Bagageiro de teto: como funciona e como colocar?

Por: Redator DOK

Publicado em 08 de dezembro de 2023 | Atualizado em 22 de março de 2024

Capa Artigo Saiba como funciona e como colocar bagageiro de teto | DOK

Salve, Motorista! Você já considerou usar um bagageiro de teto?

Queridinho entre os viajantes e considerado uma excelente solução de logística, o bagageiro de teto conquistou o público por seu tamanho compacto, resistência e, principalmente, versatilidade para transportar cargas que não caberiam no interior de um carro.

Mas, para muitas pessoas, esse assunto ainda é um grande mistério. Afinal, o uso do bagageiro de teto é autorizado pelos órgãos de fiscalização de trânsito? Como funciona e como é feita a instalação? Todas essas e muitas outras dúvidas serão respondidas neste artigo.

Aproveite a leitura e lembre-se de anotar os pontos mais importantes e favoritar essa matéria para consultá-la sempre que necessário. Boa leitura!

Quer manter seu veículo em dia?

O que é bagageiro de teto?

O bagageiro de teto para carro, também conhecido como rack de teto ou suporte de carga para veículos, é um acessório posicionado na parte superior do veículo para aumentar o espaço de armazenamento disponível. 

Com esse item, você pode transportar objetos que não caberiam na parte interna do carro, como bicicletas, bagagens grandes, equipamentos esportivos, caixas de carga e outros itens relevantes para a sua viagem.

Os modelos mais comuns são feitos por barras transversais desenvolvidas para manter a carga fixa e segura em carros econômicos ou de luxo. Além disso, você também pode incluir acessórios como suportes para bicicletas ou pranchas de surf, para aumentar ainda mais o potencial do bagageiro de teto.


Saiba mais curiosidades

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Como instalar bagageiro de teto?

Atualmente, a instalação do bagageiro de teto envolve poucas etapas e é considerada simples pela maior parte dos motoristas. Confira a seguir o passo a passo indicado por especialistas:

infográfico sobre como instalar bagageiro de teto | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino – DOK
  • Escolha do bagageiro de teto: faça uma pesquisa caprichada e escolha um produto compatível com seu carro. Também é importante considerar a capacidade de carga, o design aerodinâmico e facilidade de instalação.
  • Verificação de capacidade do teto: cheque o manual do proprietário do seu veículo para confirmar se possui pontos de fixação projetados para receber esse tipo de acessório.
  • Montagem do bagageiro: agora é hora de acompanhar com atenção as orientações do fabricante. É possível que você precise encaixar os suportes e as barras transversais no teto do veículo.
  • Posicionamento e fixação das barras transversais: antes de fazer a fixação, tenha certeza de que o nivelamento está adequado e  que tudo está alinhado. Procure garantir a estabilidade dos suportes.
  • Carregamento seguro: sempre que usar o bagageiro de teto, tome precauções para que a carga seja distribuída uniformemente. Cintas e correias podem ser de grande ajuda para isso.
  • Verificação de segurança: seja para um passeio curto ou uma viagem longa, é importante ter certeza de que o bagageiro está firme. Uma boa dica é fazer verificações em paradas durante o percurso.
  • Ajustes de acessórios: se você optar por algum suporte extra, confira o manual de instruções para entender como deve ser acoplado.
  • Restrições de altura e manutenção: mantenha em mente as restrições de altura após instalar o seu bagageiro para caminhonete ou carro. Também é importante fazer manutenções frequentes no sistema.

O que diz a lei sobre bagageiro de teto?

Motorista, se você é um entusiasta das viagens, vai gostar de saber que a lei autoriza o uso de bagageiro de teto em diversos modelos de carro. 

No entanto, existem vários cuidados que precisam ser tomados e, caso alguma norma não seja cumprida, esse uso se torna irregular. Por exemplo, só são autorizados modelos de veículos cujo fabricante confirme a compatibilidade com o uso do maleiro de carro. 

Também é preciso respeitar os limites de altura da região em questão, garantir uma boa visibilidade para os automóveis que estiverem atrás de você, usar artigos de fixação adequados e, principalmente, conferir as normas específicas de eficiência de combustível e cargas aceitas nesse contexto.

Caso você seja abordado, e a autoridade verificar que o peso no bagageiro de teto é uma ameaça para a segurança dos pedestres e dos motoristas, você pode ser penalizado com pontos na Carteira Nacional de Habilitação e uma multa por infração grave.

Uma boa dica é saber que a legislação brasileira entende como aceitável uma carga transportada que não ultrapasse a largura, o comprimento, o peso ou a altura do veículo utilizado. Mas lembre-se que é preciso ter bom senso e avaliar o que está sendo transportado, bem como o seu volume.

Recebi uma multa por usar errado o bagageiro de teto: e agora?

Se algo assim acontecer com você, motorista, não se preocupe. Isso pode ser resolvido de um jeito muito mais rápido do que você imagina. Comece realizando uma consulta no site do DOK Despachante para conferir quais os débitos que estão registrados para o seu veículo. Para isso, é necessário apenas informar a placa e um e-mail válido.

Por ser reconhecido pelo Detran, o DOK  consegue ter acesso a esses dados com poucas informações e, ainda, proporcionar condições especiais de pagamento, que incluem o uso de até seis cartões diferentes e o parcelamento de multas em até 12 vezes.

Consulte agora os documentos do seu veículo e fique dentro das leis de trânsito!

Conclusão

Motorista, neste artigo, desvendamos os mistérios em torno do bagageiro de teto, um aliado valioso para os entusiastas de viagens. Falamos sobre o funcionamento, instalação e normas que regem o uso desse acessório.  

Lembre-se sempre de seguir as recomendações e regulamentos, garantindo uma viagem segura e livre de contratempos. Caso surja uma situação, como uma multa, não esqueça de consultar seus débitos e realizar o pagamento no DOK Despachante com condições especiais. 

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no InstagramFacebookYouTubeTikTok e LinkedIn

Tags: bagageiro de teto para carro, lei sobre bagageiro de teto, maleiro de carro, bagageiro para caminhonete


Perguntas frequentes sobre bagageiro de teto

É permitido bagageiro de teto?

Sim, o bagageiro de teto é permitido. Este acessório, usado para transportar cargas como equipamentos esportivos, caixas e bagagens grandes, pode ser utilizado em todo o território brasileiro. No entanto, o fabricante do veículo deve deixar claro no manual de uso as condições de peso, altura, tamanho e tipo de carga.

Pode carregar escada no bagageiro de teto?

As leis de carregamento de escada no bagageiro de teto estão sendo revistas e, no momento, essa prática só é permitida em determinados modelos de carros e com cargas que não ultrapassem as dimensões indicadas pelo Código de Trânsito Brasileiro. Qualquer irregularidade pode gerar uma multa e a adição de pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

O que é um bagageiro de teto?

É um acessório que deve ser fixado na parte superior de um carro para proporcionar chances de transporte de objetos que não cabem no ambiente interno dos veículos tradicionais. É muito comum para viajantes que tenham pequenos caiaques, bicicletas, pranchas de surf ou cargas e bagagens maiores.



Posts relacionados