Laudo cautelar: o que é e como fazer?

Por: Redator DOK

Publicado em 06 de dezembro de 2023 | Atualizado em 19 de dezembro de 2023

Capa Artigo Veja o que é e como fazer o laudo cautelar | DOK

Salve, Motorista! Já parou para pensar em quantas histórias o seu carro guarda?

O laudo cautelar é fundamental para contar a jornada do seu veículo, fornecendo informações sobre possíveis reformas, alterações e personalizações realizadas, tanto por você quanto por todos os seus proprietários anteriores.

A seguir, você descobrirá o que é esse documento, para que ele serve, se existe um laudo cautelar online grátis, se é obrigatório e como pode ser feito.

Esta leitura é indispensável para pessoas interessadas em comprar ou vender um veículo, pois oferece excelentes dicas sobre como conferir a segurança e a originalidade das peças presentes no veículo. Aproveite a leitura, motorista!

O que é laudo cautelar veicular?

Vamos começar pelo básico. O laudo cautelar é um relatório ou documento que registra todas as alterações feitas em um carro ou em uma moto, além de comprovar o bom estado do veículo. 

Diferentemente de uma vistoria veicular, o laudo cautelar tem um teor mais geral, analisando aspectos como a quilometragem e a originalidade das peças internas do automóvel. 

Normalmente, esse documento inclui informações básicas como placa, modelo, cor, cilindradas, carroceria e outros dados que são essenciais para começar a entender o que está sendo comprado ou vendido. 

Também é comum encontrar fotos que apresentam diversos ângulos do objeto analisado, como a traseira e a dianteira, o chassi ou o lacre.

Laudo cautelar para que serve?

O laudo cautelar funciona como o histórico de um veículo e é uma importante ferramenta para garantir que o comércio nesse segmento continue seguro, proporcionando bons investimentos para os motoristas. 

O fato de um laudo cautelar ter sido aprovado ou reprovado é um forte indício do desempenho do veículo, sendo um sinal de alerta para quem está de olho em comprar um novo automóvel.

Além disso, é também um ótimo argumento para vendedores que querem demonstrar a qualidade do veículo que estão repassando.

Isso é estratégico porque, mesmo que você esteja atento aos sinais que devem ser avaliados na hora de comprar ou vender carros, existem alguns quesitos que são internos e não podem ser checados sem o acompanhamento de um profissional. 

Laudo cautelar reprovado, aprovado ou aprovado com apontamentos

Motorista, existem diversos formatos de laudo cautelar, até mesmo devido às suas variadas fontes (falaremos um pouco mais sobre isso adiante). 

Alguns modelos utilizam tabelas mais tradicionais para transmitir informações, enquanto outros usam recursos visuais, como gráficos coloridos, para apresentar o que foi averiguado.

Mas, em todos haverá um resultado que indica o parecer dos profissionais que fizeram esse estudo. Entre as três possibilidades que podem ser determinadas, estão:

  • Laudo cautelar aprovado: indica que não foi encontrada nenhuma irregularidade no carro ou na moto e que, de acordo com os pontos verificados, trata-se de um veículo seguro;
  • Laudo cautelar aprovado com apontamentos: nesses casos, o automóvel passou no teste. No entanto, será necessário ter atenção a algumas observações feitas pelos profissionais envolvidos;
  • Laudo reprovado: o item em questão não está em condições seguras, e foram identificadas irregularidades que exigem ação imediata.
Infográfico sobre possíveis resultados do laudo cautelar | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Saiba mais dicas

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Onde fazer o laudo cautelar?

Existem diversas empresas privadas que oferecem serviços de laudo cautelar. Antes de fechar negócio, é essencial fazer uma pesquisa sobre a instituição com a qual você está negociando e entender a qualidade do serviço que oferecem aos clientes.

Peça indicações, converse com conhecidos, veja comentários online e preste atenção nos detalhes do contrato, como o prazo e as condições de pagamento.

Quanto custa um laudo cautelar

Em geral, o custo de um laudo cautelar no Brasil varia entre R$150,00 e R$400,00. Vale ressaltar que esse documento não é obrigatório e, se solicitada a sua realização, o custo deve ser arcado pelo vendedor, que é quem tem interesse em mostrar a qualidade do que está vendendo.

Isso pode mudar em casos nos quais a venda é feita por concessionárias, bem como o laudo cautelar valor em casos de transações com pessoas jurídicas.

Como fazer laudo cautelar de veículo?

Comece pesquisando sobre a empresa mais interessante para o seu orçamento e seu interesse. Depois da conversa e negociação, já é possível fechar o contrato e levar o automóvel até o local.

Lá, engenheiros ou técnicos registrados realizarão um estudo minucioso para determinar se um carro ou uma moto ainda preserva suas características originais, se está em dia com as informações disponibilizadas no sistema e se está apto a ser vendido.

Como garantir a regulamentação de um carro ou moto?

Todo mundo quer manter seu veículo em condições regulares. Mas, para isso, é preciso estar em dia com os órgãos de trânsito. Isso pode ser um desafio financeiro para muitas pessoas.

Foi pensando nisso que o DOK Despachante facilitou a consulta e pagamento de multas, licenciamento, IPVA e muito mais! 

Aqui no DOK, motorista, você pode consultar possíveis débitos utilizando apenas a placa do veículo. Além disso, consegue  regularizar os documentos do seu veículo pagando os débitos que estão em aberto em até 12 vezes e utilizando até seis cartões de crédito diferentes! Não perca tempo, faça uma consulta e pague agora mesmo!

Conclusão

Como vimos, motorista, o laudo cautelar é um documento fundamental para quem busca transparência e segurança na hora da compra ou venda de um automóvel. Esse documento fornece detalhes sobre o histórico do veículo, eventuais alterações e a condição geral de segurança. 

ipva 2024

Ou seja, o laudo cautelar ajuda na identificação de possíveis irregularidades ou na comprovação da qualidade do automóvel, proporcionando tranquilidade e respaldo aos envolvidos na negociação.  

Vimos também a importância de manter seu veículo regular. Para isso, conte com o DOK, aqui, motorista, você pode consultar e regularizar débitos de forma simples, fácil e online. Faça sua consulta no DOK agora mesmo! 

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn

Tags: detran laudo cautelar, laudo cautelar veicular, laudo cautelar valor, laudo cautelar online grátis


Perguntas frequentes sobre o laudo cautelar

O que é laudo cautelar?

O laudo cautelar é um documento que comprova o bom estado e a originalidade de um carro ou de uma moto, servindo para facilitar negociações de compra e venda e para proteger os motoristas e pedestres.

O que reprova no laudo cautelar?

Peças que não sejam originais e não sejam condizentes com o padrão de qualidade exigido, rachaduras, vidros inadequados, faróis quebrados e qualquer característica que comprometa o bem-estar e a longevidade de um item.

Qual a diferença do laudo cautelar e laudo de transferência?

O laudo de transferência é um resultado da vistoria veicular, que é obrigatória para qualquer transferência de veículo de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

Quem deve pagar pelo laudo cautelar?

Em negociações entre pessoas físicas, esse custo é do vendedor. No entanto, se a transação for feita em uma concessionária, isso pode ser diferente.



Posts relacionados