Como refinanciar veículo: cálculo, simulador e muito mais!

Por: Matheus Packs

Publicado em 08 de abril de 2024 | Atualizado em 08 de abril de 2024

Capa Artigo Como refinanciar veículo veja o guia completo para reduzir parcelas | DOK

Salve, Motorista! Financiou o seu carro e agora as parcelas estão pesando no orçamento? Continue a leitura e descubra tudo sobre como refinanciar o seu veículo e economizar mês a mês!

O que é refinanciamento de carro, moto ou caminhão?

Refinanciar um veículo envolve trocar o contrato de financiamento existente por um novo, com termos e condições diferentes do contrato original. Em resumo, é como trocar as “regras” do seu financiamento atual por outras diferentes que se encaixem melhor na sua realidade.

Geralmente, o refinanciamento de carro, moto, caminhão ou qualquer outro veículo serve para:

  • Reduzir as taxas de juros;
  • Diminuir o valor das parcelas, estendendo o prazo do financiamento;
  • Obter capital para outros fins.

Como refinanciar um veículo?

Refinanciar um veículo nem sempre é uma possibilidade para todos os motoristas, além de ser um processo bastante burocrático que depende ativamente de instituições bancárias ou de crédito.

Dica de ouro

Entenda como funciona o refinanciamento de veículos no passo a passo a seguir:

  • Escolha a instituição financeira: compare as taxas de juros, prazos de pagamento e outras condições oferecidas no mercado;
  • Faça várias simulações: utilize os simuladores online para estimar as parcelas e o montante total do refinanciamento e também consulte gerentes bancários para estudar (e negociar!) todas as possibilidades;
  • Apresente os documentos solicitados: CPF, RG, comprovante de renda e de residência, CNH, CRLV-e e entre outros;
  • Faça uma avaliação do veículo: geralmente, será feita pela instituição financeira para cálculo de taxas e condições do novo contrato;
  • Aguarde a aprovação: seu histórico de crédito será avaliado e os responsáveis decidirão sobre a aprovação ou não do refinanciamento;
  • Assinatura do contrato: em caso de aprovação, você receberá os recursos do novo financiamento e assinará o contrato.
Infográfico sobre como refinanciar um veículo | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

É possível refinanciar veículo com parcelas atrasadas?

Embora seja possível, é importante estar ciente de que as instituições financeiras podem considerar essa situação como um sinal de risco e, portanto, acabar oferecendo condições menos favoráveis em comparação com um refinanciamento de veículo sem histórico de atrasos.

Dessa forma, as taxas de juros podem ser mais altas e os prazos de pagamento podem ser mais curtos ao refinanciar um veículo com parcelas em atraso. Isso ocorre porque os credores estão assumindo um risco maior ao emprestar dinheiro a alguém que já demonstrou dificuldades em manter os pagamentos em dia.

É possível refinanciar veículo quitado?

Sim, é possível refinanciar um veículo quitado. Isso permite que você obtenha um novo empréstimo, usando o seu carro como garantia, e serve para conseguir dinheiro extra para outras necessidades financeiras.

Dica de ouro

Motorista, entenda como funciona um empréstimo com garantia de veículo neste outro artigo.


Saiba mais dicas

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:  


Qual o melhor banco para refinanciamento de veículos?

Infelizmente, não existe uma resposta pronta para isso. Afinal, as condições de refinanciamento dependem muito do perfil de quem assumiu o financiamento original.

Fatores como score do CPF, histórico de compra e débitos, perfil de consumidor e entre outros, são decisivos na hora de ter o refinanciamento do veículo aprovado ou negado, bem como no recálculo de taxas, juros e prazos. 

Dica para evitar problemas

Por isso, o melhor a fazer é pesquisar em simuladores e conversar e negociar com os  gerentes responsáveis pelo assunto em cada instituição financeira.

Refinanciamento de veículos simulador

É possível simular o refinanciamento do seu veículo online, através do Internet Banking em algumas redes bancárias, e também diretamente com os gerentes responsáveis pelo assunto em instituições financeiras.

Algumas opções de simuladores online são:

  • Serasa e-Cred e parceiros;
  • Creditas;
  • Sim;
  • Bom para Crédito.

Vale a pena refinanciar veículo?

A decisão de refinanciar um veículo depende das suas necessidades individuais e também da sua situação financeira. Assim, algumas vantagens e desvantagens a serem consideradas incluem:

Dica para evitar problemas
  • Redução das taxas de juros;
  • Diminuição do valor das parcelas;
  • Obtenção de capital para outras finalidades;
  • Combinar várias dívidas em apenas uma;
  • Melhoria do histórico de crédito.

Por outro lado, algumas desvantagens do refinanciamento de veículo podem ser:

  • Pagamento de novas taxas;
  • Aumento do prazo do financiamento;
  • Risco de inadimplência;
  • Possibilidade de não aprovação do refinanciamento.

Cálculo de refinanciamento de veículo

Para calcular o refinanciamento, as instituições financeiras usam fórmulas complicadas e fatores de avaliação internos, já citados anteriormente.

No entanto, resumindo essa história, o processo envolve pegar o saldo devedor do seu financiamento atual, adicionar os juros do novo financiamento (calculados com base na taxa de juros e no prazo do refinanciamento) e dividir esse total pelas parcelas do novo financiamento para, então, chegar ao valor da nova parcela.

Conclusão

Refinanciar um veículo pode ser uma estratégia inteligente para reduzir parcelas, obter dinheiro extra para outros propósitos ou ainda aproveitar taxas de juros mais baixas.

Dica para evitar problemas

Por isso, para aumentar suas chances de ter o refinanciamento do seu veículo aprovado, o ideal é estar com toda a documentação do automóvel em dia e o DOK Despachante está aqui para resolver isso por você.

Afinal, com o DOK você parcela IPVA, multas, licenciamento e até mesmo a Dívida Ativa do seu veículo em até 12 vezes, de maneira prática, fácil e livre de burocracias. 

Além disso, é possível fazer tudo isso usando, ao mesmo tempo, até seis cartões de crédito diferentes. Acesse o site do DOK e redescubra a tranquilidade!

Gostou do conteúdo? Então, tenho certeza que vai adorar conhecer o nosso blog. Para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo automotivo, acompanhe-nos nas redes sociais Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn.

Dica de ouro

Tags: refinanciar carro, refinanciamento de caminhão


Perguntas frequentes sobre como refinanciar veículo

Qual o procedimento para refinanciar um veículo?

O procedimento envolve escolher uma instituição financeira, fazer uma simulação, enviar os documentos necessários, aguardar a aprovação e assinar o contrato.

É vantagem refinanciar veículo?

Refinanciar um veículo pode ser vantajoso para reduzir taxas de juros, diminuir parcelas ou obter capital para outros fins, mas depende da situação financeira individual e das condições oferecidas pelo novo contrato.

Quanto custa para refinanciar um veículo?

O custo para refinanciar um veículo pode variar, incluindo taxas administrativas, avaliação do veículo e possíveis encargos adicionais, além dos juros aplicados ao novo contrato de financiamento.



Posts relacionados