Seguro de moto: o guia completo para fazer um bom negócio

Por: Gregory Packs

Publicado em 19 de dezembro de 2022 | Atualizado em 28 de março de 2024

Capa de artigo seguro de moto - DOK Despachante; Descrição: jovem homem branco de óculos de sol e sem capacete pilotando motocicleta. Imagem em preto e branco.

Salve, Motociclista! Quer fazer o seguro da sua moto e não sabe por onde começar?

Então, leia este artigo e descubra tudo o que você precisa saber para fazer um bom negócio e trafegar na tranquilidade! 

seguro dok

O que é e como funciona seguro de moto?

Primeiramente, é preciso saber que existem dois tipos de seguro relacionados à moto.  

Um deles é o seguro DPVAT, que é obrigatório para todos os proprietários de veículos e deve ser pago juntamente à cota única ou primeira parcela do IPVA 2023. Esse seguro presta suporte às vítimas de acidentes de trânsito em âmbito nacional. 

Já o segundo tipo, justamente o que será abordado ao longo deste artigo, é o particular. Seu pagamento e contratação não são obrigatórios, embora altamente recomendados, uma vez que motocicletas são bens que precisam ser protegidos. 

O seguro particular de moto oferece uma série de benefícios em caso de maus imprevistos, além de segurança, proteção, reparação de danos e tranquilidade. 

Por que é importante ter seguro para moto?

Como dito, motocicletas são bens com alto valor emocional, como nos casos dos modelos esportivos e de colecionadores, ou indispensáveis para a fluidez da rotina.  

Inclusive, muitas pessoas dependem exclusivamente da moto para trabalho. Logo, perder esse veículo é ficar sem sua fonte de renda.  

O seguro de moto é uma mão na roda, uma vez que previne surpresas desagradáveis, como reparação de danos em caso de acidentes e indenização do valor parcial ou integral do veículo em caso de perda total ou até mesmo furto e roubo. 

Vantagens do seguro de moto

Seguro de moto é sinônimo de tranquilidade e permite que você enfrente o dia a dia ou viva uma grande aventura nas estradas sem grandes preocupações. 

Além disso, o seguro de moto reúne outras vantagens. Confira: 

  • Planejamento mais fiel de despesas e custos com a moto;
  • Prevenção de imprevistos;
  • Redução de prejuízos;
  • Reparação de danos;
  • Socorro quando precisar.

Tipos de seguro de moto

Orbitando o universo das motocicletas, convencionais ou elétricas, as seguradoras oferecem planos de seguro que se adaptam aos mais variados modelos, perfis e necessidades. 

Veja, a seguir, os principais tipos de seguros disponíveis para motos: 

Roubo e furto 

Esses dois eventos, embora diferentes entre si, geralmente vêm juntos na apólice de seguro.  

O plano de seguro específico para cobrir roubo ou furto é uma opção de seguro mais em conta, que vem para atender uma demanda crescente. Afinal, houve pelo menos 150 mil furtos e 105 mil roubos de motocicletas no país em 2021, segundo dados do IBGE.  

Isso precisa ser considerado quando se é proprietário, já que o cadeado para moto nem sempre vai funcionar. Além de roubo e furto, é bastante comum essa modalidade também incluir assistências 24h. 

Cobertura total 

Com proteção ampla e completa, o seguro compreensivo pode ser acionado não só para roubos ou furtos da moto, como também outras situações que serão descritas a seguir. 

Com preço mais elevado, esse é o plano ideal para quem busca suporte e segurança a todo momento. 

Principais coberturas do seguro de moto

Para contratar um seguro de moto, você precisa conhecer quais são as coberturas disponíveis pela seguradora, sejam elas básicas ou adicionais. Só assim o seu seguro se adequará à sua realidade.  

Confira as principais coberturas do seguro de moto: 

Danos materiais  

A cobertura de danos materiais engloba os danos causados por acidentes sem vítimas e relacionados a prejuízos materiais ao veículo, desde que não sejam puramente estéticos. 

Colisões, incêndios, alagamentos e outros sinistros são contemplados por essa cobertura. Ela também pode ser acionada para danos a terceiros. 

É muito benéfico para motoristas que gostam de praticar esportes motorizados, como motocross ou trilha.

Danos corporais 

Ligada à Responsabilidade Civil Facultativa Veicular (RCF-V), a cobertura de danos corporais arca com despesas (por meio de indenizações) relacionadas à lesões físicas a terceiros, vítimas de acidentes cuja responsabilidade seja do contratante.  

Roubo e furto 

Uma das mais importantes, essa cobertura prevê indenização do valor total ou parcial do veículo em caso de roubo ou furto.  

Danos periféricos 

Geralmente essa cobertura é adicional, ou seja, precisa ser contratada separadamente. Ela cobre danos a faróis, lanternas, retrovisores e outros itens.

Acessórios 

Algumas seguradoras, como a Allianz, oferecem proteção adicional para acessórios, como malas, capacetes, jaquetas e luvas.   

Assistências 24h 

Indispensáveis para o bem-estar, tranquilidade e segurança do contratante, as assistências 24h são serviços essenciais e que variam de acordo com o plano de seguro contratado.  

Sendo também chamadas de Socorro do seguro, elas reúnem serviços como chaveiro, guincho, auxílio em caso de pane mecânica, elétrica ou seca.

Por isso, não deixe de consultar todas as assistências oferecidas pelas seguradoras. 

infográfico sobre como simular seguro de moto | DOK Despachante

Saiba mais sobre Seguros 

Ei, Motociclista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Qual o valor do seguro de moto?

O valor do seguro de moto varia muito de acordo com os riscos que a seguradora assume com cada perfil de cliente.  

