Volkswagen Voyage se despede após mais de 40 anos de história

Por: Gregory Packs

Publicado em 01 de março de 2023 | Atualizado em 10 de maio de 2024

Capa de artigo sobre Volkswagen Voyage vai sair de linha | DOK

Salve, Motorista! Prepare-se que vem notícia triste: o Volkswagen Voyage vai sair de linha e encerra sua história depois de mais de 40 anos circulando por aí. Fique no artigo e entenda os motivos por trás da decisão e relembre a trajetória do sedã de maior sucesso no Brasil.  

O sucesso do Volkswagen Voyage 

Com mais de 1 milhão de unidades vendidas e merecedor do título de sedã compacto de maior qualidade e conforto da categoria, o Voyage foi lançado em 1981 pela Volkswagen, eleito como o carro do ano em 82 e produzido em terras tupiniquins até 1994.

Já em 1995, o sedã passa a ser produzido apenas na Argentina. O Voyage teve sua produção paralisada por 13 anos, deixando órfãos os grandes fãs do carro, porém retornando ao mercado apenas em 2008.

Essa lacuna, apesar de durar mais de uma década, não foi suficiente para apagar a história e o sucesso do veículo. 

Afinal, logo após seu retorno, o automóvel performa como jogador caro, dispara na frente da concorrência e conquista por muito tempo não só os rankings de mais vendidos – mas também de carro mais roubado.  

Por isso, se você tem um Voyage, já sabe, né? Melhor protegê-lo e não correr riscos: cote já seu plano de seguro auto com o DOK Seguros.  

Mantenha seu veículo em dia!

Por que o Voyage vai sair de linha? 

Nos últimos anos, o que tem agradado de fato os consumidores são os SUVs compactos, por isso, carros sedan ou hatch vêm perdendo espaço no mercado com quedas no registro de novos emplacamentos, segundo a Febranave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).  

Além disso, o Volkswagen Voyage já conta com mais de quatro décadas de existência, é um projeto antigo, desatualizado quando comparado aos concorrentes, sem controle de estabilidade, nem de tração e com apenas dois airbags frontais.  

Dessa forma, assim como o Gol que também vai sair de linha, o Voyage fica para trás e tem sua produção encerrada agora em 2023.

Principalmente, por ser incompatível com as novas normas de segurança e quedas consecutivas nas vendas. O Virtus assume o posto de sedã mais acessível da VW.  

Infográfico versões e modelos do Volkswagen Voyage | DOK
Infográfico feito por Gabriel Rodrigues | DOK Despachante

Saiba mais curiosidades sobre veículos 

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Versões do Volkswagen Voyage que marcaram história 

Com tanto tempo de estrada, é óbvio que o Voyage precisou mudar ao longo de sua trajetória. Além de ter a produção interrompida entre 1996 e 2007, o carro contou com vários facelifts (atualização de componentes e visual do carro).  

Mantenha seu veículo em dia!

E já que Volkswagen Voyage vai sair de linha, confira as principais versões desse clássico, a seguir: 

Voyage S, LS e GLS 

Com a parte mecânica herdada do Passat, motor 1.5, o Voyage foi o primeiro Volkswagen com refrigeração a água. Lançado em 1981, inovou dentro das clássicas linhas características das décadas de 70 e 80.  

Volkswagen Voyage S bege | DOK Despachante
Volkswagen Voyage S | Reprodução: The Garage

Voyage Plus  

O Voyage Plus teve o motor mais potente produzido até então pela VW, foi equipado com faróis de neblina, detalhes do para-choque na mesma cor do carro, além de calotas especiais.  

Lançado em 1983, esse Voyage foi um modelo com quatro portas e, por isso, rejeitado pela população brasileira que preferiu carros com duas portas até meados da década de 90.   

Volkswagen Voyage Plus vermelho | DOK Despachante
Volkswagen Voyage Plus | Reprodução: OLX

Voyage Los Angeles  

O modelo mais raro, e item de colecionador hoje em dia, o Voyage Los Angeles foi uma edição comemorativa em homenagem aos jogos olímpicos de Los Angeles de 1984.

Disponível em cor única, seu azul exclusivo foi rotulado como muito chamativo pelos consumidores e acabou não fazendo muito sucesso na época.  

