Jaqueta de moto: melhores opções para usar ao pilotar

Por: Matheus Packs

Publicado em 07 de março de 2024 | Atualizado em 02 de maio de 2024

Capa Artigo Jaqueta de moto melhores opções para usar ao pilotar | DOK

Salve, Motociclista! Você sabia que a jaqueta para usar durante a pilotagem de motos vai muito além de estética e proteção contra o vento?

Essa peça pode ainda colaborar para manter a sua segurança. Por isso, é importante saber como escolher a jaqueta ideal. 

Quer saber como fazer isso? Então, acompanhe este artigo até o fim e fique por dentro de todos os detalhes sobre o tema. Boa leitura!

Jaqueta de moto: para que serve e por que é importante?

A jaqueta de moto é um acessório muito importante para o conforto e segurança ao pilotar, proporcionando proteção em caso de quedas e, com isso, ajuda a evitar lesões decorrentes de acidentes de trânsito.

Além disso, a peça serve para proteger contra o vento, chuva e frio. Já em dias de calor ou mesmo em trajetos curtos, o uso da jaqueta também é fundamental para também evitar abrasões na pele do motociclista.

Ainda falando sobre os dias mais quentes, a escolha de uma jaqueta com tecido ventilado ajuda o motociclista a ter mais conforto diante das altas temperaturas, como é o caso das peças de poliéster ventilado. 

Mantenha seu veículo em dia!

Tipos de jaqueta para andar de moto

Há uma variedade de jaquetas para andar de moto disponíveis no mercado, e escolher o tipo ideal é fundamental para atender às suas necessidades no dia a dia. Para ajudá-lo a entender melhor, separamos alguns modelos, confira:

Jaquetas de couro

Fabricadas com couro natural, as jaquetas de couro proporcionam alta resistência à abrasão em caso de quedas, além de oferecerem um visual clássico e elegante. Porém, podem ser mais caras e exigem cuidados especiais para conservação.

Jaquetas têxteis

Confeccionadas com tecidos sintéticos como poliéster e cordura, as jaquetas têxteis aliam resistência com conforto e respirabilidade. Geralmente são mais leves e acessíveis que as de couro, tornando-se uma boa opção para o dia a dia.

Infográfico sobre tipos de jaqueta para andar de moto | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Como escolher a jaqueta para andar de moto?

Escolher a jaqueta certa para pilotar é fundamental para a segurança e conforto do motociclista.  Além do gosto pessoal, é necessário levar em conta alguns fatores importantes:

Material

  • Couro: oferece alta resistência à abrasão, mas é menos respirável e exige cuidados específicos;
  • Tecido: geralmente é mais leve e respirável, sendo uma boa opção para o dia a dia.

Proteção

Verifique se a jaqueta possui proteções nos ombros, cotovelos e, de preferência, na coluna.

Tamanho e caimento

A jaqueta deve vestir bem, sem ficar folgada demais, para garantir a efetividade das proteções.

Mantenha seu veículo em dia!

Para auxiliar na escolha, consulte sempre guias de compra e reviews disponíveis na internet.


Saiba mais sobre veículos

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Jaqueta e blusão para motoqueiro são a mesma coisa?

Jaqueta e blusão para motoqueiro não são necessariamente a mesma coisa. Apesar de ambos os produtos serem usados por motociclistas, existem algumas diferenças:

  • Jaqueta: geralmente, é confeccionada em materiais mais resistentes à abrasão, como couro ou tecidos específicos, e conta com proteções nos ombros, cotovelos e, em alguns casos, coluna, priorizando a segurança do motociclista.
  • Blusão: pode ser feito de materiais mais leves e casuais, como algodão ou poliéster, e nem sempre possui proteções específicas para motociclistas. Seu foco está mais no conforto do que na segurança.

Vale lembrar que, para garantir a sua segurança ao pilotar, o ideal é optar por uma jaqueta apropriada, com certificações de segurança e proteções adequadas.

Onde encontrar jaqueta de moto?

Você encontra jaquetas para moto em diversas lojas físicas e online especializadas em artigos para motociclistas.

Além disso, marketplaces como o Mercado Livre também oferecem uma ampla variedade desse produto.

