Tudo sobre abalroamento: o que é, o que fazer e como acionar seguro

Por: Redator DOK

Publicado em 29 de novembro de 2023 | Atualizado em 26 de janeiro de 2024

Capa Artigo Tudo sobre abalroamento o que é, o que fazer e como acionar seguro | DOK

Salve, Motorista! O abalroamento, apesar de não ser um nome muito comum, é um termo que serve para descrever e registrar um incidente específico no trânsito.

Alguns podem pensar que abalroamento é a mesma coisa que uma colisão, mas não é bem assim. Na verdade, conhecer a definição desse tipo de acidente de trânsito pode fazer a diferença na hora de acionar o seguro e conseguir reduzir os danos para todos os lados envolvidos. 

A seguir, você terá acesso a um artigo completo sobre o abalroamento, desde a sua definição até os procedimentos adequados para quando essa situação ocorre, a distinção entre abalroamento e colisão e, é claro, como acionar o seguro corretamente. A primeira dica é salvar esse artigo para consultá-lo sempre que quiser. Confira!

O que é abalroamento no trânsito?

O abalroamento é um tipo de colisão em que um dos automóveis se choca contra o outro de maneira perpendicular, ou seja, pela lateral.

Motorista, imagine que você está dirigindo tranquilamente e vai passar por um cruzamento quando, de repente, uma moto em alta velocidade surge de uma das ruas, perdendo o controle e atingindo a lateral do seu carro. Nessa situação, seria correto dizer que abalroou o veículo.

Diferentemente da colisão tradicional ou do choque, que podem ocorrer pela frente ou pela traseira, o abalroamento tem o seu impacto próximo das portas de entrada do carro, deixando os passageiros mais expostos e tornando essa categoria excepcionalmente perigosa.

Ah, motorista, e se você acha que abalroamento em moto não se enquadra como colisão, saiba que o choque com veículos motorizados de duas rodas também faz parte dessa linha de ocorrências.

Choque colisão abalroamento diferenças: quais são?

Descubra a diferença entre colisão e abalroamento: 

  • Colisão: ocorre quando os envolvidos estão na mesma direção;
  • Choque: acontece quando um dos objetos está parado e o outro em movimento;
  • Abalroamento: ocorre quando ambos os objetos estão em movimentos e há um impacto pela lateral.

Pronto, depois de tentar entender tanto o significado de abalroamento, agora você já sabe como definir os principais sinistros do trânsito e já pode se comunicar melhor com as autoridades ou com o seguro em caso de acidentes.

Infográfico sobre diferença entre choque, colisão e abalroamento | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

O que fazer em caso de abalroamento?

Todos os anos, milhões de pessoas se envolvem em acidentes de trânsito no mundo. Dos mais simples aos mais graves, todos eles oferecem riscos, danos e muitos inconvenientes. 

Mas o que pouca gente sabe é que conhecer os protocolos de segurança pode ajudar significativamente, diminuindo até o número de complicações no acionamento do seguro.

Confira a seguir um guia com todo o passo a passo para agir da maneira certa em caso de abalroamento:

Verifique a segurança

Tenha certeza de que todos os ocupantes do veículo estão bem, inclusive você. Evite sair imediatamente, pois isso pode desencadear sintomas e ferimentos que ainda não se manifestaram. Faça tudo com calma, cuidado e tendo o bem-estar como prioridade.

Ao sair do carro, confira a cena do acidente para ver se é seguro andar e permanecer no local. Observe tudo cuidadosamente em busca de vazamentos, cacos de vidro, metais retorcidos ou até mesmo pequenas chamas.

Chame as autoridades

Ligue para a polícia e, se necessário, para os bombeiros ou o SAMU. Apesar do nervosismo que um abalroamento de veículos pode causar, procure manter-se calmo e fornecer informações da maneira mais clara possível. Informe o tipo de colisão, se há vítimas, a localização exata e quais são as condições de segurança disponíveis. Se preciso, chame também um guarda de trânsito próximo ao local do abalroamento.

