Carros que vão sair de linha em 2023: confira os modelos cuja produção chega ao fim

Por: Gregory Packs

Publicado em 24 de fevereiro de 2023 | Atualizado em 10 de maio de 2024

Capa de artigo carros que vão sair de linha em 2023 | DOK

Salve, Motorista! Todos os anos, as montadoras, como Fiat, Volkswagen, Renault e outras, encerram a produção de vários modelos para dar lugar a novos lançamentos de carros, e, com certeza, também, novas histórias.

Fique no artigo e confira os carros que vão sair de linha em 2023 e que deixarão saudade.

Carros da Volkswagen que vão sair de linha em 2023

Com quase 70 anos de história no Brasil, a Volkswagen sabe muito bem como produzir carros que estacionam não só em garagens, mas também no coração dos brasileiros, como o Fusca, o Santana, o Gol e a Kombi.

A VW é a maior produtora de automóveis do país, com mais de 24 milhões de exemplares fabricados.

Quer manter seu veículo em dia?

Porém, como toda boa história tem um final, a montadora constantemente tira alguns modelos de linha para dar espaço a novos.

Confira, a seguir, os modelos de carros da Volkswagen que vão sair de linha em 2023.

Gol

Ícone das estradas brasileiras, o Gol, especialmente em sua versão rebaixada, dominou por completo o coração de muitos motoristas e marcou história por ser o carro com mais tempo de mercado.

Afinal, foram 43 anos de produção que se encerram, de vez, agora em 2023.

Entenda mais sobre o encerramento da produção do Gol neste vídeo do DOK.

Voyage

Chamado por muitos como “Gol sedan”, o Voyage já conta com mais de 40 anos de história, foi exportado para mais de 58 países e teve mais de 1 milhão de unidades vendidas.

Assim como o Gol, o Voyage vai sair de linha agora em 2023 por ser incompatível com as novas normas de segurança e, também, por decisão da montadora em seguir a tendência dos SUVs compactos.

Veja mais sobre a história do Voyage neste vídeo do DOK.

Carros da Fiat que sairão de linha em 2023: confira

Fundada em 1899 em Turim na Itália, a FIAT chegou ao Brasil em 1973 na cidade de Betim, interior de Minas Gerais, e foi líder de vendas do segmento em 2022, segundo dados da Fenabrave.

A multinacional conquistou o coração do mercado automobilístico brasileiro após o lançamento do Fiat Uno.

O fim do Fiat Uno

Adorado pelo bolso dos brasileiros e, por isso, um dos carros mais populares do país, o Fiat Uno contou com oito versões e um imenso legado no coração dos motoristas.

Em 2022, foi lançada uma versão exclusiva de despedida, o “Uno Ciao” para fechar com chave de ouro 38 anos de história.

O carro tem sua produção encerrada e sai de linha agora em 2023.

Relembre a trajetória do Uninho neste vídeo do DOK.


Saiba mais curiosidades sobre veículos

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:


Mais carros que chegaram ao fim da produção

Para conseguir atender os desejos e necessidades do mercado, todo ano as montadoras fazem lançamentos de carros e também encerram a produção daqueles que deixaram de fazer sentido para os consumidores ou não cumprem as atualizações de normas de segurança.

Por isso, tirar veículos de linha é uma prática comum e necessária tanto para a construção de um trânsito mais seguro, quanto para dar um novo fôlego às vendas.

Além disso, a reestilização é algo bastante frequente no universo automobilístico e é feita a partir da alteração de design, equipamentos e componentes, a fim de atualizá-lo para o mercado, como as várias versões de um mesmo modelo.

Veja mais modelos de carros que darão tchau este ano:

Renault Sandero

Espaçoso, estável e super confortável, o Renault Sandero teve sua estreia nas ruas em 2007 e inicia sua aposentadoria agora em 2023, a partir do anúncio do encerramento da produção.

Um dos modelos mais negociados do mercado, o hatch será substituído pelo Renault Stepway, que promete agradar os consumidores que estão na febre dos SUVs compactos.

Carros que vão sair de linha em 2023: Renault Sandero | DOK
Reprodução: Motor Show

Renault Logan

Lançado em 2004 e recém chegado ao Brasil em 2006, o sedã médio de maior qualidade do mercado brasileiro vai sair de linha também para dar lugar ao Stepway, o novo SUV compacto da Renault.

O Logan chegou a ser comercializado em 50 países ao redor do mundo, sendo produzido inclusive no Brasil.

