Conheça as principais curiosidades sobre o farol de milha

Por: Redator DOK

Publicado em 01 de dezembro de 2023 | Atualizado em 12 de dezembro de 2023

Capa Artigo As principais curiosidades sobre o farol de milha | DOK

Salve, Motorista! Saber usar corretamente o farol de milha proporciona uma enorme vantagem para melhorar a sua condução e garantir mais visibilidade em condições de baixa luminosidade.

Além de ser muito prático e um grande aliado dos condutores, o farol de milha também é um componente muito indicado pelas autoridades e deve respeitar normas e regulamentos que promovem a segurança da população, bem como um fluxo de trânsito mais leve e funcional.

A seguir, você conhecerá todas as curiosidades sobre como regular farol de milha, desde dicas de manutenção até os aspectos legais desse item que é tão essencial para os apaixonados por carros e motos. Aproveite a leitura!

O que é farol de milha?

Trata-se de um componente de iluminação usado em veículos automotores para ampliar a visibilidade frontal em estradas, ruas e onde for necessário, sendo excepcionalmente útil em condições de baixa visibilidade. 

ipva 2024

Diferentemente dos modelos tradicionais, desenvolvidos para iluminar a frente do veículo, o farol de milha foca na luz em distâncias mais curtas ou específicas. Isso faz toda a diferença em trajetos com neblina, chuvas intensas, estradas mal iluminadas, condições off-road (como trilhas), curvas, cruzamentos, estacionamentos e viagens noturnas. A seguir, você descobrirá para que serve farol de milha.

Quais são os tipos de farol de milha?

Cada motorista tem um estilo próprio de dirigir e usar o farol de milha, não é mesmo? Por isso, nada mais justo do que encontrar diversos modelos desse componente no mercado. Escolher a versão certa é crucial para otimizar o uso deste produto. Confira os principais tipos disponíveis:

  • Halógenos: usam lâmpadas halógenas, são acessíveis e os mais utilizados pelo público devido à versatilidade e longa vida útil;
  • LED: era comumente usado até 2020, mas foi proibido. Portanto, para quem quer saber se LED no farol de milha é permitido, a resposta é não;
  • Xenon: a luz gerada pelo Xenon no farol de milha é mais intensa e branca, e apesar de muito eficazes, são um pouco mais caros.
Infográfico sobre quais são os tipos de farol de milha | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Localização e como instalar farol de milha

Agora que você já conhece o conceito do farol de milha, motorista, é hora de descobrir alguns aspectos mais práticos dele. 

O primeiro deles é, com certeza, a sua localização. Esse componente pode ser encontrado na parte frontal de um veículo, seja uma moto, um carro, um caminhão ou qualquer outro, posicionado logo abaixo dos faróis tradicionais. 

Para a instalação, recomenda-se contar com um profissional qualificado, pois a sua região pode ter algumas normas específicas de iluminação que influenciarão na montagem adequada desse elemento.

Como ligar farol de milha

O uso do farol de milha é muito fácil. A primeira coisa que você deve saber é que sua ativação é independente do farol principal e que, na maioria das vezes, há um interruptor separado no painel do veículo.

Se você tiver um automóvel mais moderno, existe uma chance da ativação ser automática em determinadas situações. Se esse for o caso, você terá ainda mais conforto ao dirigir.

Manutenção

De tempos em tempos, é importante verificar se tudo está funcionando como deveria. Isso inclui uma verificação da ativação, a limpeza das lentes e até mesmo a substituição eventual de qualquer lâmpada farol de milha queimada.

Farolete o que é?

O farolete é um acessório utilizado para indicar aos outros veículos que você está em uma estrada ou rua. É mais comum em momentos como o crepúsculo ou amanhecer e fica posicionado na parte frontal do automóvel.


Saiba mais curiosidades

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


O que a lei diz sobre o farol de milha?

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, o farol de milha para moto ou carro, assim como o de neblina, é um item opcional. Isso significa que a ausência desse componente em um carro não compromete o motorista através de penalização ou multa.

Mas, ainda assim, o uso desse recurso é altamente recomendado pelas autoridades de trânsito, uma vez que beneficia a segurança e o fluxo tranquilo do trânsito.

Praticamente todos os modelos de carros e motos estão aptos a receber a instalação farol de milha. Portanto, vale a pena considerar essa opção para as suas próximas jornadas.

O farol de milha para caminhão também é permitido. Nesses casos, é indicado procurar lojas especializadas nesse segmento.

Outra questão que pode surgir é se o farol de milha na moto dá multa. A resposta é não, desde que tudo seja feito de acordo com o que a regulamentação da sua região indica.

Motorista, é importante lembrar que, apesar de o uso do farol de milha não ser obrigatório, a utilização do farol baixo é obrigatória, tanto de dia quanto de noite, em túneis providos de iluminação pública e nas rodovias.

As penalidades para quem não seguir essas normas é uma multa de R$130,16 e a adição de quatro pontos na habilitação, caracterizando assim uma infração média. 

Esqueceu de usar o farol e acabou levando uma multa? Fique tranquilo, motorista! Aqui no DOK, você pode parcelar multas em até 12 vezes, utilizando até seis cartões de crédito diferentes. Não perca a chance de regularizar seu veículo! 

Uso responsável

Motorista, se está pensando em instalar um farol de milha, não deixe de considerar as condições de visibilidade e as leis locais, que podem mudar de região para região. Também é indicado ajustar os ângulos de projeção para evitar ofuscar outro motorista e prejudicar sua direção.

Customização e estilo

Os faróis de milha também são reconhecidos como elementos estéticos por alguns condutores. Nesses casos, é preciso ter cuidado para garantir que as personalizações não estejam infringindo as leis de trânsito locais. Se estiver tudo de acordo com as normas, você pode seguir em frente com a instalação.

Conclusão

Motorista, neste artigo, você aprendeu sobre o farol de milha e o potencial que essa ferramenta tem de melhorar a rotina no trânsito. Você descobriu o que a lei diz sobre o uso dessa peça e quais são os tipos disponíveis no mercado.

ipva 2024

Lembre-se sempre de respeitar as normas locais, ajustar corretamente os ângulos de projeção e considerar as condições de visibilidade ao decidir instalar um farol de milha.  

E se, por algum motivo, você receber uma multa por esquecer o farol, conte com a facilidade de parcelar as infrações em até 12 vezes no DOK. Estamos aqui para ajudar a manter o seu veículo regular e seguro.

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn

Tags: farol de milha para moto, lampada farol de milha, farol de milha para caminhão, farois de milha


Perguntas frequentes sobre o farol de milha

Qual é a função do farol de milha?

O farol de milha serve para proporcionar uma luz mais direcionada e focada em dias com neblina, chuvas intensas ou condições off-road.

É permitido o uso de farol de milha?

Sim, o uso de farol de milha é permitido e opcional. A falta deste elemento não gera multa ou penalização aos motoristas. No entanto, se você optar por usá-lo, é indicado conferir as normas de trânsito da sua região.

Quanto e onde pagar a multa de farol de milha?

A falta do farol de milha não resulta em multa. No entanto, se você for multado pelo uso inadequado dos modelos tradicionais, a melhor opção para pagamento é no DOK Despachante, onde é possível fazer o parcelamento em até 12x no cartão!



Posts relacionados