O guia definitivo de vantagens e desvantagens do financiamento de carro

Por: Redator DOK

Publicado em 07 de dezembro de 2023 | Atualizado em 11 de abril de 2024

Capa Artigo Veja as vantagens e desvantagens do financiamento de carro | DOK

Salve, Motorista! O momento do financiamento de carro costuma ser um motivo de preocupação para muitos motoristas que estejam dando um passo em direção a um novo automóvel.

Mas em tempos de economia volátil, esse recurso se tornou essencial para garantir que muitas pessoas consigam adquirir seus próprios veículos.

Foi pensando nisso e no esclarecimento de dúvidas para que todos possam fazer o financiamento de carro com confiança que este guia foi desenvolvido.

Aqui, você encontrará as vantagens, as desvantagens, como funciona financiamento de carro e qual é o passo a passo para usar essa ferramenta da melhor maneira possível. 

ipva 2024

Aproveite a leitura e lembre-se de salvá-la entre os seus favoritos para poder acessá-la sempre que necessário.

O que é o financiamento de carro?

Trata-se de um processo cujo objetivo é facilitar o pagamento e o acesso a carros para a população. De forma resumida, o indivíduo recebe um empréstimo para comprar o carro e consegue fazer negociar parcelas mais flexíveis e confortáveis para o seu bolso. 

É comum que esse formato inclua juros ao longo de um período de tempo que foi acordado em contrato.

Essa opção é indicada para está entre alugar ou comprar carro, ou para quem precisa de uma ajuda para conseguir pagar um automóvel e está disposto a se comprometer por longos períodos a esse débito. Geralmente, o financiamento de carro usado ou novo, é oferecido por bancos, cooperativas de créditos e instituições financeiras em geral.

Existem diversas categorias desse recurso. Você pode conhecê-las a seguir.

Os tipos de financiamento de carro

Motorista, há muitos tipos de financiamento de carro disponíveis ao público. A ideia é estudá-los e entender qual é o que faz mais sentido para o seu projeto a curto, médio e longo prazo. Entre as principais categorias, destacam-se:

  • Financiamento direto com o banco: é o formato mais comum, em que o comprador consegue um empréstimo diretamente com seu banco de preferência.
  • Leasing: nesse caso, o comprador paga para usar o veículo, mas não se torna dono dele. Geralmente, são feitos pagamentos mensais mais baixos do que nos financiamentos tradicionais.
  • Financiamento pelo concessionário: o próprio concessionário também pode oferecer um financiamento de carro. É comum ver esse formato feito a partir de parcerias com instituições bancárias e, apesar de ser conveniente, os termos podem ser mais complexos.
  • Empréstimo pessoal: uma outra possibilidade é a busca por um empréstimo não tem uma relação direta com a aquisição do veículo. As opções são mais amplas, mas os juros podem ser mais altos.
  • Consórcio: muito famoso, o consórcio envolve um grupo de indivíduos com interesse em comum, oferecendo cartas de crédito para contemplados a cada período determinado de tempo.
Infográfico sobre os tipos de financiamento de carro-DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino – DOK

Saiba mais sobre dicas

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


O que analisar antes de fazer um financiamento de carro?

Existem algumas estratégias que podem ajudar consumidores a obterem um melhor aproveitamento em seus projetos de compra de veículos. 

A principal dica que temos é a seguinte: não deixe que a euforia de realizar um sonho tire a sua atenção dos cuidados necessários com cada contrato. É possível que as parcelas acabem pesando no bolso e você precise refinanciar o veículo.

