É possível pagar multa com desconto! Saiba como funciona o processo e tenha acesso a esse benefício

Por: Redator DOK

Publicado em 21 de junho de 2021 | Atualizado em 04 de maio de 2023

Capa sobre pagar multa com desconto | DOK Despachante

Salve, Motorista! Você sabia que é possível pagar multa com desconto? Não sabia? Então este conteúdo foi feito para você! 

Meu nome é Victor Watanabe e, como um dos redatores do blog do DOK Despachante, vou te explicar todos os detalhes sobre esse assunto. Bora lá? 

Pagar multa com desconto: como surgiu isso? 

Antes de começarmos, deixa eu te perguntar uma coisa, você sabe qual a diferença entre infração, autuação e multa

Esses são alguns dos termos mais comuns quando falamos sobre multas de trânsito, então, se você não sabe ou tem dúvidas sobre o que significa cada um, leia o artigo que eu indiquei acima. 

Em outubro de 2020, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou por algumas mudanças. Por esse motivo, a nova lei de abril de 2021, trouxe consigo algumas novidades, como a atualização da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

A nova CNH expandiu o limite de pontos que todo motorista pode ter, mas, em contrapartida, aumentou os valores de multas e estabeleceu algumas regras. 

Quer saber mais? Leia nosso artigo sobre a nova CNH. Mas, Victor, o que isso tem a ver com pagar multa com desconto? 

Tem tudo a ver, visto que foi nessa atualização do CTB que os descontos foram expandidos e mais pessoas puderam pagar dessa forma. 

Por que não dá para pagar multa com desconto em SP? 

Antes da atualização do CTB em 2020 e da nova lei em 2021, os descontos oferecidos aos motoristas eram de apenas 20%. Após a mudança no Art.284 do CTB, o desconto das multas passou a ser de até 40%. 

Além disso, a decisão dos órgãos autuadores de aderir ou não a essa possibilidade de desconto deixou de ser facultativa e passou a ser obrigatória. 

No entanto, nem o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DetranSP) e nem a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo, aderiram à nova lei. 

Isso significa que os motoristas da capital paulista possuem apenas a possibilidade de pagar multa com desconto de 20%. 

O que fazer a respeito? 

Por se tratar de uma lei de caráter obrigatório, a decisão do Detran SP e da CET de não aderir ao desconto descumpre com o que foi proposto para todos os órgãos autuadores do país. 

E, o que é possível fazer a respeito disso? 

Para reivindicar seus direitos, Motorista, é possível fazer uma denúncia ao portal “FALABR”. Lá, você pode manifestar sua insatisfação com os órgãos atuadores de trânsito de São Paulo, de maneira formal. 

Confira as etapas a seguir: 

  • Acesse o portal do “FALABR”;
  • Faça login com sua conta do “gov.br”;
  • Clique em “nova manifestação”;
  • Insira o destinatário e descrição;
  • Fundamente o pedido como solicitado;
  • Insira o local;
  • Revise e conclua o pedido;
  • Acesse o número do protocolo na aba “minhas manifestações”.
Infográfico ensinando a fazer a denúncia no portal FalaBR sobre a impossibilidade de pagar multa com desconto máximo de 40% | DOK Despachante
Infográfico feito por Bruno Saito | DOK Despachante

Saiba mais sobre multas de trânsito 

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Onde é possível pagar multa com desconto? 

É possível pagar multas com desconto pelo app da Carteira Nacional de Trânsito (CDT).

O aplicativo está ligado ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) e à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), tornando o processo de conhecimento de multas mais ágil. 

Aplicativo para pagar multa com desconto 

Como mencionei, o CDT é o aplicativo oficial para quem quer pagar multa com desconto. Nele, são propostas duas modalidades de desconto: 

  • 20% do valor da penalidade, caso o motorista faça adesão ao SNE para receber as notificações de autuação apenas no digital, mas ainda queira ter a possibilidade de recorrer depois do pagamento da multa;
  • 40% do valor da penalidade para os motoristas que reconhecerem a autuação, fazerem a adesão ao SNE e desistirem do direito de recorrer.

Para quem escolher o menor desconto, caso processo de recurso venha a coincidir com o período do licenciamento, este não fica impossibilitado de ser feito, de acordo com o Art.284 do CTB. 

Já para os casos de escolha por maior desconto, o pagamento da multa deve ser feito até a data de vencimento para que o valor descontado possa ser aplicado. 

Confira mais sobre como funciona o processo dentro do app, abaixo. 

Como pagar multa com desconto pelo app CDT? 

Agora que as regras do desconto estão mais claras, vou te explicar como funciona o passo a passo dentro do app para pagar multa com desconto: 

  • Passo 1: baixe o app CDT;
  • Passo 2: toque em infrações;
  • Passo 3: selecione a autuação desejada;
  • Passo 4: faça a adesão ao SNE, se ainda não tiver feito;
  • Passo 5: realize o pagamento ou recorra se achar necessário.
Infográfico explicando o passo a passo para pagar multa com desconto pelo app CDT | DOK Despachante
Infográfico feito por Bruno Saito | DOK Despachante

É possível pagar multa vencida com desconto? 

Assim como disse há pouco, para pagar multa com desconto é preciso quitá-la até o vencimento, independentemente se um recurso tenha ocorrido ou não. 

Portanto, ao deixar que uma multa ultrapasse seu prazo e fique vencida, não terá como o motorista efetuar seu pagamento com desconto. 

Pague as multas pendentes no DOK Despachante! 

Caso existam multas atrasadas registradas no seu veículo, ou até mesmo multas maiores com o fator multiplicador, confira o nosso artigo sobre como pagar multa de trânsito com as melhores condições possíveis, e deixe seu veículo em dia! 

De todo modo, também é possível acessar o nosso site e fazer uma consulta gratuita dos débitos do seu automóvel. 

Por fim, basta escolher a forma de pagamento que preferir, incluindo o pagamento parcelado em até 12x e quitar todas as pendências selecionadas de uma só vez. 

Conclusão 

Assim como apresentei ao longo deste texto, o processo para pagar multa com desconto popularizou-se após a atualização do CTB, trazendo consigo novas regras, mas também melhores descontos. 

Para entender melhor sobre as condições de desconto, baixe o app do CDT, mas, de modo geral, funciona assim: 

  • Desconto de 20% possibilita que ainda aconteça o recurso de multa;
  • Desconto de 40% impossibilita o recurso e a autuação deve ser reconhecida pelo motorista e paga até o vencimento.

Em ambos os casos, deve-se fazer a adesão ao SNE e passar a receber a notificação das autuações apenas de forma digital. 

Mas, caso queira cancelar essa adesão e voltar a receber a notificação na sua residência, o cancelamento pode ser feito pelo próprio app. 

TAGS: pagar multa com desconto pela internet/ como pagar multa de transito com desconto/ pagar multa com desconto sp 


Perguntas frequentes sobre pagar multa com desconto 

Como pagar multa com 60% de desconto? 

Não existe a possibilidade de pagar multa com 60% de desconto. O que acontece é que é possível pagar 60% do valor da multa ao reconhecer a autuação e ter 40% de desconto.

Tem como pagar multa com desconto? 

O pagamento de multa com desconto é possível pelo app CDT. Nele, existem duas formas de desconto: o de 20% que permite recurso de multa, e o de 40% que não permite.

O que significa aderir ao SNE? 

Aderir ao SNE, significa que as notificações de autuações irão parar de vir na forma física e você apenas receberá pelo app CDT.



Posts relacionados