Seguro auto com nome sujo: é possível solicitar

Por: Gregory Packs

Publicado em 28 de fevereiro de 2022 | Atualizado em 19 de dezembro de 2023

seguro com nome sujo capa DOK Despachante

Olá, Condutor! Com o aumento da criminalidade no trânsito brasileiro, investir em proteção veicular é fundamental e esse é o melhor caminho para quem quer evitar transtornos. Mas ter um seguro auto com o nome sujo, é possível?

Muitos acreditam que ter uma restrição financeira impossibilita a contratação de um seguro automotivo, o que não é verdade! É previsto por lei que qualquer pessoa tem o direito de adquirir esse serviço.

Quer saber como contratar o seguro auto para pessoas negativadas, mas não sabe como fazer isso? Fique tranquilo, pois neste artigo esclareceremos todas as dúvidas sobre o assunto.

Seguro auto online: entenda mais sobre

Por muito tempo, para conseguir fazer uma cotação do seguro, era preciso ir à seguradora para avaliar as opções, os valores e qual o melhor plano. Entretanto, com a tecnologia, tornou-se possível fazer a avaliação em corretoras virtuais.

Desse modo, muitas empresas online disponibilizam quais serviços, valores e formas de pagamento oferecem, deixando tudo mais rápido e prático para o consumidor, pois todo o processo pode ser feito pela tela de um computador ou smartphone.

Contudo, é fundamental estar bem informado e analisar quais são as suas necessidades de proteção e quais serviços deseja contratar. Além disso, é importante verificar os documentos necessários para a adesão do seguro.

No mais, ter uma conversa com um corretor para tirar qualquer dúvida é muito relevante, pois essa pessoa poderá te orientar na hora de tomar a decisão. E nisso, as corretoras online também podem te auxiliar.

Tipos de seguros veiculares

A princípio, os tipos de seguro são definidos por cada cobertura oferecida pelas seguradoras. No entanto, algumas modalidades costumam ser mais contratadas pelos proprietários de veículos. Confira:

Cobertura básica

A cobertura básica, também conhecida como cobertura de casco, está diretamente relacionada ao veículo segurado, ou seja, diz respeito aos danos que podem comprometer o funcionamento ou a estrutura do automóvel.

Em geral, pode-se dizer que a modalidade oferece cobertura contra os “sinistros principais”, como furto e roubo. Porém, os tipos de proteção oferecidos podem variar de acordo com cada seguradora.

Cobertura compreensiva

A cobertura compreensiva, também chamada de completa, oferece proteção mais ampla, pois não inclui apenas os “sinistros principais”. Desse modo, a modalidade cobre casos de colisão, incêndio, furto, roubo e danos causados pela natureza, entre outros prejuízos que podem variar conforme cada seguradora.

Apesar de ser mais abrangente, a modalidade citada não oferece proteção para os acessórios presentes no veículo, como rádio, kit gás e rodas especiais. Para isso, é necessário contratar uma cobertura adicional.

Coberturas adicionais

Contratar coberturas adicionais pode ser essencial para quem busca diferentes tipos de proteção veicular. No entanto, você terá que pagar um valor mais alto para obtê-las.

Vale destacar que não há um limite para a contratação de coberturas adicionais, pois é fundamental adicionar à apólice quantas forem necessárias para a proteção de seu automóvel.

Contudo, as coberturas complementares disponibilizadas pelas seguradoras podem variar. Em geral, as empresas oferecem proteção para os acessórios do veículo, além de assistência contra danos causados a terceiros.

seguro auto com nome sujo - colisão - DOK

Seguro auto para quem tem nome sujo: como solicitar?

Conforme mencionado no início deste artigo, estar com restrição não te impede de contratar um seguro para seu veículo. No entanto, as exigências feitas pela seguradora podem ser maiores, incluindo parcelas mais altas ou pagamento à vista.

Então, para conseguir ter um seguro, primeiro você precisa fazer a cotação com uma empresa de confiança. Dessa forma, será possível analisar diversas opções e saber qual delas se enquadra às suas necessidades.

Depois de escolher a seguradora que oferece o melhor custo benefício, você terá que seguir alguns passos para prosseguir com a contratação, os quais explicaremos detalhadamente nos próximos tópicos.

Posso fazer seguro de auto com restrição no nome?

Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), que é a responsável pela regularização e fiscalização das seguradoras, a empresa não pode se negar a fechar o contrato com o cliente que estiver com restrições financeiras.

Porém, se isso acontecer, o consumidor deve entrar em contato com a própria Susep para informar sobre o ocorrido. Feito isso, a seguradora em questão poderá ser multada por descumprir a determinação.

como contratar seguro com restição de nome DOK Despachante

Saiba mais sobre seguro auto

Caso você tenha outras dúvidas relacionadas ao seguro automotivo, nós temos alguns artigos que podem te ajudar. Confira:


Seguro auto com restrição no nome: como pedir

O método para adquirir um seguro automotivo para uma pessoa com o nome sujo é o mesmo para quem está com as contas em dia. Contudo, a seguradora poderá exigir o pagamento à vista ou um prêmio maior.