Mantenha seu veículo em dia!
Voyage Los Angeles 1984 | DOK Despachante
Voyage Los Angeles | Reprodução: Car Throttle

Super Voyage

O primeiro Voyage a ter câmbio de cinco marchas, o Voyage Super, lançado em 1986, contava com ar-condicionado, versão duas ou quatro portas, além de motor 1.8.

O carro foi marcado pela sua arrancada que chegava de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos e atingia até 166 km/h. Foi, sem dúvidas, um dos carros mais velozes da década de 80. 

Volkswagen Voyage Super na cor bege | DOK Despachante
Voyage Super | Reprodução: OLX

Volkswagen Voyage Sport  

A única versão do Voyage realmente esportiva, o Voyage Sport tinha visual discreto, porém mecânica apimentada para continuar vivo no mercado e se consolidar no segmento do esporte fino.  

Esse veículo, lançado em 1994, contava com bancos anatômicos Recaro, painel especial, rodas de liga leve e volante com acabamento em couro estilo quatro bolas.  

Volkswagen Voyage Sport preto | DOK Despachante
Volkswagen Voyage Sport | Reprodução: Mercado Livre

Novo Voyage  

O retorno do Voyage ao mercado! O sedã compacto de maior sucesso no Brasil reestreia em 2008 com o motor transversal do seu primo Gol e em quatro versões: 1.0, 1.6, 1.6 trend e 1.6 comfort line.  

O Novo Voyage contou com várias reestilizações ao longo dos anos para manter o fôlego nas vendas: a primeira, já em 2012, quando é equipado com os faróis do FOX; em 2014, com a belíssima versão Evidence; em 2016, com pequenas alterações externas; e em 2019, com câmbio automático de seis marchas.

Quer manter seu veículo em dia?
Novo Voyage Evidence branco | DOK Despachante
Novo Voyage Evidence | Reprodução: iCarros

Carro Voyage paga IPVA? 

O Volkswagen Voyage pode ou não estar sujeito à cobrança de IPVA dependendo do ano que foi fabricado e do estado no qual é registrado.  

Em São Paulo e no Paraná, os Voyages fabricados até 2002, não têm cobrança de IPVA. Para saber se o seu Voyage paga ou não IPVA, consulte a legislação do imposto da sua unidade federativa e consulte a situação do seu veículo no site do DOK.

Conclusão  

Carro do coração de muitos brasileiros, o Voyage certamente foi um veículo que marcou história e gerações, sendo considerado um dos carros mais rápidos da década de 80 e também campeão em vendas nos anos 2010.

Neste artigo, você pôde relembrar os marcos do sucesso desse Volkswagem, bem como alguns detalhes das principais versões do Voyage. Além disso, também ficou por dentro dos motivos que levaram a Volkswagen a encerrar a produção do sedã e mais sobre a cobrança e IPVA desse ícone.

A notícia de que o Voyage vai sair de linha com certeza entristece muitos fãs do modelo, mas e aí, você vai ficar com saudades dele? 

Quer saber quais serão os outros carros que vão sair de linha ou os lançamentos de 2023? É só acessar nosso blog ou canal do YouTube

Mantenha seu veículo em dia!

Pensando em comprar o seu Voyage? Então, primeiro, não se esqueça de consultar a situação do documento do veículo. Para isso, é só acessar o site do DOK que, em pouquíssimos minutos, você descobrirá de maneira gratuita, se o carro em negociação está com a documentação em dia!  

Não perca nenhuma novidade do universo automobilístico e acompanhe nossas outras redes sociais: TikTok, Instagram, Facebook e LinkedIn.    

TAGS: fotos do carro voyage / volkswagen voyage antigo / carro voyage 2020 / volkswagen voyage 1.0 


Perguntas frequentes sobre Volkswagen Voyage 

Quantas versões teve o Volkswagen Voyage?

Com mais de 40 anos de história, o Voyage conta com mais de 12 versões com diferenças não só estéticas, mas também mecânicas e de performance.

Quando foi lançado o Volkswagen Voyage?

O Volkswagen Voyage foi lançado em 1981 e tem sua produção encerrada agora em 2023.

Por que o Voyage vai sair de linha? 

Com mais de quatro décadas de existência, o Volkswagen Voyage tem um projeto antigo, desatualizado e incompatível com as novas normas de segurança. Além disso, nos últimos anos, o número de novos emplacamentos só cai.



Posts relacionados