veículos. Checar esta tabela antes de fechar negócio é uma boa maneira de não cair em golpes.

Onde comprar carros seminovos

As opções para adquirir um veículo são diversas, podendo ser comprado de um feirão de automóvel, concessionárias, direto com o proprietário ou até mesmo pela internet. Porém, é preciso estudar bem as alternativas para saber qual a melhor opção para cada situação.

Ao comprar um veículo de uma concessionária, a segurança acaba sendo maior, principalmente se for uma rede de concessionárias famosa ou bem conhecida na região. Assim, as chances do veículo ser de procedência duvidosa são menores, o que já garante menos dor de cabeça no futuro.

Outro ponto positivo de fazer a negociação por uma concessionária é o valor que pode ser negociável mais facilmente. Além da opção de financiar o automóvel.

Optando por comprar direto com o proprietário do veículo, é preciso ter cuidado para não cair em fraudes, é importante marcar os encontros para ver o automóvel em locais públicos e movimentados e só depositar dinheiro após a transferência do veículo ser concluída.

Porém, se o vendedor for um parente ou amigo, a transparência do histórico do veículo pode ser mais fácil e mais confiável.

Apesar do conforto da compra online, esse é o método mais fácil para cair em golpes. Não se deixe enganar por preços muito atrativos e ofertas que parecem milagrosas. Sempre peça os documentos do veículo e o histórico.

Melhores carros seminovos

Listaremos abaixo uma lista com os 10 veículos seminovos mais comprados no Brasil, confira:

  • Fiat Uno;
  • Fiat Palio;
  • Ford Ka;
  • HB20;
  • Renault Sandero;
  • Honda Fit;
  • Volkswagen Polo;
  • Volkswagen Golf;
  • Chevrolet Cobalt;
  • Toyota Corolla.

Esses modelos oferecem melhor custo benefício ao ser comprado seminovo ou usado, além de alguns oferecerem economia no combustível.

Financiamento de carros seminovos

O financiamento de veículos é uma alternativa para aqueles que não têm condições de adquirir um automóvel à vista. Existem duas modalidades de financiamento, é preciso entender bem as duas para saber qual melhor se enquadra na sua situação.

Uma das opções é com o Crédito Direto ao Consumidor (CDC), com essa opção, o veículo é de fato de quem o comprou, sendo possível vendê-lo antes mesmo de quitar todas as parcelas. Os juros já estão fixados nas parcelas, nessa modalidade.

O prazo máximo para pagar o veículo com o CDC é de 60 meses, caso haja inadimplência, o automóvel é tomado do proprietário e irá a leilão.

A outra opção é o Leasing, nesta opção, o veículo só será de propriedade de quem o comprou quando todas as parcelas estiverem quitadas. Sendo assim, é como se o banco financiador estivesse alugando o automóvel para o condutor.

Comprar carros usados

Os cuidados na hora de comprar um carro usado são parecidos com os que devem ser tomados ao adquirir um seminovo. Porém, por ser um automóvel com mais tempo de uso, os usados merecem uma atenção redobrada.

Por ter mais quilometragem rodada, mais desgaste por tempo de uso, é possível que os usados apresentem mais problemas mecânicos. Sendo assim, é recomendado que um mecânico de confiança faça uma revisão no veículo antes de finalizar a compra.

Preços muito mais baixos que o normal são atrativos, mas podem resultar em dor de cabeça no futuro. Normalmente, automóveis vendidos por preços abaixo do tabelado, precisam de muitos reparos, por isso é importante fazer as contas para ter certeza se vale a pena ou se no final o veículo sairá ainda mais caro.

carros seminovos dok despachante usados

Tabela Fipe carros usados

A Tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) foi criada em 1973 para auxiliar Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP).

A Tabela oferece preços médios de veículos usados e é atualizada mensalmente. Os valores estipulados pela Fipe servem apenas como parâmetro.

Os preços efetivamente praticados variam em função da região, conservação, cor, acessórios ou qualquer outro fator que possa influenciar as condições de oferta e procura por um veículo específico.

Para ter certeza que está navegando no site da Fipe basta verificar o endereço de URL que deve ser www.fipe.org.br ou veiculos.fipe.org.br.

Financiamento de carros usados

Assim como os seminovos, os usados também podem ser financiados! Tanto pelo CDC ou pelo Leasing, a forma de financiar é escolhida pelo interessado em comprar o veículo.

Vale ressaltar que antes de escolher um financiamento, é indispensável fazer os cálculos antes para não acabar em uma bola de neve de débitos.

Procurando outros conteúdos sobre veículos?

Confira mais artigos sobre veículos!



Posts relacionados