Etanol: vale mesmo a pena, quais as vantagens?

Por: Gregory Packs

Publicado em 05 de fevereiro de 2024 | Atualizado em 12 de abril de 2024

Capa Artigo Etanol vale mesmo a pena, quais as vantagens | DOK

Salve, Motorista! Você é daqueles condutores que sempre busca economizar na hora de abastecer o veículo e se pergunta: etanol vale mesmo a pena?

Para te ajudar a saber tudo sobre esse combustível, suas vantagens e desvantagens, trouxemos os principais tópicos relacionados ao tema, incluindo a fórmula do etanol, como é feita a combustão e se essa opção realmente compensa.

Quer saber todos os detalhes sobre o combustível etanol? Então, acompanhe este artigo até o fim e tire todas as suas dúvidas. Boa leitura!

O que é etanol combustível?

Quando você vai ao posto abastecer o veículo, com certeza, já viu a opção “etanol” na bomba e, provavelmente, também já abasteceu o veículo com álcool. Mas, você sabe o que é esse combustível e como ele funciona?

O etanol é um tipo de álcool produzido a partir de plantas, principalmente da cana-de-açúcar aqui no Brasil. Esse combustível é considerado um biocombustível, ou seja, renovável que não vem do petróleo.

Como é produzido o etanol?

Conforme dito anteriormente, o etanol é produzido a partir de plantas, principalmente da cana-de-açúcar. E, para sua elaboração, há um processo feito em quatro principais etapas:

  • Colheita e moagem: a cana-de-açúcar é colhida e levada para a usina, onde é moída para extrair o caldo;
  • Fermentação: esse caldo é misturado com leveduras (tipos de fungos), que transformam os açúcares em etanol;
  • Destilação: o etanol é separado da mistura por evaporação e condensação;
  • Purificação: por fim, o etanol passa por um processo de purificação para remover impurezas.

Quais são os tipos de etanol combustível?

A princípio, existem dois tipos de combustível, um deles é o etanol hidratado (opção mais utilizada em veículos leves). Existe ainda o anidro, usado na composição da gasolina. Veja, a seguir, a principais características de cada um:

Etanol hidratado

O etanol hidratado é um combustível produzido a partir da cana-de-açúcar, misturado com água para reduzir o seu teor alcoólico para 95%. Essa mistura é chamada de gasolina E25.

Além disso, o etanol hidratado é o tipo mais comum de etanol combustível no Brasil. Ele é usado para o abastecimento de carros, motos e outros veículos leves.

Etanol anidro

Já o etanol anidro não é misturado com água, sendo usado como aditivo da gasolina para melhorar sua octanagem e reduzir a emissão de poluentes.

Desse modo, seu teor alcoólico é maior: 99%, sendo mais puro em comparação ao hidratado.

Infográfico sobre quais são os tipos de etanol combustível | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK Despachante

Saiba mais dicas

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


O etanol é renovável?

Sim, o etanol é um combustível renovável. Isso significa que ele é produzido a partir de recursos naturais que podem ser replantados ou reflorestados, como é o caso da cana-de-açúcar.

Etanol fórmula

A fórmula química do etanol é C2H6O. Isso significa que o composto é formado por dois átomos de carbono (C), seis átomos de hidrogênio (H) e um átomo de oxigênio (O).

Etanol é polar ou apolar?

O etanol tem características tanto polares quanto apolares, decorrente de sua estrutura molecular. A presença do grupo hidroxila (-OH) em sua molécula confere propriedades polares à substância, o que significa que ela pode interagir com outras matérias que tenham essa mesma característica, como a água.

No entanto, a cadeia de carbono e hidrogênio na molécula do etanol é não polar. Isso implica que o etanol também pode interagir com substâncias apolares, como óleos e gorduras.

Como acontece a combustão do etanol?

A combustão do etanol é um processo que acontece quando esse combustível entra em contato com o oxigênio. Esse fenômeno é uma reação química exotérmica, ou seja, libera energia na forma de calor, dando início à combustão.

Mas para a combustão acontecer, é necessário que a temperatura do combustível esteja acima do ponto de ignição que, no caso do etanol, é de 13 °C.

Quando compensa abastecer com etanol?

A decisão entre etanol e gasolina depende principalmente do preço desses combustíveis. E para saber qual opção é mais vantajosa no momento, basta fazer um cálculo simples.

Divida o preço do etanol pelo preço da gasolina. Se o resultado for menor ou igual a 0,7, o etanol é a melhor escolha para o seu bolso! Veja um exemplo abaixo:

Preço da gasolinaPreço do etanol
R$ 7 o litroR$ 5 o litro
Cálculo
5,00 (preço do etanol) ÷ 7,00 (valor da gasolina) = 0,71 

Como 0,71 é um pouco maior que 0,7, nesse caso, a gasolina seria mais vantajosa na hora de abastecer.

Etanol ou gasolina?

Alguns carros, inclusive econômicos, são mais eficientes com etanol do que com gasolina. Isso significa que eles conseguem percorrer mais distância com a mesma quantidade de combustível.

Se você dirige em velocidades mais altas ou em trânsito pesado, o etanol pode não ser a melhor opção. 

Isso porque esse tipo de combustível tem um menor poder calorífico do que a gasolina, o que significa que ele gera menos energia por unidade de volume.

Pode misturar gasolina com etanol?

Em algumas situações, é possível misturar gasolina com etanol, como os veículos flex, feitos para abastecer com ambos os combustíveis (desde que a quantidade esteja dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante).

Vale lembrar que, em sua composição original, a gasolina comum também já apresenta uma pequena quantidade de álcool adicionado. E, no caso dos carros flex, essa mistura pode ser de até 27% de etanol.

Ao ultrapassar a porcentagem indicada, o desempenho do combustível pode ser afetado, podendo até mesmo prejudicar o funcionamento do motor do veículo.

ipva 2024

Conclusão

Motorista, como você pôde perceber, o etanol é um biocombustível derivado principalmente da cana-de-açúcar, representando uma fonte renovável em contraste com combustíveis fósseis.

A escolha entre etanol e gasolina depende dos preços, sendo vantajoso o etanol quando seu valor é até 70% do preço da gasolina. Veículos flex permitem a mistura, mas ultrapassar os limites pode afetar o desempenho e prejudicar o motor.

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn.  Acesse também o site do DOK.

Tags: álcool combustível, esalq etanol, etanol preço, densidade do alcool, alcool etanol, etanol de segunda geração, por que o etanol é miscível em água


Perguntas frequentes sobre etanol

O que é o etanol e para que serve?

O etanol é um biocombustível obtido de fontes vegetais, usado como combustível automotivo devido a suas propriedades energéticas e renováveis.

Que tipo de combustível é etanol?

O etanol é um biocombustível derivado da cana-de-açúcar.

Qual a diferença entre etanol e álcool?

Na prática, não há diferença, pois ambos referem-se ao mesmo composto químico (C2H6O).

Qual compensa mais: etanol ou gasolina?

Em geral, o etanol é mais vantajoso em termos de custo quando seu preço é até 70% do valor da gasolina.



Posts relacionados