Aqui estão alguns requisitos que precisam ser analisados com cuidado extra durante essa etapa:

  • Taxa de juros financiamento de carro: negocie ao máximo esse item, já que terá um impacto significativo no valor que será investido. Confira se essas taxas fazem sentido para você e com o prazo de pagamento desejado.
  • Prazo do financiamento: analise os seus planos de vida para entender qual formato de prazo é mais interessante para você. Períodos maiores oferecem mensalidades menores, mas podem representar mais juros.
  • Entrada: é possível que a instituição com a qual você está negociando solicite uma entrada. Se isso acontecer, considere que maiores entradas geralmente resultam em menores juros.
  • Score de crédito: para que o seu pedido de financiamento de carro seja aprovado, é necessário que o seu score de crédito seja positivo. Ter isso te ajudará a obter melhores condições de negociação.
  • Seguro: não se esqueça de conferir se existe alguma vantagem em relação ao seguro oferecido pela financiadora, já que esse recurso é obrigatório.
  • Valor residual: em alguns formatos, há a chance de devolver o carro e renovar o contrato para adquirir um novo modelo.
  • Documentação: apresente documentos como comprovantes de renda, identificação e até mesmo referências bancárias para reforçar o seu compromisso de assumir financiamento e aumentar as suas chances de sucesso.
  • Instituição financeira: verifique as avaliações de clientes e estude o histórico das empresas as quais está negociando para garantir que o atendimento será eficiente.
  • Riscos: tenha reservas e planos alternativos para mudanças que possam ocorrer, seja no âmbito social, econômico ou pessoal.

O que aprova – ou rejeita- o financiamento de carro?

Fatores como bons scores de crédito, documentação em dia, rendas mensais constantes e planejamentos consolidados são elementos que tendem a contribuir para que um financiamento de carro seja aprovado.

Já em casos de rendimentos incondizentes com o modelo do carro escolhido, dívidas em aberto e documentação desatualizada, há uma maior chance de rejeição por parte da instituição financeira. 

Motorista, se quiser, você pode optar por simular financiamento de crédito e conferir se as suas condições atuais são benéficas para o modelo desejado. Alguns sites também oferecem calculadoras que ajudam a entender como calcular financiamento de carro.

E lembre-se, motorista, se estiver pensando em vender seu carro antigo para melhorar a entrada para o financiamento do carro novo, você deve manter os documentos regulares.

Para verificar se está tudo certo com o seu veículo, faça uma consulta com o DOK! Para isso, basta informar a placa do seu veículo e um e-mail. É rápido, prático e online!

Conclusão

Motorista, ao longo deste guia, falamos sobre o financiamento de carro, um passo significativo na vida de muitos em direção à aquisição de um novo veículo. Hoje em dia, compreender as opções disponíveis e os cuidados necessários é essencial para garantir uma escolha financeira consciente. 

ipva 2024

Seja optando por financiamento direto com o banco, leasing, financiamento pelo concessionário, empréstimo pessoal ou consórcio, a decisão precisa estar alinhada ao seu planejamento e condições, considerando taxas de juros, prazos e outros fatores.

Lembre-se também, motorista, de avaliar a situação dos documentos do seu veículo atual. O DOK Despachante está aqui para facilitar esse processo, permitindo consultas rápidas e online. Assim, motorista, você estará no controle da sua jornada automotiva, pronto para dirigir com confiança e segurança seu carro novo. 

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no InstagramFacebookYouTubeTikTok e LinkedIn

Tags: simular financiamento de carro, financiamento de carro usado, taxa de juros financiamento de carro


Perguntas frequentes sobre financiamento de carro

Qual é a renda mínima para financiar um veículo?

Isso vai depender da instituição com a qual você está negociando e do modelo de carro do seu interesse. No entanto, a legislação reforça que as parcelas de um financiamento não podem representar mais de 30% da renda bruta de um consumidor.

Como é feita a análise de crédito para financiamento de carro?

São cumpridas etapas como a coleta de informações, documentação, consulta ao Score de Crédito, estudo da capacidade de pagamento, verificação da relação dívida/receita e, por fim, a decisão de crédito.

Quais as vantagens de financiar um veículo?

O acesso imediato ao veículo, o pagamento parcelado, a construção de histórico de crédito e a flexibilidade de mensalidades.



Posts relacionados