Carros que vão sair de linha em 2023: Renault Logan | DOK
Reprodução: Renault

Renault Captur

Mesmo com o último facelift, isto é, reestilização, e upgrade de motor, o Renault Captur teve quedas consecutivas em suas vendas por vários anos. Além disso, o fim das atividades da Renault na Rússia, serviu como gota d’água para o encerramento da produção do Captur aqui no Brasil.

Lançado em 2013, na Europa, o crossover só chegou ao Brasil em 2017 e encerra sua história já em 2023.

Carros que vão sair de linha em 2023: Renault Captur | DOK
Reprodução: Renault | Fotografia por Rodolfo Buhrer

Vale a pena comprar carro fora de linha?

Essa é uma questão que depende muito do seu objetivo com o veículo. É preciso considerar os seguintes fatores para saber se a compra do carro fora de linha compensa ou não para você:

  • Para que servirá o carro? Coleção, trabalho, passeio etc.;
  • O carro é valorizado no mercado? Verifique a taxa de desvalorização do veículo comparando o preço de tabelas FIPE de anos consecutivos;
  • É fácil encontrar peças de reposição? Elas são caras?
  • O documento está regularizado? Saiba como descobrir isso mais adiante.

A principal vantagem em relação ao mercado de seminovos é o preço do seguro, que é mais barato do que para carros zero quilômetro. Aliás, você pode fazer a cotação do seguro e comparar as melhores opções com o DOK Seguros.

Descubra os planos de seguro auto perfeitos para você de maneira prática e fácil no Whats App +55 (15) 99801-8985 e fale com a nossa corretora especializada no assunto.

Confira a situação do veículo

Se você vai comprar um seminovo, tenha muita atenção! Afinal, é preciso ter certeza da situação do documento do carro antes de fechar negócio. Mas calma, que nisso o DOK também pode te ajudar.

Consulte multas, IPVA e licenciamento do veículo com o DOK e descubra se há débitos pendentes no carro que você está querendo comprar. Saiba como a seguir:

  • Acesse nosso site;
  • Informe a placa ou Renavam do veículo no formulário no topo da página;
  • Insira um e-mail que você costuma usar;
  • Clique em “Consultar grátis” e pronto!

Na tela, aparecerão todas as pendências referentes ao documento do veículo e então você poderá decidir sobre o andamento da compra do automóvel.

Conclusão

Todos os anos, as montadoras alteram o catálogo de veículos disponíveis, seja por meio de lançamentos de novos carros, facelifts ou reestilizações, como será o caso da Chevrolet em 2023, ou pelo encerramento da produção de alguns modelos, decisão que veio com força no caso da Renault e Volkswagen.

Os motivos para tirar um carro de linha são diversos, mas existem dois eixos principais que são analisados: ritmo de vendas, que variam de acordo com a realidade de cada país e do gosto dos consumidores, e normas de segurança, que podem ser atualizadas e tornar o carro incompatível com elas ou elevar demais o valor do veículo e desagradar os consumidores.

Neste artigo, você pôde conferir os principais carros que vão sair de linha em 2023. Além desses, os seguintes modelos também terão a produção encerrada e/ou não chegarão ao Brasil neste ano: BMW X1, BMW série 3, Mitsubishi ASX e Honda WR-V.

Gostou desse conteúdo? Não quer perder nenhuma novidade? Então acesse nosso blog para ler outros artigos e siga nossas redes sociais: TikTok , Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn.  

TAGS: carros fora de linha / carros da chevrolet que sairam de linha / qual carro vai sair de linha


Perguntas frequentes sobre carros que vão sair de linha em 2023

Quais os carros que vão sair de linha em 2023?

Uno, Gol, Voyage, Captur, Sandero e Logan serão os principais modelos que terão a produção encerrada em 2023.

Quais os carros da fiat que saíram de linha?

Em 2023, o Fiat Uno se despede de vez do mercado brasileiro após 38 anos. Além disso, a montadora encerrou a produção do Siena, Doblô e Palio em anos anteriores.

Quais os carros da Volkswagen que não serão mais fabricados em 2023?

Em 2023, a Volkswagen tirou de linha o Gol e o Voyage, carros que foram um verdadeiro sucesso no Brasil, porque os modelos deixaram de ser compatíveis com novas normas de segurança.

O carro gol vai sair de linha?

Em 2022, foi feito a versão de despedida Gol Last Edition e, agora em 2023, o auto sai de vez do catálogo da Volkswagen.



Posts relacionados