Motos antigas: as clássicas e inesquecíveis máquinas sobre duas rodas

Por: Gregory Packs

Publicado em 12 de março de 2024 | Atualizado em 12 de março de 2024

Capa Artigo Motos antigas conheça as clássicas e inesquecíveis do mundo! | DOK

Salve, Motociclista! Se você é entusiasta do mundo do motociclismo vai adorar saber mais sobre as motos antigas que marcaram história. Continue a leitura e conheça as motocicletas clássicas e inesquecíveis.

O que é uma moto antiga?

Motos antigas são todas as motocicletas que foram fabricadas há mais de 20 anos. Elas também podem ser consideradas clássicas, caso o modelo em questão tenha algo em sua engenharia ou design que marcou a história do motociclismo mundial.

Circular com uma moto antiga pode ser motivo de muito prestígio, afinal, existem muitos colecionadores e amantes de motos por aí, mas também pode ser motivo de muita dor de cabeça. 

Por isso, é muito importante lembrar sempre de manter a revisão da sua moto em dia para garantir que ela segure o tranco de rodar por muitos quilômetros e anos pela frente.

Quer manter seu veículo em dia?

Placa de moto antiga

Assim como os carros, também é possível ter uma moto placa preta, desde que o veículo possua 80% da sua composição original. 

Vale lembrar que a circulação de veículos antigos pelas ruas é livre, desde que devidamente regularizados e emplacados. Por isso, nada de pilotar por aí com moto sem placa, viu, motociclista? 

Para verificar a situação da sua motocicleta, basta acessar o site do DOK para consultar a placa e puxar o documento da moto

Motocicletas antigas clássicas e inesquecíveis

As motos são o veículo preferido de muita gente e encantam desde crianças até aqueles que já têm um pouco mais de idade. Afinal, quem curte motociclismo sempre vai continuar tendo a alma indomável da juventude que aspira à liberdade. 

Por isso, para trazer um pouco de nostalgia e também adrenalina ao blog do DOK, separamos uma lista com algumas das motos clássicas mais inesquecíveis que já rodaram pelo asfalto. Confira:

Moto Honda antiga

Talvez a Honda antiga que mais marcou história no Brasil seja a famosa Sete Galo, apelido carinhoso dado à Honda 750.

Uma curiosidade sobre essa moto é que seu apelido vem do jogo do bicho. Quando desembarcou no Brasil, o número 50 de seu nome – Honda 750 – foi trocado por “Galo”, tal qual esse número é conhecido no jogo de azar, enquanto o sete permaneceu. 

Foto de Moto Honda antiga | DOK

Moto Vespa antiga

Lançada em 1946, a Vespa conquistou o mundo com seu design, praticidade e charme únicos. Ideal para se locomover na cidade com agilidade e para passeios urbanos, a italiana Vespa se tornou um ícone da cultura pop e um símbolo da liberdade. 

Foto de Moto Vespa antiga | DOK

Moto Yamaha antiga

A Yamaha RD 350, apelidada de “Viúva Negra” em 1998, era conhecida por seu desempenho e visual marcante, com linhas fluidas e um visual que remete às motos esportivas dos anos 70 e 80. Ela foi um sucesso de vendas e deixou saudades entre os fãs de motociclismo.

Hoje em dia, a RD 350 é considerada uma moto clássica e cobiçada por colecionadores.

Foto de Moto Yamaha antiga | DOK

Moto BMW antiga

Uma das pioneiras no segmento de modelos de moto trail, as BMW R da série GS, foram fabricadas entre 1980 e 1996, fazendo história por meio de robustez, tecnologia e capacidade off-road.

A BMW sempre foi pioneira na introdução de novas tecnologias em suas motocicletas, desde o motor boxer bicilíndrico até o sistema ABS e o controle de tração e amplia as fronteiras do motociclismo até hoje.

Foto de Moto BMW antiga | DOK

Moto Suzuki antiga

Falar de uma clássica e inesquecível Suzuki é, com certeza, falar da Hayabusa.

A Suzuki Hayabusa, também conhecida como GSX-1300R, foi lançada em 1999 com tecnologia de ponta e diversos recursos inovadores, se tornando a moto mais rápida do mundo ao ser a primeira a ultrapassar os 300km/h, chegando a impressionantes 312km/h. 

Considerada uma lenda do motociclismo, a Hayabusa impressiona por sua potência e velocidade até os dias de hoje.

Foto de Moto Suzuki antiga | DOK

Moto Harley-Davidson antiga

As motocicletas Harley-Davidson definem todo um estilo de vida. Com seu design clássico norte-americano, elas conquistam o coração de quem esbanja rebeldia e irreverência na busca pela liberdade. Conheça abaixo duas versões clássicas e inesquecíveis da custom:

Harley Davidson Fat Boy do Exterminador do Futuro

Lançada em 1990, a Harley-Davidson Fat Boy do “Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final” é uma moto antiga e icônica que se tornou um símbolo cultural após sua aparição no filme de 1991. 

Com motor V-Twin Evolution de 1340cc e transmissão manual de 5 velocidades, a moto rugia como um verdadeiro leão pelas estradas. 

Foto de Harley Davidson Fat Boy do Exterminador do Futuro | DOK

Harley Davidson Electra Glide de Elvis Presley

A Harley-Davidson FLH Electra Glide 1976 de Elvis Presley é uma das motocicletas mais famosas da história. Elvis comprou a moto em 1976, um ano antes de sua morte, e a personalizou com detalhes únicos que a tornaram ainda mais especial.

A Electra Glide em questão fez parte da primeira geração de motos com partida elétrica, contava com um motor V-Twin Evolution de 1340cc e transmissão manual de 4 velocidades.

