Danos materiais seguro auto: o que são e como funcionam

Por: Maria Eduarda Nalesso

Publicado em 28 de janeiro de 2022 | Atualizado em 28 de janeiro de 2022

Danos materiais seguro auto: o que são e como funcionam - colisão entre veículos- DOK

Olá, Condutor! Você quer entender mais sobre danos materiais seguro auto, o que são e como funcionam?

Os veículos fazem parte das nossas rotinas e diariamente estão expostos a acidentes, sejam eles causados no trânsito ou pela natureza, como a queda de uma árvore ou um raio. Sendo assim, estamos sujeitos a imprevistos: já pensou se o motor do seu carro para de pegar no meio da estrada e te deixa na mão, por exemplo. São nessas e em outras situações que ter uma cobertura de seguro auto nos ajuda, e muito!

Sabemos que não é barato arcar com esses prejuízos e, por isso, contar com uma seguradora dá um alivio e tanto para o bolso. Existem diversas opções de “planos” que podem ser contratados, entre eles está o danos materiais que o seguro auto cobre.

Ficou curioso para saber mais sobre esse assunto importante? continue lendo o nosso artigo!

Importância do seguro auto

Não tem sentimento melhor daquele que sentimos quando somos livres e seguros, não é mesmo?! Ter o seu carro protegido com um seguro é muito importante, não só em relação aos problemas já conhecidos como acidentes de carro e furtos, mas também para ter a tranquilidade de que caso algum dano venha acontecer você será amparado e poderá contar com a ajuda da sua seguradora.

Você sabe como funciona um seguro auto? Quando procuramos uma seguradora para contratar um seguro, ela nos apresenta todas as opções possíveis, que variam das mais básicas para as mais completas e te oferece a possibilidade de personalizar o seu “pacote” de seguro.

Sendo assim, é um contrato feito entre segurado e seguradora, que assume arcar com os prejuízos ocasionados por situações que causam danos tanto nos veículos, quanto à terceiros, pelos valores estipulado por cada serviço contratado.

A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é a responsável por regular os serviços que as seguradoras disponibilizam.

Danos materiais seguro auto: o que são

Quando você sofre alguma acidente que não envolve vitímas, são chamados de danos materiais do seguro auto, somente quando não há vítimas. Deste modo, a seguradora contratada pagará o valor necessário para cobrir os danos, de acordo com o valor máximo de indenização que seu plano cobre.

Danos materiais seguro auto: o que são e como funcionam - casal dirigindo tranquilos - DOK

Cobertura de terceiros

Existe também a possibilidade de cobertura de danos matérias do seguro auto para terceiros. Caso algum acidente acabe por danificar o veículo de outras pessoas, o seu seguro arca com todos os prejuízos. Entretanto, esse é um serviço adicional e precisa ser solicitado no momento na contratação, e apenas assim fica garantido que o automovél do terceiro seja reparado.

Deste modo, mesmo que seja a cobertura do veículo de terceiros, o seguro visa proteger o segurado financeiramente, por isso é importante ter esse adicional.


Saiba mais sobre seguro auto

Quer descobrir mais sobre seguro auto? Conheça mais artigos do DOK e saiba como funciona!


Tipos de danos materiais cobertos pelo seguro auto

Existem diversos acidentes que podem acontecer, independente do ocorrido, é claro que vai te causar problemão. Mas se você tiver seu carro segurado pode rodar aliviado e ao assintar a ápolice de seguro auto é possível escolher qual a melhor opção de cobertura a danos para o seu veículo, entre elas estão:

Colisão

Uma “batida” pode gerar danos parciais ou totais do seu carro. Nesse caso a cobertura atua de duas maneiras: parcial ou total.

Caso os prejuízos de uma colisão sejam de até 75% referente ao valor do veículo, a empresa de seguros deverá providenciar os reparos do carro ou o ressarcimento de custos ao cliente.

Entretanto, se os prejuízos ultrapassarem 75% do valor do automóvel, ou seja, pode se considerar a perda total, o cliente terá direito à indenização no valor integral do veículo.

Danos materiais seguro auto: o que são e como funcionam - colisão - DOK

Incêndio

Em casos de incêndio, a cobertura garante ao cliente a indenização por qualquer prejuízo que tenha sido ocasionada pelo fogo.

Portanto se o seu carro apresentar uma pane elétrica, como um curto circuito, e acabe em chamas, você terá direito ao ressarcimento.

Danos materiais seguro auto: o que são e como funcionam - incêndio - DOK

Acidentes pela natureza

Parcem distantes, mas muito comuns de acontecerem, essa categoria cobre os prejuízos gerados por queda de galhos ou placas de sinalização que podem cair sobre o veículo. Assim como raios, enchentes, chuva de granizo.

Danos materiais seguro auto: o que são e como funcionam - acidente causado pela natureza - DOK

Cobertura de danos materiais seguro auto: como funciona

Quando o seu veículo sofre algum tipo de dano você deve entrar em contato com a seguradora contratada e comprovar o que aconteceu, seja com boletim de ocorrência, fotos ou outros documentos. Assim que for comprovado a empresa pagará ao segurado o valor proporcional ao concerto dos danos ocorridos, podendo ser parciais, quando o automóvel precisa apenas de reparos, ou total quando não foi possível recuperar o mesmo.

Vale lembrar que todos esses serviços devem ser acordados na hora de contratar um seguro.

Quais danos materiais seguros autos cobrem

O seguro auto é acionado quando algum dano acontece com o seu veículo, as causas variam e dependendo de qual serviço você contratou a sua seguradora arcará com os prejuízos.

Geralmente os danos materiais que o seguro auto cobrem são:

Colisões
Causas naturais como: raio
Quedas de objetos
Incêndios

Quando contratamos um seguro, a empresa nos da diversas opções para escolhermos qual se encaixa melhor nas nossas necessidades, por isso é importante ficar atento a tudo o que a seguradora oferece no plano que desejar contratar, com todas as regras e exigências.

Cotação de seguro auto online

Uma corretora de seguros é a melhor opção para que você possa fechar o segurop ideal que atenderá todas as suas necessidades, por isso:

  • Procure uma corretora de seguros, são profissionais especializados que irão te oferecer diversas opções de coberturas;
  • Depois disso, vocês encontrarão o plano ideal que atenda sua necessidade;
  • Por fim, sua corretora lhe apresentará diferentes contratos de diversas empresas e você deve escolher a melhor opção.

Sendo assim, regularize seus débitos com o DOK e mantenha seus débitos veiculares em ordem!

TAGS: danos materiais no seguro de automovel/ danos materiais seguro o que cobre/ danos materiais seguradora



Posts relacionados