Como consultar situação do veículo grátis

Por: Nayara Palmieri

Publicado em 20 de janeiro de 2021 | Atualizado em 20 de janeiro de 2021

consultar situação do veículo dok despachante capa

Consultar situação do veículo é um hábito que deveria ser comum na vida de todo proprietário de veículos e daqueles que estão à procura de um veículo usado.

Com a consulta, é possível ver todo o histórico do automóvel, assim como débitos e multas que devem ser quitados.

Há diversas formas de fazer a consulta; por despachantes credenciados, aplicativos e sites de órgãos oficiais do trânsito.

Neste artigo vamos tratar de todas essas formas e das vantagens de realizar a consulta. Continue lendo e acabe com suas dúvidas!

consultar situação do veículo dok despachante casal consultando

Para que serve a consulta da situação do veículo?

Algumas pessoas fazem a consulta veicular apenas quando têm a intenção de comprar um veículo usado. Essas pessoas estão fazendo o certo, a melhor forma de ter acesso a todo o histórico de um automóvel é através da consulta.

Porém, a consulta é útil mesmo que a intenção de comprar um veículo usado não exista. Através da consulta, é possível verificar se há débitos a serem pagos, multas, documentos pendentes ou vencidos e se o veículo é furtado ou clonado.

Realizando a consulta, os proprietários também conseguem se organizar melhor financeiramente, pois ficam sempre por dentro de todos os gastos que terão com o veículo e não são pegos de surpresa.

O que é possível saber ao consultar situação do veículo?

Com uma consulta mais detalhada, é possível saber todo o histórico do veículo. Algumas informações passadas durante a consulta são de extrema importância na hora de realizar a compra de um automóvel usado.

É través da consulta veicular que é possível saber se o veículo possui gravame, débitos, multas, restrições jurídicas, sinistro, se é um veículo de leilão, se o veículo é furtado ou roubado.

É possível também saber se houve adulteração na quilometragem.

Consultar situação do veículo pela placa

É possível fazer a consulta para saber a situação do veículo através da placa de identificação nos portais on-line do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em que o veículo está registrado e pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

É importante lembrar que para realizar a consulta em alguns sites do Detran, é necessário ter também o número do Renavam.

O endereço eletrônico dos portais do Detran varia de acordo com o estado de registro do veículo. Por exemplo, para acessar o portal de São Paulo, o endereço é https://www.detran.sp.gov.br/.

Para ter acesso aos portais de outro estado, basta substituir a sigla de SP pela sigla que representa seu estado, como https://www.detran.mg.gov.br/.

A consulta também fica disponível no aplicativo Sinesp Cidadão. Para saber mais sobre esse app, continue lendo o artigo.

Como consultar situação do veículo SP

Além de poder fazer a consulta pelo Detran, Denatran e pelo aplicativo Sinesp Cidadão, veículos cadastrados em São Paulo também podem ser consultados pelo site do DOK Despachante.

Para a consulta no DOK, basta preencher o formulário de consulta com a placa do veículo ou o número do Renavam e um e-mail ativo. A consulta é grátis, rápida, prática e confiável.

Através da consulta é possível ver se há débitos, multas e infrações. Além de saber sobre a situação dos documentos do veículo.

Consultar situação do veículo pelo Renavam

O Renavam funciona como uma espécie de RG e CPF do veículo. O carro recebe esse número no momento que sai da fábrica. O Renavam é único e intransferível.

Esse número armazena toda informação do veículo, como multas, troca de proprietário, furtos, mudanças nas características, desde sua fabricação, até o dia que sai de circulação.

É possível fazer a consulta de veículos pelo Renavam no site do Detran do estado em que o veículo está registrado.

Consultar situação do veículo pelo Chassi

Atualmente não é possível fazer consultas de veículos apenas com o número do Chassi em sites de órgão públicos.

O chassi é como se fosse o esqueleto do veículo, é a base de todo automóvel, a forma como ele é construído impacta na durabilidade, dinâmica e segurança do veículo.

Cada chassi tem um número próprio, formado por 17 dígitos que indicam o local de origem, modelo do veículo, ano do modelo e número de série do automóvel.

O número do chassi pode ser encontrado no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), ou em algumas partes do carro, como painel de controle, porta do motorista e motor.

Existe um aplicativo que consulta situação do veículo?

O aplicativo Sinesp Cidadão foi criado pela Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) por demanda do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O app está disponível na Google Play e Apple Store, quem desejar logar no aplicativo, precisará ter uma conta no “gov.br”, porém, para fazer as consultas de veículos não é necessário estar logado.

Com o Sinesp Cidadão, é possível ter acesso a informações do carro como marca/modelo, ano, cor, final do chassi e status de roubo ou furto. Para saber essas informações é necessário informar a placa do veículo.

Como funciona o Aplicativo do Poupatempo?

Em maio de 2020 a Prodesp lançou o aplicativo Poupatempo Digital, como forma de não deixar os cidadãos desamparados sem os serviços do Poupatempo, que precisou ficar fechado por conta da pandemia do novo coronavírus.

Através do aplicativo é possível acessar mais de 40 serviços que já estão no portal on-line do Poupatempo, além de ter acesso a outros serviços exclusivos para o app.

Os serviços do Detran que estão disponíveis do aplicativo Poupatempo Digital são:

  • Segunda via da CNH;
  • Renovação da CNH;
  • CNH Definitiva;
  • Certidão de Prontuário;
  • Consulta de Pontos;
  • Consulta de Multas;
  • Pesquisa de Débitos de Veículos de Terceiros;
  • Multas de veículos;
  • Situação do Licenciamento;
  • Consulta de Centro de Formação de Condutor (CFC);
  • Licenciamento (CRLV);
  • Indicação de Condutor;
  • Consulta de Empresa Credenciada de Vistoria (ECV);
  • Autenticidade de Certidões;
  • Acompanhamento da emissão de segunda via de CNH;
  • Consulta de Peças Usadas.

Poupatempo Digital está disponível para Android e iOS e foi desenvolvido de forma que o uso seja fácil e intuitivo, sendo possível fazer alterações na página principal, deixando os serviços que o usuário mais utiliza.

Consultas com o App do Dok Despachante

O DOK Despachante agora conta com um aplicativo para smartphone que já está disponível para download para Android e iOS.

O aplicativo, que está em sua primeira versão, servirá como uma extensão do nosso site, sendo possível cadastrar os veículos de sua propriedade através da placa, número do Renavam e e-mail.

Com os veículos cadastrados, será possível fazer a consulta e pagamento de débitos, multas, documentos e acompanhar os pedidos, além de ser notificado sempre que chegar a hora de regularizar o licenciamento de cada veículo.

É possível consultar situação do veículo pelo nome do proprietário?

A consulta do veículo só pode ser feita se dados sobre o automóvel forem informados. Por medida de segurança, não há uma maneira de consultar apenas com o nome ou CPF do proprietário.

Para fazer as consultas no portal on-line do Detran, é necessário saber a placa e o número de Renavam do veículo. Dependendo do estado em que o veículo está registrado, o número do Chassi também é exigido.

Em despachantes credenciados, normalmente algum dado do veículo, como a placa, e um dado pessoal do proprietário do veículo é necessário para a consulta.

Procurando outros conteúdos sobre Veículos?

Confira os links abaixo para saber mais sobre veículos.



Posts relacionados
como baixar o crlv digital Dok Despachante capa
Como baixar o CRLV digital

Para baixar o CRLV digital no computador e realizar a impressão em casa, o proprietário do automóvel deve acessar o […]

Leia mais…