Volkswagen Fox: fim da linha e agora, será que ainda vale a pena?

Por: Gregory Packs

Publicado em 07 de maio de 2024 | Atualizado em 07 de maio de 2024

Capa Artigo Volkswagen Fox será que ainda vale a pena comprá-lo em 2024 | DOK

Salve, Motorista! Procurando um hatchback com preço mais acessível ideal para o dia a dia na cidade, que seja resistente e confiável? Então, continue a leitura e conheça as vantagens e desvantagens de comprar um Volkswagen Fox usado em 2024.

A história do Volkswagen Fox

O Volkswagen Fox entrou no mercado brasileiro em outubro de 2003, como linha 2004. No entanto, após dezoito anos de produção nacional em São José dos Pinhais, no Paraná, a fabricação do modelo foi encerrada em novembro de 2021.

Conhecido por seu amplo espaço interno, eficiência de desempenho, boa dirigibilidade, preço acessível, baixo custo de manutenção e altura elevada do solo, o Volkswagen Fox se tornou um queridinho entre os consumidores brasileiros, sendo um verdadeiro sucesso de vendas ao longo dos anos.

Em 2023, o Fox conquistou novamente destaque ao figurar como o sétimo modelo usado mais vendido, com um total de 266.804 unidades comercializadas, de acordo com dados da Fenauto.

Fim da linha

Aposentado assim como o Gol e o Voyage, o Fox sair de linha foi resultado de uma série de fatores, tais como:

  • Mudança no perfil do mercado na tendência SUV;
  • Aumento dos custos de produção;
  • Normas de segurança mais rigorosas;
  • Novos lançamentos da Volkswagen.

Apesar da despedida, o Fox deixa um legado de sucesso e continuará presente na memória dos brasileiros como um carro que marcou a história de muitas famílias brasileiras.

Quer manter seu veículo em dia?

Relembre as principais versões do Volkswagen Fox

Atualmente, disponível somente no mercado de carros usados, o Fox conta diversas configurações ao longo dos anos. Relembre as versões mais marcantes do Volkswagen Fox a seguir:

Volkswagen Fox Connect

Com mais de 10 anos de produção, o Fox Connect é a versão de entrada do modelo, equipada com motor 1.6 MSI Flex de 101 cv e 156 Nm de torque, além de câmbio manual de 5 marchas.

Foto de Volkswagen Fox Connect | DOK

Volkswagen Fox Xtreme

Produzido por mais de 15 anos no Brasil, esse Fox totalmente inspirado no off-road vem com visual marcante e aventureiro. Além disso, conta com motor 1.6 MSI Flex de 101 cv, 156 Nm de torque e câmbio manual de 5 marchas.

Foto de Volkswagen Fox Xtreme | DOK

Volkswagen Fox Pepper

Com visual esportivo e icônico, o Volkswagen Fox Pepper foi uma versão intermediária do Fox lançada em 2018. Infelizmente, a linha Pepper teve vida curta e também teve sua produção encerrada.  

Foto de Volkswagen Fox Pepper | DOK

Saiba mais sobre veículos

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Vale a pena comprar um Fox em 2024?

A decisão de comprar um Volkswagen Fox em 2024 depende das suas necessidades e preferências individuais. 

Quer manter seu veículo em dia?

Com muitos pontos positivos, mas também outros negativos, é preciso considerar diversos fatores tanto do veículo como da sua rotina e orçamento, além de comparar outras opções no mercado. 

Confira a seguir as principais vantagens e desvantagens do Volkswagen Fox e fique por dentro das médias de consumo:

Vantagens

Conheça os principais pontos fortes do Fox na lista a seguir:

  • Economia de combustível;
  • Fácil de manobrar e dirigir;
  • Mecânica confiável e resistente;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Espaço interno bom para um carro compacto;
  • Porta-malas espaçoso para a categoria;
  • Vencedor na categoria “Custo Benefício” da Revista Motor Show em 2021.

Desvantagens

Conheça os principais pontos fracos do Volkswagen Fox na lista abaixo:

  • Acabamento interno simples, em sua maioria de plástico;
  • Suspensão dura, que pode ser desconfortável em viagens longas ou em ruas esburacadas;
  • Desempenho fraco, especialmente na versão 1.0;
  • Ruídos internos, principalmente em pisos irregulares ou com o carro carregado;
  • Nem todas as versões do Fox possuem airbags laterais e de cortina como itens de série, o que compromete a segurança do veículo;
  • Problemas crônicos comuns, como falhas na caixa de direção, chave que não entra na ignição, manchas e infiltração nos faróis e lanternas, dificuldade em dar partida e desgaste prematuro dos pneus.

Consumo

O Volkswagen Fox equipado com o motor 1.6 MSI Flex tem as seguintes médias de consumo:

  • Gasolina: 11,6 km/L, na cidade, e 13,9 km/L, na estrada;
  • Etanol: 7,8 km/L, na cidade, e 9,7 km/L, na estrada.

Conclusão

De maneira geral, o Volkswagen Fox é um carro excelente para quem precisa de um veículo que atenda às demandas do dia a dia, sendo ideal para pequenas famílias e pessoas que não pegam a estrada com frequência. 

Quer manter seu veículo em dia?

No entanto, é importante observar que para ter um Fox em 2024, é preciso recorrer ao  mercado de veículos usados, viu, motorista? 

Por isso, para garantir uma compra segura, é essencial verificar a situação do veículo consultando a placa junto ao Detran, para identificar possíveis multas e atrasos no IPVA. E caso seja necessário regularizar a situação do veículo, fique tranquilo!

Aqui no DOK, você realiza o licenciamento online e fica em dia com IPVA, multas e outros débitos veiculares de maneira prática, fácil e livre de burocracias. Basta acessar o site do DOK e conhecer as formas de pagamento que cabem no seu bolso!

Gostou do conteúdo? Então, tenho certeza que vai adorar conhecer o nosso blog. Para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo automotivo, acompanhe-nos nas redes sociais Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn

Tags: tabela de revisão volkswagen fox, notícias sobre volkswagen fox, interior volkswagen fox


Perguntas frequentes sobre Volkswagen Fox

Qual o valor de um Fox?

Os preços de Fox usados no Brasil variam entre R$ 35 mil a R$ 65 mil para modelos fabricados entre 2018 e 2021, segundo a tabela Fipe.

Qual é o melhor modelo do Fox?

Isso varia conforme as suas necessidades e prioridades. Se você busca por um carro mais econômico para o dia-a-dia na cidade, a melhor opção é o Fox Connect, agora se busca por estilo e aventura, opte pelo Fox Xtreme.

Por que o Fox saiu de linha?

Os principais motivos para o encerramento da produção do Fox foram a mudança do perfil do consumidor, que agora prefere SUV, estratégia de mercado da Volkswagen, aumento dos custos de produção, além de endurecimento das normas de segurança dos veículos.



Posts relacionados