Coberturas de seguro auto: o que são e qual escolher

Por: Gregory Packs

Publicado em 01 de fevereiro de 2022 | Atualizado em 22 de março de 2024

cobertura de seguro auto - qual escolher - DOK

Olá, Condutor! Você sabe o que são coberturas de seguro auto?

A gente sabe o quanto é difícil adquirir um bem, e proteger tudo aquilo que conquistamos com tanto esforço, é mais que importante, para podermos desfrutar somente com prazer e tranquilidade daquela conquista.

seguro dok

Deste modo, se você possui um automóvel, ter um seguro auto significa um investimento muito maior do que você pensa, estamos sujeitos a sofrer acidentes a qualquer momento, a ideia às vezes parece distante, porém é muito mais comum e acontece quando menos esperamos. Por isso, vamos te ajudar a estar preparado.

Se você ficou interessado e deseja saber quais os tipos de seguro existem e de que forma contratar, leia o nosso artigo!

Cobertura de seguro auto: o que é e qual a importância

Você sabe como um seguro auto pode te ajudar?

Imagine a seguinte situação: você está no carro em um dia cheio de alegria para viajar com a sua família, quando de repente, um outro veículo que passava pela mesma rua causa uma pequena colisão, o que chamamos de “batita”. Não foi nada grave e todo mundo está bem, mas que situação de estresse.

No entanto, imagine quanta preocupação você já sentiu até o instante de ficar chateado com os danos materias. Neste caso, pense a facilidade em relação à quantidade de processos e dinheiro que vai economizar se o investimento em um seguro já existir.

Seguro de carro ou seguro de moto é um contrato feito entre o proprietário de um veículo com uma seguradora, que assume arcar com as despesas e prejuízos ocasionados por situações que causam danos tanto nos veículos, quanto em pessoas.

Ou seja, existem diversos tipos de seguros que podem ser solicitados, de valores e coberturas variadas, por isso é muito importante ficar atento em qual a melhor modalidade que vai atender as suas necessidades no dia a dia e as possíveis situações que podem lhe ocorrer.

Agora que você já sabe o que é um seguro auto, já parou para pensar qual a sua importância?

Se a gente pensar em tempo e custo, é sábio dar ouvidos aquele velho ditado “é melhor prevenir do que remediar” não é mesmo.

Conquistar o tão sonhado carro é a meta de milhares de pessoas. Entretanto, tão importante quanto fazer um investimento para melhorar sua locomoção, é protegê-lo. Em nosso dia a dia estamos sujeitos a diversas situações inesperadas que podem nos causar danos, e prevê-las está fora do nosso alcance.

Tipos de coberturas de seguros para autos

Para atender a individualidade de seus beneficiários com eficácia, as seguradoras disponibilizam diversas opções de coberturas, que também podem ser chamadas ” tipos de seguro” ou ” Planos” entre outras variações, as coberturas de seguro auto são: os serviços que você vai contratar para cuidar do seu auto. Portanto, podem incluir funções das mais básicas até as mais completas.

Pensando nas necessidades de cada cliente, em um valor de prêmio que se adéque a um planejamento financeiro único, as corretoras de seguros localizam o “seguro ideal” para você. Neste caso, existe até mesmo a possibilidade de personalizar e adicionar mais pessoas e serviços no seu “pacote” de seguro. Abaixo iremos listar alguns exemplos:

Seguro auto contra roubo e furto

O Seguro contra roubo e furto é uma das opções mais procuradas e têm uma cobertura exclusiva para essa determinada situação, caso seu veículo seja furtado ou roubado a seguradora comumente ressarce o valor integral do auto segundo a tabela da Fundação Institutos de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Mesmo sabendo que a cobertura deste plano não se estende para demais finalidades, podemos considerar o alto índice de criminalidade atual, você sabe a diferença entre roubo e furto?

Roubo: Ocorre em casos de ameaça ou violência, agressão ou arma de fogo em um assalto, por exemplo;
Furto: Acontece quando existe a subtração de um patrimônio sem haver violência.

Sendo assim, ter uma proteção como esta é ter a segurança de não perder todo seu dinheiro.


Saiba mais sobre seguro auto

Quer descobrir mais sobre seguro auto? Conheça mais artigos do DOK e entenda como funciona!


Seguro de auto cobertura básica ou seguro auto cobertura casco

O seguro auto de cobertura básica ou seguro auto cobertura de casco, são coberturas que oferecem uma quantidade de serviços limitadas, como os próprios nomes sugerem.

As indenizações pagas nestes casos são estendidas para as situações de roubo e furto, se o veículo não for encontrado e também não recuperado vulgo perda total, que significa mais de 75% de comprometimento em danos no automóvel.

Em resumo, podemos citar colisões, acidentes naturais, raios, enchentes, explosões e incêndios.

Lembrando que as opções básicas de um seguro podem incluir outros serviços, que variam de acordo com cada seguradora.

O que é cobertura compreensiva seguro auto ou seguro de auto cobertura total

O seguro de cobertura compreensiva é um pacote completo, bem mais abrangente que os citados acima, nele você pode contar com infinidades de proteções:

  • Roubo e Furto;
  • Colisão;
  • Capotagem;
  • Acidentes Naturais;
  • Incêndio;
  • Danos a terceiros.

