Protetor de carenagem: importância, modelos e marcas

Por: Matheus Packs

Publicado em 21 de março de 2024 | Atualizado em 02 de maio de 2024

Capa Artigo Protetor de carenagem importância, modelos e marcas | DOK

Salve, Motociclista! Sabemos que a segurança é uma prioridade, pois imprevistos no trânsito podem acontecer, e proteger a sua moto de quedas e colisões é fundamental. É aqui que entra o protetor de carenagem! 

Esse é um acessório essencial para todo dono de moto, um item muito importante, que pode proteger seu veículo contra diversas situações.

Quer saber todos os detalhes sobre o tema? Então, confira a seguir porque investir em um protetor de carenagem é uma escolha inteligente. Boa leitura!

Protetor de carenagem: o que é?

O protetor de carenagem é um acessório extra instalado na moto para oferecer proteção contra quedas, colisões e arranhões. 

Ele funciona como uma espécie de “escudo” para a parte externa da motocicleta, principalmente carenagens (peças de plástico que cobrem o motor e outras partes).

Ao absorver o impacto de uma queda ou colisão, o protetor minimiza danos nessas áreas, evitando trincas, quebras e riscos na pintura.  Além disso, alguns modelos oferecem proteção extra para o motor.

Quer manter seu veículo em dia?

Resumindo, esse item é um investimento que pode te poupar de futuros gastos com reparos na sua moto.

Protetor de carenagem é permitido ou dá multa?

Sim, o uso de protetor de carenagem é permitido por lei. Contudo, o item pode pode gerar multa se instalado incorretamente. Para evitar problemas, siga as orientações abaixo:

  • O protetor deve ser fixado junto ao chassi da moto;
  • Não pode alterar as dimensões originais da moto nem dificultar a pilotagem.

Caso seja multado por customizar ou usar qualquer acessório para motocicleta indevidamente, conte com o DOK Despachante para consultar o valor da penalidade e pagá-la em até 12 vezes no cartão de crédito.

Quais são as vantagens do protetor de carenagem?

Protetores de carenagem oferecem uma série de vantagens para sua moto e para você, Motociclista. Veja, a seguir, algumas delas:

  • Proteção contra quedas e colisões: a principal função do protetor é minimizar danos em quedas e pequenas colisões. O item age como uma barra de proteção, evitando arranhões, trincas e quebras na carenagem da sua moto, entre outras peças caras para serem trocadas;
  • Proteção do motor: alguns modelos de protetores se estendem até o motor, oferecendo uma camada extra de segurança para essa parte tão importante da motocicleta;
  • Economia com reparos: imprevistos acontecem e um simples tombo pode gerar gastos com oficina. Desse modo, o protetor de carenagem funciona como uma barreira, potencialmente evitando a necessidade de reparos mais caros;
  • Menor valor do seguro: alguns seguros de moto, em certos casos, oferecem descontos para motocicletas equipadas com protetores, pois reduzem o risco de danos.

Protetor de carenagem pode ser usado em todos os tipos de moto?

Sim, dificilmente o tipo de moto impede o uso do protetor de carenagem. Afinal, esse acessório é fabricado para diversos modelos.

Contudo, é importante ressaltar que nem todos os protetores servem para todas as motos.  Ao escolher o protetor ideal, é preciso levar em conta o modelo da motocicleta para garantir o encaixe e a eficácia na proteção.

Quer manter seu veículo em dia?

Saiba mais sobre veículos

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:  


Quais os tipos de protetor de carenagem disponíveis?

Nem todo protetor de carenagem é igual.  Existem variações de acordo com a parte da moto que ele protege e o material de fabricação. Para que você possa entender melhor, separamos alguns tipos:

  • Protetor de carenagem lateral: esse tipo protege as laterais da carenagem, nas quais ficam fixadas peças como o radiador;
  • Protetor de carenagem frontal: como o próprio nome sugere, protege a carenagem frontal da moto, como o farol;
  • Protetor de carenagem traseira: protege a parte traseira da motocicleta, como a lanterna traseira, paralama e outras partes da moto em casos de quedas ou pequenas colisões.

Além desses, existem protetores que combinam a proteção de motor e carenagem, oferecendo uma cobertura mais completa para a moto.

Infográfico sobre quais os tipos de protetor de carenagem | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Principais marcas de protetor de carenagem: quais são?

Definir uma marca “melhor” é difícil, pois a escolha ideal depende do modelo da sua moto e do seu orçamento.

No entanto, algumas marcas são reconhecidas pela qualidade e variedade de protetores de carenagem.  Veja alguns exemplos:

  • Givi: marca italiana renomada no mundo das motocicletas, a Givi oferece uma ampla variedade de protetores de carenagem para diferentes motos, desde modelos de rua até trail e big trail. São reconhecidos pela alta qualidade e durabilidade;
  • T-Force: marca brasileira que vem ganhando espaço no mercado de acessórios para motos. Oferece protetores de carenagem com bom custo-benefício e fabricados com materiais resistentes a quedas e impactos;
  • Chapam: outra marca nacional conceituada, a Chapam é conhecida pela fabricação de peças com ótimo custo-benefício. Oferece protetores para diversos modelos de motos, cobrindo desde carenagens laterais até protetores de motor;
  • Bras (para motos Honda): marca específica para motos Honda e oferece linhas de protetores de carenagem compatíveis com vários modelos da montadora japonesa.

Além dessas, várias marcas oferecem protetores de carenagem. A dica é pesquisar por marcas reconhecidas na concessionária de sua moto ou em lojas especializadas em peças para motos.

Quer manter seu veículo em dia?

Conclusão

Motociclista, como você conseguiu notar, o protetor de carenagem é essencial para proteger sua moto em quedas e colisões, pois minimiza danos no motor, carenagem e outras partes importantes. Além disso, pode gerar economia com reparos e redução no valor do seguro na próxima viagem.

Porém, quando colocado incorretamente, pode acabar gerando multa, a qual pode ser parcelada em até 12 vezes no site do DOK.

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn.  

Tags: protetor de carenagem titan 160, protetor de carenagem bros 160, protetor de motor de moto, pedaleira para protetor de carenagem


Perguntas frequentes sobre protetor de carenagem

É permitido usar protetor de carenagem na moto?

Sim, o uso do protetor de carenagem é permitido por lei, desde que esteja fixado junto ao chassi da moto e não altere as dimensões originais do veículo.

O que é um protetor de carenagem?

É uma acessório para motos que protege partes da carenagem em caso de quedas ou pequenas colisões.

Qual é a melhor marca de protetor de carenagem?

Não há uma marca única “melhor” do mercado, vai depender do modelo da sua moto e do seu orçamento. Porém, alguns exemplos são: Givi, T-Force, Chapam e Bras.



Posts relacionados