Aprenda como aumentar a vida útil de uma bateria de carro

Por: Gregory Packs

Publicado em 16 de novembro de 2021 | Atualizado em 12 de janeiro de 2024

Como aumentar a vida útil de uma bateria de carro homem colocando bateria no motor dok despachante

Você sabia que existem alguns cuidados necessários para aumentar a vida útil de uma bateria de carro?

A bateria automotiva é um dos elementos mais importantes de um veículo, armazenando energia em forma química e liberando-a em forma de energia elétrica sempre que o veículo precisa, a bateria de carro é fundamental para o bom funcionamento de sistemas como os de vidros elétricos, luzes do painel, alarmes, e até dos freios ABS.

A vida útil de uma bateria para carro depende de alguns cuidados especiais, por ser um item vital para todo o veículo, a bateria exige atenção dos motoristas, pois pode causar transtornos caso não funcione bem. Para saber como evitar esses problemas e aumentar a vida útil de uma bateria de carro, continue a leitura!

Saiba quais são os tipos de bateria de carro

Atualmente no mercado existem cerca de três tipos de bateria de carro que devem ser escolhidas de acordo com o veículo, pois, com as novas tecnologias dos automóveis, algumas baterias acabam sendo diferentes.

Entre os tipos de bateria de carro existentes no mercado brasileiro estão:

  • Bateria SLI: bateria de carro convencional e já existe há um bom tempo, considerada a mais comum entre os veículos, costuma ser também a mais barata;
  • Bateria AGM: a bateria mais moderna, é indicada para carros que possuem sistema híbrido;
  • Bateria EFB: evolução das baterias SLI, indicadas para veículos com tecnologia start-stop.
Como aumentar a vida útil de uma bateria de carro? | DOK Despachante

Quanto tempo de vida útil uma bateria de carro tem

A durabilidade da bateria do carro pode variar conforme o uso e os cuidados que o motorista mantém em relação ao item, geralmente, o tempo de vida útil de uma bateria de carro dura em média entre dois a três anos.

Algumas características influenciam no tempo de vida da bateria de carro, como a marca e até mesmo o modo como o motorista dirige, o que pode diminuir ou aumentar a vida útil da bateria do carro.

O que pode diminuir a vida útil de uma bateria de carro?

Ao não cuidar de forma correta da bateria, algumas consequências podem surgir e uma delas é o fim precoce de sua vida, uma vez que algumas atitudes podem ocasionar na deterioração da bateria automotiva. Entre os comportamentos que comprometem a bateria estão:

  • Deixar o veículo parado por muito tempo;
  • Não limpar itens e peças do carro;
  • Fazer uso constante de acessórios elétricos como o som automotivo;
  • Expor o carro a temperaturas extremas de calor ou frio.

Atitudes como essas, além de danificarem a bateria, ainda podem sobrecarregar o sistema elétrico de alguns acessórios como o som automotivo, ocasionando em danos que vão além da bateria do carro.

O que fazer com uma bateria automotiva descarregada?

Assim como outros tipos de bateria, a de carro também pode descarregar, e uma opção para resolver o problema é realizar o procedimento conhecido popularmente como “chupeta”, que consiste em fazer uma ligação elétrica entre dois carros, um com a bateria descarregada e o outro com a bateria em perfeito estado.

Através de cabos de ligação, uma carga elétrica é passada para a bateria descarregada, após pouco tempo de conexão a bateria já consegue voltar ao seu estado normal de funcionamento.

No entanto, essa é uma solução temporária, que deve ser feita em último caso, pois ao tentar recuperar uma bateria de carro existe o risco de gerar um acúmulo de tensão na bateria descarregada, que pode queimar alguns itens e acessórios do veículo, causando um prejuízo ainda maior.

Sinais da bateria automotiva descarregada

Motoristas devem sempre estar atentos a vida útil da bateria de seus veículos, porém, muitos não conhecem ou não sabem interpretar os sinais que o próprio carro emite ao estar com a bateria descarregada.

Quando a bateria do carro está precisando de uma atenção extra, é possível perceber alguns sinais como:

  • Falha ao dar partida no motor;
  • Falhas constantes na iluminação do carro;
  • Bateria exalando cheiro forte;
  • Demora para ligar em dias frios;
  • Acúmulo de resíduo nos polos da bateria.

Esteja sempre em alerta e saiba identificar esses sinais que aparecem antes da descarga total da bateria, possibilitando a troca de bateria no tempo certo, e evitando transtornos como falhas em momentos urgentes.

Cuidados na hora de escolher uma bateria de carro

Como visto anteriormente, no mercado há vários tipos de bateria para carro, e cada veículo se enquadra em um tipo específico, escolher a bateria errada pode ser um grande desperdício.

Primeiro, verifique se seu carro tem alguma especificidade, como sistema start-stop ou híbrido, nesses dois casos baterias mais sofisticadas são necessárias, sendo a EFB e a AGM respectivamente.

Para carros que não demandam tanta tecnologia, baterias comuns SLI já dão conta, porém ainda há várias marcas no mercado com variações de preço. Opte sempre por marcas confiáveis e evite comprar baterias automotivas usadas.

Observe sempre se há o selo do INMETRO, e busque por lojas especializadas que oferecem garantia, caso precise.

Práticas que aumentam a vida útil de uma bateria de carro

Há algumas atitudes que permitem que a vida útil de uma bateria de carro dure mais, e não exigem grandes sacrifícios, apenas um pouco mais de atenção no dia a dia já pode garantir uma vida extra para a sua bateria de carro.

  • Evite dar partida no carro com os faróis ou som ligados;
  • Não fique longos períodos sem ligar o veículo;
  • Use o som ou rádio com moderação;
  • Não instale acessórios elétricos não originais;
  • Procure estacionar em locais com sombra, evite deixar o carro ao sol.

Apenas tornando essas práticas em atitudes diárias, a vida útil de uma bateria de carro pode aumentar consideravelmente, contribuindo para o bolso do proprietário do veículo e até para o sistema elétrico do veículo, que tem menos risco de sofrer algum dano com recargas frequentes da bateria.

Quer saber como cuidar ainda melhor do seu veículo?

Clique nos links abaixo e leia mais artigos nossos sobre este assunto:

Tags: bateria de carro/ tempo de vida bateria de carro/ para que serve a bateria do carro/ quanto tempo dura uma bateria de carro



Posts relacionados