Danos a terceiros

A cobertura de seguro para terceiros, oficialmente chamada de RCF-V (Responsabilidade Civil Facultativo de Veículos) é uma das mais vantajosas aquisições de proteção veicular, dado que ela protege o beneficiário em caso de acidentes que causem danos a outras pessoas.

Deste modo, a seguradora fica responsável em pagar os prejuízos gerados em possíveis acidentes de trânsito que prejudiquem terceiros, sejam eles morais, físicos ou judiciais.

Por isso, o custo benefício é alto e ele pode ser um aditivo associado a uma cobertura de seguro auto básica ou compreensiva, é uma das modalidades que mais compensa aderir.

seguro - colisão - dok

Seguro para acidentes de passageiros

Se você é um condutor remunerado e dirige com muitas pessoas a bordo, é comum contar com o seguro para Acidentes Pessoais de Passageiros (APP), para garantir a segurança de todos.

Contudo, para certificar que os danos que comprometem o automóvel também sejam indenizados é muito importante complementar esse seguro a uma cobertura seja ela básica ou compreensiva.

Por fim, de qualquer modo é interessante contar com essa cobertura para proteger sua família.

Lembrando que as opções de um seguro podem incluir outros serviços, que variam de acordo com cada seguradora.

transporte escolar - seguro - dok

Coberturas adicionais seguro auto

Personalize seu plano com coberturas adicionais de seguro auto e fique protegido em várias situações específicas. Algumas delas são:

  • Carro reserva:

Se você utiliza o seu veículo diariamente para seus afazeres, é essencial uma cobertura que te garanta um carro reserva, pois até a seguradora fazer tudo o que precisa no veículo danificado, demora um tempo, então com essa cobertura é possível que o contratante utilize de um veículo reserva disponibilizado pela empresa contratada.

A quantidade de dias fica estipulada na hora de assinar o contrato e várias em média de sete, dez ou trinta dias.

seguro - dok
  • Extensão de cobertura para carro zero quilômetro:

É comum que ao cotar um seguro para um veículo zero quilômetro seja sugerida a extensão de cobertura, fica garantido que se acontecer a perda total do automóvel, o proprietário será indenizado no valor integral desde que foi retirado da concessionária.

Entretanto, o seguro é válido somente por 90 dias e pode ser estendido com a contratação da cobertura adicional que garante 180 dias de proteção.

Vale lembrar que ao comprar um carro, quando ele sai da concessionária, perde em média 15% do valor pago quanto novo.

seguro - dok
  • Cobertura de Assistência 24 Horas

Ao contratar um seguro, muitas pessoas acreditam que poderão acioná-lo a qualquer momento, mas, na verdade, isso só é possível com o serviço se ele for de 24 horas. Algumas seguradoras disponibilizam esse serviço como bônus, porém é pertinente incluir esse adicional.

seguro - dok

É de extrema importância ficar atento ao que se esta contratando!

Como escolher um tipo de cobertura de seguro auto

Identificar suas necessidades pode parecer fácil, mas é fundamental que você seja guiado por uma corretora de seguros. Desta forma, por meio de um questionário específico, conseguirá visualizar os possíveis riscos que podem acontecer.

Sendo assim, se na sua cidade não acontece muitas enchentes e você não costuma sofrer com isso, vai te ajudar a evitar escolhas por incluir funções desnecessárias. Visto que, o seguro auto online é um investimento priorize as situações relevantes.

Como saber o que meu seguro cobre?

Se você contratou uma cobertura de seguro auto e quer saber quais são os serviços contratados, você pode ler as cláusulas de sua apólice de seguros, é neste documento que ficam formalizados todos os benefícios adquiridos.

A empresa contratada deve ter te oferecido uma cópia desta apólice assinada no dia da contratação, caso não consiga localizar, entre em contato com a sua seguradora.

Faça a cotação do seu seguro auto

O processo e as cláusulas de um seguro podem ser complexos e burocráticos. Por isso, é essencial buscar uma seguradora de confiança, como a Alfa, Azul, Allianz, Bradesco e entre outras.

Existem empresas que disponibilizam plataformas onde você pode cotar grátis seu seguro auto de maneira online.

  • Procure uma corretora de seguros;
  • Insira seus dados e preencha o questionário de pesquisa;
  • Depois disso, vocês encontrarão o plano ideal que atenda sua necessidade;
  • Por fim, sua corretora lhe apresentará diferentes contratos de diversas empresas e você deve escolher a melhor opção.

Por fim, também é importante para sua segurança que a documentação do automóvel esteja sempre em dia, regularize débitos com o DOK em até 12x e formas de pagamento facilitadas!

TAGS: seguro auto cobertura enchente/ seguro auto coberturas/ cobertura provisoria seguro auto



Perguntas Frequentes

O que é cobertura de seguro auto?
A cobertura de seguro auto é uma indenização sobre os danos causados por um acidente, por exemplo: se você contrata o seguro de roubo e furto, a empresa cobrirá os custos ocasionados por essas situações.
Quais são os tipos de coberturas de seguro auto?
Existem diversas opções de coberturas de seguro auto, entre elas as mais conhecidas são: A cobertura básica, cobertura compreensiva ou cobertura completa.
Como escolher uma cobertura de seguro auto?
Para escolher a cobertura de seguro: Busque uma corretora de seguros, informe seus dados, entenda suas necessidades e descubra o melhor seguro para você.
Posts relacionados