Fatores como idade do condutor, endereço, frequência, finalidade de uso do veículo e modelo de motocicleta, por exemplo, são decisivos no preço final. 

Entretanto, faça sua cotação de seguro mesmo assim, uma vez que o seguro de moto pode te proteger de um rombo financeiro em alguma eventualidade futura.  

Como fazer uma simulação de seguro para moto?

Depois de tudo isso, a vontade de fazer o seguro da sua moto só cresceu, certo? Continue a leitura para saber o passo a passo para não fazer besteira na hora de contratar o plano de seguro perfeito para você. 

1- Escolha a corretora  

Para não fazer um mau negócio e nem ficar perdendo tempo, é fundamental contratar uma corretora de seguros competente e de confiança. Afinal, será ela quem selecionará as melhores opções de seguro para você. 

2- Cote o seguro 

Depois de entender o seu perfil e todas as suas necessidades em relação ao plano de seguro, a corretora seleciona os melhores custos-benefícios do mercado para você.  

A cotação pode ser feita pela internet ou pelo WhatsApp para maior praticidade e até mesmo agilidade do processo.  

3- Contrate e assine

Depois de escolher o plano que mais faz sentido para a sua realidade, você recebe o contrato com todas as informações referentes ao produto. É muito importante guardar uma cópia desse documento até a apólice ficar pronta. 

A seguradora também pode pedir uma vistoria da motocicleta para avaliar os riscos que ela assumirá no contrato. Nesse procedimento, seu veículo pode ou não ser aceito.  

Por isso, é fundamental puxar o documento da moto antes dessa etapa e se certificar de que todas as obrigações veiculares, como licenciamento e IPVA, estão em dia.  

Caso haja alguma pendência, você pode contar com toda a praticidade e condições especiais que o DOK Despachante oferece na regularização e no parcelamento dos débitos da sua moto.  

4- Emissão da apólice

A apólice é o documento que reúne todas as obrigações e direitos, tanto da seguradora quanto do contratante. Por isso, preste muita atenção nos detalhes e condições dela.  

Endosso 

Se houver necessidade de alterar qualquer aspecto da apólice, isso será oficializado por meio de um documento chamado endosso.  

Ele é um aditivo do contrato e formaliza qualquer modificação no plano de seguro toda vez que isso for necessário.   

Faça uma cotação de seguro moto com o DOK

O DOK Seguros veio para facilitar de vez a vida dos motoristas e motociclistas brasileiros e entrega a cotação dos melhores planos de seguro para você no mesmo dia. 

Se você procura competência, bom atendimento e agilidade na hora de cotar o seguro da sua moto, mande mensagem agora mesmo no WhatsApp +55 (15) 99801-8985. 

O DOK tem parceria com as maiores e mais respeitadas seguradoras do Brasil e do mundo. Conheça algumas das empresas especializadas em seguro moto parceiras: 

Ficou interessado? Converse com a nossa corretora que ela monta o plano ideal para você! 

O que fazer em caso de sinistro da moto?

O sinistro não marca data nem hora para chegar e pode acontecer em absolutamente qualquer lugar. Teve alguma péssima surpresa e a apólice cobre esse evento? Chame o seguro! 

Para acionar o seguro em caso de sinistro não é complicado. Para isso, basta entrar em contato com a seguradora pelos canais de contato da Assistência 24h, telefone, WhatsApp ou até mesmo aplicativo da seguradora. 

Renovação do seguro de moto: entenda como funciona

O prazo de vigência do contrato vem determinado na apólice do seguro e geralmente é de 12 meses.  

Após esse período, é necessário renovar o seguro da moto, uma vez que seguradoras não trabalham com renovação automática. 

É comum que a própria corretora entre em contato quando o fim do contrato estiver chegando. Porém, caso isso não aconteça, fale com a sua corretora para não correr riscos por bobeira. 

É possível cancelar um seguro de moto?

Tanto a seguradora quanto o contratante podem cancelar o seguro de moto. A primeira só o fará em caso de falta de pagamento, se o contratante tentar dar um golpe ou fraudar algo.  

Já o contratante pode interromper o contrato a qualquer momento. Para isso, é preciso entrar em contato com a corretora, que intermediará o cancelamento do serviço e o cálculo de restituição de pagamento, nos termos da apólice, junto à seguradora. 

Conclusão

Neste artigo, você pôde entender tudo sobre seguro de moto e ficou por dentro do passo a passo para contratar o seu sem dor de cabeça. 

Fique protegido e tranquilo seja em casa, no trabalho ou na estrada e faça já sua cotação de seguro moto pelo WhatsApp +55 15 998018985! Simular seguro de moto sem enrolação é com o DOK Seguros

Curtiu o conteúdo e quer ficar sempre atualizado? Acompanhe nosso blog e siga-nos no YouTube, LinkedIn, Facebook e Instagram

TAGS: seguro moto simulador / seguro de moto barato / seguro moto online / como funciona o seguro dpvat de moto  


Perguntas Frequentes sobre Seguro de Moto 

Qual o melhor seguro para moto? 

O melhor seguro de moto é aquele que atende todas as suas necessidades e cabe no seu orçamento. Faça sua cotação de seguro moto e conheça as melhores opções para o seu perfil. Entre em contato com o DOK Seguros via WhatsApp (15) 99801-8985.

Quanto custa seguro de moto? 

O valor do seguro varia conforme a idade e histórico do condutor, modelo de moto, frequência e finalidade do uso do veículo. Porém, muitas vezes ele é mais barato do que o esperado. Faça sua cotação pelo WhatsApp do DOK no número (15) 99801-8985!

Seguro de moto paga por mês ou por ano? 

O valor do seguro de moto é anual, podendo ser pago de uma vez ou parcelado. O número de parcelas varia de acordo com a seguradora.



Posts relacionados