Aprenda a fazer uma cotação de seguro auto online e optar pela que cabe no seu bolso

Por: Gregory Packs

Publicado em 07 de fevereiro de 2022 | Atualizado em 14 de fevereiro de 2024

Saiba como cotar seguro auto online DOK Despachante

Olá, Condutor! Você sabia que é possível fazer uma cotação online para saber qual tipo de seguro auto é o mais adequado para seu veículo? É isso mesmo, não há mais necessidade de sair de casa para escolher a opção que apresente o melhor custo-benefício.

Se ainda não ouviu falar sobre essa possibilidade, fique tranquilo, pois neste artigo explicaremos a melhor maneira de fazer uma cotação online. Assim, você saberá como contratar o serviço mais apropriado para seu automóvel.

seguro dok

Portanto, acompanhe este texto até o fim para aprender a simular e escolher o seguro ideal para a proteção de seu veículo. Desse modo, diversos problemas poderão ser evitados quando algum imprevisto surgir.

Seguro auto online: entenda mais sobre

A contratação de um seguro veicular é de extrema importância para manter o automóvel protegido contra situações desagradáveis. Entretanto, existem diversos tipos de cobertura e escolher a opção que mais se encaixa às suas necessidades é essencial para evitar possíveis dores de cabeça quando imprevistos acontecerem.

Já pensou ter o veículo roubado sem estar segurado? Nesse caso, você perderia todo o dinheiro investido na compra. Portanto, contratar um seguro auto é uma forma de garantir com que não seja necessário gastar valores exorbitantes em situações de danos ou perda do automóvel.

Para facilitar o processo, existem corretoras inovadoras que permitem a cotação online de seguro auto. Sendo assim, é possível escolher a cobertura mais adequada. Dessa forma, você poderá comparar preços em diferentes seguradoras e economizar na contratação.

Porém, o mercado de seguros apresenta um vocabulário técnico e específico, o que pode dificultar a compreensão de certos termos presentes neste artigo. Desse modo, para facilitar sua leitura, separamos alguns dos termos mais utilizados pelas seguradoras. Confira:

  • Apólice: diz respeito ao documento de contratação do seguro para comprovar e formalizar a cobertura solicitada pelo contratante;
  • Prêmio: é o total pago à seguradora pela transferência do risco a que seu veículo está exposto, ou seja, refere-se ao valor da contratação;
  • Sinistro: está ligado ao acontecimento de alguma situação prevista no contrato de seguro que cause danos ou prejuízos ao veículo.

Tipos de seguro online

Atualmente, diversas modalidades de seguro auto estão disponíveis no mercado. Desse modo, muitas dúvidas podem surgir na hora de escolher qual opção contratar. Em geral, existem duas coberturas principais, são elas: básica e compreensiva.

Cobertura básica

As coberturas básicas são mais simples, pois contemplam apenas os “sinistros principais”, como roubo e furto. Por se tratar de uma opção mais “enxuta”, seu valor tende a ser mais baixo. Porém, os preços podem variar de acordo com cada seguradora.

Cobertura compreensiva

A cobertura compreensiva ou completa oferece opções mais amplas aos condutores. Assim, além de apresentar proteção contra furto e roubo, esse tipo de seguro também cobre situações de colisão, incêndio e danos causados pela natureza.

No entanto, a modalidade compreensiva não oferece cobertura para os acessórios do automóvel, como rádio e kit gás. Nesses casos, o proprietário terá que contratar proteção adicional para os itens do veículo.

Tipos de franquia no seguro auto

Além de variadas coberturas, o seguro auto também apresenta diferentes tipos de franquia. A princípio, as franquias estão ligadas ao valor obrigatório que o contratante deve pagar caso seja responsável por algum acidente com danos parciais.

Entretanto, o preço a ser pago é apenas parte do total necessário para o reparo do veículo, pois o restante é de responsabilidade da seguradora. Em geral, a franquia deve ser paga quando os danos no automóvel foram inferiores a 75% de seu valor venal.

Já nos casos de acidentes cujo preço do conserto seja inferior ao valor da franquia, não haverá cobrança. No entanto, o proprietário do automóvel terá que arcar com os custos do reparo. Já em situações de perda total, por exemplo, o contratante será ressarcido de acordo com a tabela Fipe.

Porém, se você ainda não conhece os tipos mais comuns de franquia, leia os tópicos abaixo para entender como funciona cada uma delas.

Franquia simples

Na franquia simples, os sinistros que não ultrapassarem o valor preestabelecido na apólice devem ser pagos pelo segurado. os reparos que excederem o limite contratual serão indenizados integralmente pela seguradora.

Franquia dedutível

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), a franquia dedutível costuma ser a mais utilizada por apresentar redução de prêmio (valor pago pelo seguro). Contudo, o segurado terá participação nos reparos dos prejuízos causados ao automóvel.

Cotar seguro auto online: qual melhor preço?