Fale com a outra parte envolvida

Com calma e gentileza, verifique se o motorista e os passageiros do outro veículo estão bem. Se tudo estiver estável, faça a troca de informações. Inclua o nome completo, os números de telefone, a placa do carro, o modelo e a cor do veículo, o endereço, os números das apólices de seguro e qualquer outro dado que possa ser útil.

Busque testemunhas e tire fotos

Caso outros indivíduos tenham presenciado o acontecimento, pergunte se estariam dispostos a testemunhar, caso seja necessário, e registre suas informações. Também vale a pena tirar fotos do local, mostrando diferentes ângulos do ocorrido, além de focar em detalhes.


Saiba mais dicas

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:


Como acionar o seguro em caso de abalroamento?

Na maioria dos casos, o abalroamento lateral é coberto pelos seguros. Se essa informação foi um alívio para você, motorista, saiba que as boas notícias não param por aí. Assim que tiver o boletim de ocorrência em suas mãos, você já pode acionar a seguradora e relatar o acontecimento.

Lembre-se de ser claro, transmitir o máximo de detalhes possível e tirar todas as suas dúvidas. Para que tudo ocorra bem e você receba o valor ao qual tem direito, a empresa provavelmente precisará averiguar exatamente o que aconteceu. 

Esse não é o momento de apontar culpados, mas sim de utilizar toda a documentação que você acumulou. Se tudo estiver de acordo com o contrato estabelecido e se o que foi relatado estiver alinhado ao que foi investigado, os próximos passos devem acontecer com tranquilidade.

Motorista, está em busca de um seguro confiável que cubra não apenas o abalroamento, mas também as principais causas de acidente do país? Aqui no DOK Despachante, você pode fazer uma cotação de seguro de forma rápida, simples e online, comparando coberturas e preços entre as melhores seguradoras do Brasil!

Basta enviar uma mensagem ao nosso WhatsApp e aguardar o contato do atendimento. 

Conclusão

Motorista, ao longo deste artigo, apresentamos o que é abalroamento, suas características únicas, como ocorre o impacto lateral e suas implicações no momento do acidente. É fundamental saber diferenciar o abalroamento de outros tipos de colisão, pois isso pode influenciar diretamente no acionamento das autoridades e do seguro. 

ipva 2024

Além disso, destacamos a importância do cuidado no momento da troca de informações com a outra parte envolvida, a busca por testemunhas e a documentação detalhada. Esses são passos essenciais para garantir um processo tranquilo com a seguradora.  

E, lembre-se, motorista, se está em busca de um seguro que cubra situações como abalroamento e outras causas comuns de acidentes, no DOK Despachante você pode realizar uma cotação de forma rápida e online. Estamos aqui para tornar o processo mais simples e eficiente, garantindo a sua segurança e tranquilidade nas estradas.  

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn

Tags: abalroamento significado, abalroamento ou colisão, abalroamento em moto não é colisão, abalroamento lateral


Perguntas frequentes sobre o abalroamento

O que é um abalroamento no trânsito?

É um tipo de colisão em que dois objetos em movimento se chocam no sentido perpendicular, ou seja, em que há um choque lateral entre dois veículos.

Quais os tipos de abalroamento?

O abalroamento pode ser lateral ou diagonal. Também pode ser causado por falha no freio, desrespeito às leis de trânsito ou desatenção.

Qual é a diferença entre abalroamento e colisão?

A colisão acontece com dois veículos na mesma direção, enquanto o abalroamento só ocorre quando há um choque perpendicular.

Seguro cobre abalroamento? 

As melhores seguradoras do país cobrem o abalroamento. É feita uma análise e, se estiver tudo conforme o esperado, é prestado o apoio. Você pode fazer uma cotação aqui no DOK por meio do nosso WhatsApp.



Posts relacionados