Quer manter seu veículo em dia?

Quanto custa uma jaqueta de motociclista?

O preço de uma jaqueta de moto varia de acordo com diversos fatores, como:

  • Material: jaquetas de couro, geralmente, são mais caras do que as produzidas com tecidos sintéticos, como poliéster;
  • Marca: marcas renomadas no mercado costumam ter preços mais altos;
  • Modelo: jaquetas com características especiais, como impermeabilidade ou proteções extras, tendem a custar mais.

Dito isso, é possível encontrar jaquetas para motociclistas a partir de R$ 200. Porém, jaquetas de marcas conceituadas, com materiais nobres e alta tecnologia, podem facilmente ultrapassar a casa dos R$ 4.000.

Melhores jaquetas para andar de moto

Escolher a melhor jaqueta de moto vai depender da temperatura do local onde você costuma pilotar e das características que você valoriza mais. Veja alguns exemplos:

  • Jaquetas de verão: confeccionadas em tecidos leves e ventilados, ideais para climas quentes. Normalmente, contam com entradas e saídas de ar para auxiliar na respirabilidade;
  • Jaquetas impermeáveis: fabricadas com materiais que bloqueiam a entrada de água, são ideais para lugares e dias chuvosos;
  • Jaquetas com proteções: possuem proteções reforçadas em áreas como ombros, cotovelos e coluna, oferecendo maior segurança ao piloto em caso de quedas.

Além disso, é importante escolher uma peça que ofereça conforto para permitir liberdade de movimentos. Lembre-se de que, independentemente do tipo de jaqueta escolhida, é fundamental optar por um modelo que tenha certificação de segurança.

Principais marcas de jaqueta para motociclistas

Existem diversas marcas conceituadas no mercado que oferecem jaquetas para motociclistas, cada uma com suas particularidades. Aqui estão algumas das principais:

  • Alpinestars: reconhecida pela qualidade, tecnologia e inovação em seus produtos;
  • Dainese: marca italiana renomada, conhecida pelo design e alto desempenho de suas jaquetas;
  • Texx: marca brasileira que oferece uma ampla variedade de jaquetas com bom custo-benefício;
  • X11: marca nacional conhecida pela qualidade e preços acessíveis;
  • LS2: marca em ascensão que oferece jaquetas com design moderno e tecnologia.

Aproveite para consultar grátis os débitos da sua motocicleta

Motociclista, aproveitando que você chegou até aqui, que tal fazer uma consulta de débitos veiculares pela placa para certificar-se de que sua moto está em dia? No site do DOK Despachante, você pode fazer isso gratuitamente.

Mantenha seu veículo em dia!

Além da consulta, você ainda pode pagar multas e todas as outras possíveis pendências em até 12 vezes no crédito, com até seis cartões diferentes, para não pesar no seu orçamento.

Aproveite também para conhecer nossas opções de seguro para moto e confira outros artigos, como o conteúdo completo que produzimos sobre como passar na prova prática do Detran.

Conclusão

Motociclista, como você pôde perceber, as jaquetas para moto vão muito além da estética, pois essas peças também proporcionam segurança para o dia a dia. 

Por isso, devem ser cuidadosamente escolhidas, levando em conta o material de confecção, marca e qualidade. Agora, você já está preparado para a próxima viagem de moto!

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn.  Acesse também o site do DOK.

Tags: jaqueta motoqueiro, jaqueta x11, jaqueta motociclista, jaqueta feminina moto, jaqueta motociclismo

Quer manter seu veículo em dia?

Perguntas frequentes sobre jaqueta de moto

Qual a melhor jaqueta para andar de moto?

Não existe uma única “melhor” jaqueta para moto, pois a escolha ideal depende de fatores como clima, estilo de pilotagem e preferência do motociclista.

Por que motoqueiro usa jaqueta?

Motociclistas usam jaqueta por vários motivos, incluindo a proteção do piloto contra lesões em caso de acidentes.

Qual a melhor roupa para andar de moto no frio?

Além da jaqueta, para andar de moto no frio, é recomendado usar outras roupas quentes, como calça e luvas térmicas, além de botas que protejam o tornozelo.



Posts relacionados