Lambreta moto antiga

Independentemente da versão, as Lambretas antigas são apreciadas por colecionadores e entusiastas do mundo todo por sua beleza, história e estilo único.

No entanto, um dos modelos mais vendidos da marca foi a Lambretta Li 125/150. Conhecida por sua confiabilidade e robustez, foi uma das primeiras motocicletas italianas, lançada em 1950, e se tornou um ícone da marca.

Outra Lambreta extremamente popular, foi a Lambretta LD 150. Ideal para uso urbano, esse era um modelo mais simples e econômico e se tornou popular entre o público jovem.


Saiba mais sobre Veículos

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:  


Vantagens e desvantagens em ter uma moto antiga

Sonho de muitos entusiastas, pesadelo de outros, ter uma moto antiga é algo que divide opiniões e reúne prós e contras. Confira a tabela de vantagens e desvantagens de ter uma moto clássica:

Motocicleta antiga: vale a pena ter a sua?
PrósContras
Estilo, charme e originalidade do veículo.Nem sempre é possível encontrar peças originais para reposição, o que pode afetar a originalidade da moto.
Muitas motos antigas são modelos raros e difíceis de encontrar, o que as torna exclusivas e especiais.As motos antigas geralmente têm um desempenho inferior ao das motos modernas.
Exemplares raros e bem conservados podem ter um valor significativo no mercado de colecionadores. Por isso, pode ser um bom investimento.As motos antigas geralmente consomem mais combustível.
Experiência de pilotagem mais pura e mecânica.Geralmente, são menos confortáveis do que as motos mais novas. Podem ter assentos menos confortáveis, suspensão menos eficiente e ergonomia menos adequada.
Por serem mais mecânicas e menos tecnológicas, as motos antigas geralmente são mais fáceis de consertar do que as motos modernas.Podem ser menos seguras do que as motos modernas, pois geralmente não possuem os mesmos recursos de segurança.

Qual a diferença entre moto clássica, moto vintage e motos retrô?

Clássico, vintage e retrô. Termos que vira e mexe sempre escutamos por aí. Mas, afinal, você sabe a diferença entre eles? E quando se trata de motos, saberia diferenciar cada estilo? 

Chegou o momento de acabar de vez com todas as suas dúvidas. Confira na tabela o que significa cada um desses conceitos no universo do motociclismo:

Diferenças entre motos antigas
Moto ClássicaMoto VintageMoto Retrô
DefiniçãoFabricada há mais de 20 anos (e menos de 80 anos), sendo considerada um marco histórico por seu design, tecnologia ou desempenho.Inspirada em modelos clássicos, mas fabricada recentemente.Estilo que reinterpreta elementos de design de diferentes épocas.
Características• Design original e autêntico da época em que foi fabricada;
• Tecnologia e componentes originais da época;
• Valorização ao longo do tempo, item de colecionador.
• Design que imita modelos clássicos, mas com tecnologia e componentes modernos;
• Peças e acessórios novos com estética vintage;
• Opção mais acessível do que uma moto clássica original.
• Combina elementos clássicos e modernos em um design único;
• Tecnologia e componentes modernos com estética retrô;
• Tendência moderna que busca mesclar nostalgia com inovação.
ExemplosHarley-Davidson Shovelhead (1966-1984), Honda CB750 (1969-1978)Royal Enfield Classic 350, Yamaha SR400.BMW R nineT, Triumph Speed Twin

Além disso, é bastante comum que motociclistas customizem motos modernas para dar a elas um ar vintage ou retrô. Acessórios de moto como baús, alforjes e até mesmo capacetes personalizados ou guidões diferenciados, também são recursos bastante usados pelos pilotos a fim de conquistar mais personalidade e um toque clássico às suas motos.

Vetor sobre motos antigas | DOK
Vetor elaborado por Bruna Florentino | DOK

Conclusão

As motos antigas clássicas e inesquecíveis representam muito mais do que simples meios de transporte. Elas são símbolos de uma época, de uma cultura e de um estilo de vida. São máquinas que marcaram a história e que continuam a inspirar e a emocionar pessoas de todas as idades.

Ao longo deste artigo, exploramos a história e as características de algumas das motos antigas mais famosas no motociclismo, bem como diferenças entre modelos de moto clássicos, vintage e retrô, além das vantagens e desvantagens de possuir uma máquina dessa antiga.

Vale destacar que o DOK é o parceiro ideal para regularizar a situação da sua moto, seja  nova ou antiga, uma vez que oferece pagamento e parcelamento de multas, IPVA, licenciamento, Dívida Ativa e outros débitos veiculares de forma prática, fácil e livre de burocracias. Acesse o site do DOK e redescubra a tranquilidade.

Gostou do conteúdo? Então, tenho certeza que vai adorar conhecer o nosso blog. Para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo automotivo, acompanhe-nos nas redes sociais Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn

Tags: original motos, motocicleta anos 60


Perguntas frequentes sobre motos antigas

Qual é a moto mais antiga?

A primeira moto lançada no mundo foi a Daimler Reitwagen, em 1885, inventada por Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach.

Que ano as motos foram criadas?

As motos foram criadas em 1885, com a invenção da Daimler Reitwagen por Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach. A Daimler Reitwagen não tinha assento, o piloto precisava se segurar em um guidão e correr ao lado da moto para fazê-la funcionar.

Qual foi a primeira moto vendida no Brasil?

A primeira moto vendida no Brasil foi a Peugeot Type A, um modelo simples com motor monocilíndrico de 115cc, em 1897. Já a primeira motocicleta totalmente fabricada no Brasil foi a Monark em 1951.



Posts relacionados