Com isso, preparamos um passo a passo de como cotar e contratar o seguro auto ideal. Confira:

1° Cotação

A cotação deve ser feita em corretoras para conhecer os valores e benefícios que cada seguradora oferece, além de verificar qual opção se adequa ao seu bolso e às suas necessidades. Vale lembrar que o procedimento pode ser feito presencialmente ou pela internet.

2° Formulário

Para prosseguir com a cotação, será necessário preencher um formulário informando os dados do veículo, como o modelo e outras características que ajudem a seguradora a traçar um perfil do motorista e dos lugares onde o automóvel passará com mais frequência.

Além disso, no momento de preencher o formulário, você também deverá escolher quais coberturas serão contratadas.

3° Análise da seguradora

Após o envio do formulário, a seguradora escolhida irá analisar a proposta. A partir disso, a empresa tem 15 dias para avaliar e prosseguir com a contratação do seguro auto ou recusá-la.

Depois disso, seu veículo terá que passar por vistoria. Em seguida, você poderá assinar o contrato e começar a pagar as parcelas. Contudo, a apólice só será efetivada após o primeiro pagamento.

4° Apólice

Depois que a seguradora aprova o seu pedido, é emitida a apólice, também conhecida como “contrato do seguro”. Com o documento em mãos, é recomendável ler atentamente as cláusulas para entender as condições e coberturas contratadas.

Portanto, confira se todos os itens presentes na apólice estão corretos, veja se todas as coberturas desejadas estão especificadas no documento, também verifique os valores para evitar problemas futuros.

5° Uso da cobertura

Em caso de sinistro, o cliente precisa ligar para a seguradora pelo número de emergência da empresa. Vale lembrar que, para cada tipo de ocorrência, existe um modo diferente de se proceder.

Então, é necessário ficar atento à sua apólice para saber se a seguradora irá cobrir o dano sofrido ou causado. Por fim, para obter a assistência, é preciso seguir as orientações passadas pela empresa contratada.

Para que serve a análise de crédito no seguro auto?

A análise de crédito é feita pela seguradora para avaliar as possibilidades de inadimplência do futuro contratante. Por meio da verificação, a empresa pode recusar a contração.

No entanto, como mencionado, a recusa não pode ser feita àqueles que estiverem com restrições financeiras. Desse modo, a seguradora deverá apresentar um relatório sobre as causas da rejeição.

Documentação para pedir seguro com nome sujo

No momento de contratar o seguro auto, a empresa escolhida irá solicitar alguns documentos. Por isso, na hora da negociação, é preciso ter em mãos as seguintes documentações:

Documentos pessoais:

  • RG;
  • CPF;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Documentos do veículo:

  • Certificado de Registro do Veículo (CRV);
  • Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), também conhecido como “documento do carro”.
infográfico com documentos necessários para contratar seguro auto com nome sujo DOK Despachante

Simular seguro auto online

Simular as opções de seguro auto é muito importante para verificar os benefícios e os valores da modalidade que mais se enquadra ao seu veículo. Para isso, é recomendável procurar uma corretora virtual.

Por meio da corretora online, é possível fazer todo o procedimento sem sair de casa, basta ter acesso a um computador ou dispositivo móvel. Desse modo, você poderá avaliar diversas opções e escolher a seguradora ideal.

No entanto, além de contratar um seguro auto, também é essencial manter os débitos veiculares em dia para evitar problemas. Por isso, o DOK Despachante oferece o parcelamento das taxas em até 12 vezes, com seis cartões diferentes.

Com o DOK, você pode fazer o pagamento online, de forma prática, segura e sem qualquer tipo de burocracia. Então, pague agora os débitos de seu veículo e dirija despreocupado!

ipva 2024

Conclusão

Em resumo, o seguro auto com nome sujo pode ser contratado por todas as pessoas que estiverem com restrições, isso é lei! Dessa forma, a empresa que se recusar a oferecer o serviço poderá ser multada.

Apesar das seguradoras disponibilizarem o serviço para pessoas com restrições financeiras, o valor das parcelas tende a ser mais alto e algumas empresas ainda podem exigir o pagamento do seguro à vista.

Por fim, o processo de contratação para quem está negativado é o mesmo para aqueles que não têm restrições. Com isso, é preciso buscar uma corretora para fazer uma simulação de seguro auto. Assim, você poderá escolher qual seguradora apresenta as melhores vantagens.

TAGS: seguro auto nome sujo/ nome sujo seguro auto pode ser recusado/ quem tem nome sujo consegue fazer seguro de auto



Perguntas Frequentes

Seguro auto é obrigatório?
Ter um seguro auto não é obrigatório. Porém, é essencial para a proteção do seu veículo nos dias de hoje, tendo em vista a crescente na criminalidade no trânsito brasileiro.
O que acontece se eu não pagar seguro de carro?
Ao deixar de pagar o seguro auto, a seguradora tem o direito de cancelar a contratação do serviço. Desse modo, o veículo ficará sem proteção contra qualquer tipo de sinistro.
Posso fazer um seguro auto online com nome sujo?
Estar com o nome na lista do SPC e Serasa por inadimplência não impede a contratação do seguro veicular. Contudo, a seguradora pode oferecer parcelas com preços mais altos ou exigir pagamento à vista.
Posts relacionados