Como funciona o carburador e qual é a sua importância para o veículo?

Por: Redator DOK

Publicado em 30 de novembro de 2023 | Atualizado em 30 de novembro de 2023

Capa Artigo Como funciona o carburador e qual é a sua importância para o veículo | DOK

Salve, Motorista! Se você já teve algum contato, mesmo que mínimo, com a mecânica de automóveis, provavelmente já se deparou com o termo “carburador”. 

E não é para menos. Considerado um dos componentes mais importantes de um veículo com motor, esse item desempenha uma função essencial no bom funcionamento dos sistemas de transporte.

Ainda assim, sua função permanece um mistério para muitas pessoas, assim como seu manuseio e preservação. Felizmente, isso está prestes a mudar, pois chegou um guia completo, repleto de conteúdo que vai te explicar para que serve o carburador.

Aproveite a leitura e lembre-se de salvar este artigo para poder consultá-lo sempre que for necessário. Confira!

ipva 2024

O que é carburador?

O carburador é um componente encontrado em motores de combustão interna, cuja principal função é facilitar o processo de mistura ar-combustível.

Apesar de ser menos encontrado atualmente devido ao aumentos dos modelos com injeção de combustível, ainda é uma parte importante dos veículos mais antigos ou de menor porte.

Visualmente, o carburador é uma peça de metal ou alumínio envolvida por algumas circunferências, assemelhando-se a tubos. É um pouco maior que uma mão humana e não costuma ser muito pesado.

Sua criação está associada aos engenheiros húngaros János Csonka e Donát Bánki, que patentearam o que seria um carburador para motor estacionário em 1839. 

Não demorou muito para que o valor automotivo desse elemento se tornasse claro, levando as grandes fabricantes de carros a incluí-lo em seus processos de produção.

Qual a finalidade do carburador?

A finalidade do carburador é preparar a mistura de ar-combustível que tornará possível a combustão e fará o motor funcionar. 

Em outras palavras, a peça combina o ar quente com o combustível disponível no reservatório do automóvel, permitindo que nos cilindros do motor aconteça uma combustão segura e eficiente. Os princípios da pressão atmosférica e da velocidade do ar possibilitam esse processo. 

Em resumo, a sucção do ar para dentro do motor gera uma redução na pressão no carburador. O vácuo criado suga o combustível que está no reservatório, possibilitando que o carro ou a moto iniciem sua locomoção.

E não é só isso: o carburador também cumpre uma função importante na regulação dessa mistura, permitindo que o motor atue acelerando, em marcha lenta ou na clássica velocidade constante.

Por fim, mas não menos importante, o carburador mais moderno possui um sistema inteligente de controle de emissões. Isso reduz as emissões de gases poluentes e contribui para a qualidade do ar.


Saiba mais curiosidades

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Como preservar o carburador?

Motorista, agora que você já sabe que o carburador de carros ou motos é uma peça indispensável no bom funcionamento de um motor, deve estar se perguntando quais são os cuidados indicados para que esse componente siga cumprindo sua função por muitos anos com alto desempenho. Aqui está a sua resposta:

  • Limpeza de Carburador Regular:

De tempos em tempos, use um spray específico para carburadores e tente remover depósitos de sujeira, verniz ou resíduos de combustível que podem ter se acumulado.

  • Filtros de Ar Limpos:

Caso seja necessário, faça a limpeza ou a troca do filtro de ar. A sujeira acumulada nessa peça pode prejudicar a qualidade da mistura ar-combustível.

  • Use Combustível de Qualidade:

Essa é clássica, mas sempre vale lembrar. Combustíveis ruins podem deixar resíduos que, a longo prazo, prejudicarão o seu carburador.

  • Armazenamento Adequado:

Quando o veículo fica parado por muito tempo, é indicada a adição de um estabilizador de combustível ao tanque, justamente para evitar que pequenos depósitos sejam formados no carburador.

  • Ajustes Adequados:

Se for realizar alguma alteração no carburador, tenha certeza de que está fazendo isso conforme as orientações do fabricante. Do contrário, a peça pode parar de funcionar.

  • Verificações Regulares:

Consulte profissionais com frequência para fazer a verificação do carburador. Eles devem checar a condição da agulha do carburador, das válvulas de borboleta, dos parafusos de ajuste e da câmara de flutuação. Cheque também se nada está afetando a vela. 

  • Proteção Contra Corrosão:

Existem coberturas apropriadas para proteger o carburador da corrosão em ambientes úmidos. Se o seu veículo fica exposto, vale a pena investir nesse cuidado.

  • Atualização para Sistema de Injeção Eletrônica:

Se for possível, pode ser interessante fazer a atualização para os sistemas eletrônicos. 

Infográfico sobre como preservar o carburador | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

O carburador parou o que fazer?

Se isso aconteceu, não se preocupe, motorista. O procedimento indicado é desligar o motor, ajustar o acelerador, esperar alguns minutos para que o excesso de combustível evapore e tentar ligar novamente. 

Caso o problema persista, tente consultar o manual e verificar as recomendações. Também é válido checar as velas de ignição e, por fim, fazer uma revisão completa no carburador, de preferência com um profissional qualificado.

Fique atento aos sintomas de excesso de combustível no carburador, que podem ser a causa desse incidente.

Como resolver carburador vazando gasolina?

Trata-se de um problema sério que exige atenção. Motorista, comece desligando o motor e evite qualquer emissão de chama ou faísca, incluindo a de cigarros. É essencial manter o motor desligado enquanto houver vazamento.

Enquanto isso, tente identificar a sua origem do vazamento, olhando se há conexões soltas, linhas de combustível danificadas, componentes com defeito e se a limpeza do carburador está em dia. 

Se o problema não for resolvido, interrompa qualquer alimentação de combustível e evacue a área. Depois, busque ajuda profissional para garantir que tudo seja solucionado da melhor forma.

ipva 2024

Conclusão

Motorista, neste artigo, vimos que o carburador, embora menos comum nos modelos modernos de veículos, permanece como uma peça fundamental para o bom funcionamento dos motores, especialmente em automóveis mais antigos ou de menor porte. 

Essa peça desempenha um papel essencial na mistura ar-combustível, permitindo que os motores operem de maneira segura e eficiente. Para que o carburador mantenha seu desempenho ao longo do tempo, é importante ter alguns cuidados, desde a limpeza regular até a escolha de combustíveis de qualidade e ajustes adequados.

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn

Tags: carburando a vela, carburador afogou o que fazer, limpeza carburador, a finalidade do carburador é


Perguntas frequentes sobre carburador

Qual a função do carburador?

O carburador serve para misturar o ar-combustível dentro do motor, permitindo que a combustão aconteça e que os veículos cumpram suas funções.

Qual o principal problema do carburador?

O defeito mais comum no carburador caracteriza-se por acúmulo de verniz ou resíduos no componente. Isso pode comprometer o desempenho do motor e, inclusive, causar problemas mecânicos.

Como funciona um motor com carburador?

Usando os princípios da pressão atmosférica, o carburador consegue misturar o ar e o combustível dentro de um motor. Além disso, sua válvula de borboleta gerencia o fluxo de combustão.



Posts relacionados