A cotação de seguro auto online é uma das melhores formas para saber como escolher qual alternativa oferece as melhores vantagens. Além disso, você também pode verificar qual seguradora apresenta o valor mais adequado para seu bolso.

No entanto, antes de contratar qualquer seguro, além de analisar o custo, também é importante ver se a opção oferece a cobertura ideal, considerando que preços baixos podem não apresentar a proteção necessária.

Cotação de seguro auto online

Como mencionado, não há necessidade de ir até uma seguradora para verificar os benefícios do seguro auto, visto que corretoras online apresentam os serviços ofertados por diversas empresa. Assim, você pode escolher, sem sair de casa, qual modalidade será ideal para seu veículo.

No site da corretora, você deverá informar seus dados pessoais e também de seu automóvel. Dessa forma, serão mostradas opções personalizadas, com diferentes preços, franquias e coberturas. Confira:

simulação de seguro auto DOK despachante

Cotação seguro auto online grátis: como fazer

A cotação de seguro auto pode ser um processo burocrático e demorado, ainda mais se feita presencialmente. Por isso, é recomendável realizar o procedimento online se você busca praticidade. Dessa forma, fazer a simulação com uma corretora virtual pode apresentar inúmeras vantagens.

Em primeiro lugar, busque uma corretora online de sua confiança para cotar o serviço. Depois de selecionar a empresa de sua preferência, verifique a modalidade que disponibiliza a cobertura ideal. Por fim, escolha a opção que irá lhe oferecer o melhor custo-benefício.

infográfico com  dicas de como cotar grátis o seguro auto online DOK Seguros

Saiba mais sobre seguro auto

Caso você tenha outras dúvidas relacionadas ao seguro auto, nós temos alguns artigos que podem te ajudar a escolher a cobertura ideal para seu veículo. Confira:


Qual é a melhor seguradora de carros?

Na hora de contratar o seguro auto, escolher uma boa seguradora é fundamental para que todos os termos acordados sejam cumpridos em casos de sinistro. Dessa forma, pesquisar a reputação das empresas é uma boa maneira de saber a qualidade do serviço prestado.

Entretanto, vale lembrar que, além de ter uma boa reputação no mercado, a melhor seguradora pode ser aquela que oferece o serviço mais adequado para seu veículo. Por isso, antes de fazer a contratação, verifique se as coberturas ofertadas correspondem às suas necessidades.

Caso ainda restem incertezas sobre qual seguradora escolher, listamos algumas empresas confiáveis e que costumam ser bem avaliadas pelos contratantes. Confira:

Como escolher a melhor seguradora de veículos?

Na hora de fazer a cotação com uma corretora, analise os serviços prestados por cada seguradora parceira. É importante que você não considere apenas o menor preço na hora de escolher um seguro para seu veículo.

Além de analisar os valores, veja também se a empresa presta assistência 24 horas com reboques e quais são os tipos de cobertura e de franquia disponíveis. Após levar em consideração todos os fatores citados, compare qual seguradora irá oferecer a você o melhor custo-benefício.

Caso ainda restem dúvidas na hora de escolher a melhor seguradora, você ainda pode verificar a reputação da empresa desejada no site Reclame Aqui. Assim, é possível descobrir o que os clientes acham sobre a qualidade do serviço prestado.

como escolher a melhor seguradora de veículo DOK Despachante

Faça uma simulação de seguro auto online

Como você pôde notar, fazer uma simulação online de seguro auto é um procedimento extremamente importante para poder contratar a modalidade ideal. Além disso, a partir da simulação, também será possível comparar preços para escolher a opção mais acessível.

Por fim, além de saber como contratar a opção de seguro ideal, também é importante manter a documentação do veículo em dia para evitar problemas, como multas e apreensão do automóvel.

Por isso, regularize online todos os débitos com o DOK Despachante, onde você pode parcelar a taxa em até 12 vezes, com seis cartões diferentes. Caso prefira, também é possível pagar via PIX ou dar uma entrada no boleto bancário e dividir o restante no crédito.

TAGS: cotar seguro auto online/ cotação online seguro auto/ seguro auto cotação online/ simulador cotação seguro auto online


Perguntas frequentes sobre cotação de seguro online

Como simular seguro auto online?

Atualmente, a simulação do seguro auto pode ser feita em corretoras online, onde você poderá avaliar qual cobertura é a mais adequada em meio a diversas opções. Para fazer a cotação, basta informar seus dados e também os do veículo.

Qual é o melhor seguro auto?

O melhor seguro auto é aquele que apresenta o maior custo-benefício. Sendo assim, o ideal é procurar uma corretora online para escolher qual a opção mais adequada para seu veículo.

Quanto custa o seguro para carro?

Os valores de seguro para carro podem variar de acordo com cada seguradora. Portanto, é recomendável fazer uma simulação com corretoras online para saber qual o melhor preço para seu veículo.



Posts relacionados