Saiba quais são os carros mais roubados no Brasil em 2021

Por: Gregory Packs

Publicado em 13 de agosto de 2021 | Atualizado em 27 de novembro de 2023

carros mais roubados Dok Despachante capa blog

Basta ligar a televisão para perceber que o cenário de segurança no Brasil anda escasso, independente de qual segmento estamos tratando. No trânsito, além de acidentes envolvendo veículos e pedestres, temos os casos de furtos e roubos. Neste artigo iremos falar sobre os carros mais roubados no país.

Além do ranking dos modelos mais roubados, também vamos dar dicas de como se proteger e proteger seu bem, por isso recomendamos a leitura até o final! Confira o texto!

carros mais roubados Dok Despachante infográfico

Ranking de carros mais roubados no Brasil

A empresa de monitoramento veicular, Ituran Brasil fez um levantamento para listar os veículos mais roubados de 2020. Com essa lista, conseguimos ver que os carros populares, como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Fiat Palio estão entre os mais roubados.

Confira a lista completa abaixo:

RankingModelo
Volkswagen Voyage
Renault Logan
Fiat Siena
Chevrolet Onix
Chevrolet Prisma
Fiat Uno
Ford Ka
Fiat Fiorino
Fiat Palio
10ºHyundai HB20

Os três primeiros carros mais roubados são sedans, o gerente de operações da Ituran, Rodrigo Boutti, explica que os modelos sedans são os que mais têm demanda nos desmanches clandestinos e por isso são os que ficam mais na mira dos assaltantes.

Como consultar placa de carro roubado

Existe um método descomplicado para saber se um carro é roubado ou não, podendo ser feito através de um smartphone. Confira o passo a passo!

  • Baixe o aplicativo Sinesp Cidadão na Play Store ou na App Store, dependendo do sistema operacional do smartphone;
  • Após a instalação do aplicativo, basta abri-lo e clicar em “veículos”;
  • Depois, preencha os campos da placa do veículo, letras e números, e pressione o botão “checar situação”
  • Confira a mensagem para saber se o veículo em questão foi ou não roubado.

Ao detectar alguma irregularidade com o automóvel, o aplicativo alerta o usuário e dá a opção de ligar para a polícia, que envia uma equipe ao local para averiguar a situação. O aplicativo também mostra o modelo do veículo, ano de fabricação, final do número do chassi e a cidade em que o automóvel foi registrado.

Por que contratar um seguro?

O seguro veicular é a melhor forma de proteger seu automóvel, além dos equipamentos de proteção que dificultam que o carro seja roubado, por exemplo. O seguro para carros oferece diversas coberturas para além do roubo e furto, como colisão, incêndio, danos causados pela natureza, entre outros. 

Também é possível adquirir coberturas adicionais e complementar ainda mais a segurança, tornando a contratação mais focada nas necessidades de cada contratante. 

Simulação de seguro veicular

Como falado anteriormente, a melhor forma de proteger um bem é através de um seguro e para contratar a cobertura que melhor irá te atender, é preciso fazer simulações, até encontrar o que se enquadra melhor nas suas necessidades. Caso o carro seja roubado, o seguro pode indenizar o proprietário.

Com o DOK Despachante é possível fazer a simulação de forma totalmente remota e prática. Aqui, as cotações de diversas seguradoras aparecem em uma única tela para o cliente escolher a que for melhor. Após escolher qual cobertura, um atendente especializado do DOK entrará em contato para um atendimento personalizado.

ipva 2024

Dicas de prevenção no trânsito

É claro que a melhor forma de proteger um bem, como um veículo, é através de um seguro, porém também existem algumas atitudes que ajudam a reforçar a segurança não só do bem, mas também de seu proprietário.

No caso de veículos, algumas atitudes podem até diminuir as chances do carro ser roubado, confira essas dicas e atitudes abaixo:

  • Atenção ao estacionar: priorize ruas movimentadas e com boa iluminação. Sempre que possível, estacione próximo a estabelecimentos comerciais ou prédios com vigias e câmeras de segurança;
  • Não deixe objetos à vista no carro: evite deixar bolsas, objetos e compras expostos dentro do carro, usando mais o porta-malas para guardar esses objetos com mais segurança;
  • Opte por dispositivos de segurança que fiquem aparentes: assim como seus objetos pessoais podem chamar a atenção de pessoas mal intencionadas, a presença de itens de segurança pode mantê-las afastadas;
  • Confira se trancou o carro: esquecer de trancar as portas e fechar os vidros do seu automóvel é um descuido que pode se tornar uma grande dor de cabeça. Quanto mais você se cuida, menos surpresas desagradáveis você enfrenta;
  • Não guarde documentos no veículo: seus documentos pessoais precisam ficar sempre com você. Ter a documentação em mãos torna a vida do ladrão mais fácil, caso ele tente vender o veículo, pois o documento facilita a receptação;
  • Mantenha distância de outro veículo: sempre estabeleça uma distância do veículo que está na sua frente, especialmente quando parar no semáforo ou cruzamentos não preferenciais. Dessa forma, caso perceba alguma atividade suspeita, terá mais espaço e visibilidade para sair da situação;
  • Opte por equipamentos de segurança alternativos: além de contratar seguro auto, você pode optar por equipamentos que são voltados para a segurança do veículo, como alarmes, rastreadores e bloqueadores;
  • Não dê informações pessoais: quando deixar o carro em um estacionamento, evite dar informações pessoais ou contar aonde vai ou quanto tempo vai demorar. Caso haja alguma má intenção, não saber quanto tempo terá para praticar o furto pode desencorajar o ladrão;
  • Atenção nos caminhos rotineiros: é comum fazer as atividades de rotina no piloto automático. Por isso, ao entrar na garagem de casa ou da empresa onde trabalhamos, precisamos redobrar a atenção. Se perceber algo, não entre em casa: siga o trajeto até se sentir novamente em segurança.

Procurando mais informações sobre seguro veicular?

Para saber mais sobre seguro, leia outros artigos nossos sobre o tema clicando nos links abaixo. E saiba como evitar que seu carro seja roubado.

TAGS: carros mais roubados no brasil / carros mais roubados 2020 / tabela de carros mais roubados / seguro veicular / cotação seguro veiculo



Posts relacionados