É possível fazer seguro auto sem placa?

Por: Gregory Packs

Publicado em 26 de julho de 2021 | Atualizado em 15 de dezembro de 2023

seguro auto sem placa Dok Despachante capa

Comprar um carro zero é uma conquista para qualquer um, é normal o proprietário querer proteger seu novo bem de todas as formas possíveis. A melhor maneira de garantir a segurança de um veículo é através de um seguro automotivo.  

A contratação de um seguro auto é essencial para garantir tranquilidade e resguardo financeiro em situações de sinistro, como roubo, furto, acidente, alagamento, entre outros. 

Entretanto, os carros novos não saem emplacados de fábrica. Então, será que é possível contratar seguro auto mesmo sem placa? 

Neste artigo, trataremos sobre como os proprietários devem proceder nessas situações. Continue com a leitura até o final! 

Como fazer seguro auto sem placa 

É totalmente compreensível querer garantir a segurança do veículo novo logo que este sair da concessionária.  

Contratar o serviço de seguro antes mesmo que o carro seja registrado no Detran é possível, porém, nem todas as seguradoras aceitam fazer o seguro de um automóvel recém comprado. 

Para que um veículo sem placa possa ter a cobertura de seguro, o primeiro passo é procurar seguradoras que aceitem oferecer esse tipo de serviço. Se estiver com muita dificuldade em encontrar, o recomendado é contratar um corretor de seguros que fará todo esse trabalho para o interessado. 

Com o DOK, você pode fazer uma cotação de seguro agora mesmo! Nossa equipe está pronta para te mostrar as melhores opções de coberturas, basta clicar aqui

Após encontrar a seguradora que melhor atenda às suas necessidades, basta apresentar os documentos necessários para fechar o contrato, juntamente com a nota fiscal que comprove a compra do veículo. 

Lembre-se de entrar em contato com a seguradora ou com o corretor de seguro após o emplacamento do veículo, para que um endosso com o número da placa seja anexado à apólice. 

O que diz a Susep sobre seguro auto sem placa 

A Susep – Superintendência de Seguros Privados declara em seu inciso I do artigo 5º da Circular Susep n.º 621/2021, que “a aceitação da proposta de seguro está sujeita à análise do risco”. 

Além disso, segundo o art. 1º da Circular Susep n.º 251/2004, “a celebração ou alteração do contrato de seguro somente poderá ser feita mediante proposta assinada pelo proponente, seu representante legal ou por corretor de seguros habilitado, exceto quando a contratação se der por meio de bilhete”

Sendo assim, de acordo com as normas impostas pela Susep, não há obrigatoriedade de aceitação de veículos não emplacados pelas seguradoras, e as elas possuem liberdade para estabelecer seus critérios de aceitação de riscos. 


Saiba mais sobre seguros!

Ei, Motorista, está gostando desse conteúdo? Se sim, achamos que você também gostaria de entender: 


Escolhendo o melhor seguro auto 

Como citado anteriormente, o primeiro passo para escolher o melhor seguro é estudar e avaliar as seguradoras e os planos de cobertura que cada uma oferece. Existem coberturas mais básicas e também planos adicionais.  

A maioria das seguradoras permite que o contratante faça personalização dos planos de seguro. Ainda, algumas seguradoras oferecem a assistência 24 horas como um bônus ao consumidor. 

Se você está estudando o seguro auto ideal para você, te recomendamos a ler nosso conteúdo: Seguro auto: tudo o que você precisa saber. Aqui você tem um guia completo sobre todas as opções de seguro para carros. Encontre o certo para você! 

Quais são os tipos de seguro para carros?

Existem diversos tipos de seguro auto, cada um com coberturas específicas para atender diferentes necessidades dos segurados.  

Além das modalidades específicas, algumas seguradoras oferecem diferentes benefícios no seguro automotivo, por exemplo, o socorro mecânico 24 horas e o reboque de emergência. 

Abaixo, apresentaremos alguns dos principais tipos de seguro automóvel: 

Infográfico sobre quais são os tipos de seguro para carros
Infográfico feito por Bruna Florentino – DOK Despachante.

Multa por circular com veículo sem placa

Um veículo zero quilômetro tem o prazo de 15 dias para ser registrado no Detran e ser emplacado. Enquanto o emplacamento não é realizado, o proprietário e condutor do veículo deve circular portando a nota fiscal que comprove a compra do automóvel. 

Se um veículo adquirido a mais de 15 dias ainda não possuir a placa de identificação, o proprietário será autuado por infração de natureza gravíssima e terá de pagar uma multa no valor de R$ 293,47, além de apreensão do veículo até a regularização da situação.  

Se a situação não for regularizada, o veículo será removido para um pátio do Detran, de acordo com Art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

O que fazer em caso de placa perdida ou furtada 

Como falado no tópico acima, circular sem placa, independente da situação, é proibido e passível de multa de natureza gravíssima.  

Sendo assim, caso um veículo tenha sua placa furtada, seja dianteira ou traseira, ou acabe perdendo-a, é necessário chamar um guincho para levar o automóvel até um local em que seja possível regularizar a situação.

É importante frisas que placa irregular ou danificada também é gera multa, no valor R$ 130,16, sendo uma infração considerada média. 

Conclusão

Antes de tomar decisões, é importante compreender como funciona o seguro auto, analisar as opções disponíveis, comparar cotações e entender os detalhes das coberturas antes de escolher o seguro ideal para suas necessidades. 

Lembre-se desses aspectos indispensáveis e seu carro estará protegido!

seguro auto sem placa Dok Despachante infografico

Quer garantir a segurança do seu veículo? Conte com o DOK! Nossa equipe está pronta para te auxiliar e apresentar as melhores opções de seguros, adequadas às suas necessidades.  

Faça agora mesmo uma cotação, basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp

Gostou do conteúdo? Em nosso blog tiramos todas suas dúvidas! Também confira os conteúdos das nossas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn

TAGS:seguro auto / seguro de veiculos / veiculo sem placa / multa carro sem placa / seguro automobilistico / seguro para carro sem placa


Perguntas frequentes sobre SEGUROS

O que fazer se o seguro for negado? 

Caso uma seguradora recuse o seguro ao veículo, o melhor a se fazer é buscar outra seguradora que esteja disposta a prestar o serviço. Se o seguro continuar a ser negado, é preciso tentar entender o motivo da recusa. 

É permitido andar com veículo sem placa? 

Se o automóvel for novo, ou seja, 0 km e recém comprado, existe o prazo de 15 dias em que pode circular sem placa, porém, o caminho percorrido deve ser somente da concessionária até o local de emplacamento. Se essa não for a situação, o condutor será autuado com infração de natureza gravíssima. 



Posts relacionados