Como dirigir bem e de forma segura?

Por: Redator DOK

Publicado em 26 de dezembro de 2019 | Atualizado em 12 de agosto de 2022

como dirigir

Dirigir bem não significa apenas saber dirigir, mas como dirigir com segurança, visto que hoje em dia muitos motoristas causam acidentes por pura falta de atenção ou por problemas em seus veículos.

Pensando nisso, preparamos uma lista de dicas para você dirigir melhor, apontando erros comuns nos veículos e que podem ser alterados para um melhor desempenho. Além disso, você vê como dirigir em algumas situações específicas e como deixar o carro preparado para pegar a estrada, tudo com segurança, o que é o mais importante.

Quer saber mais? Continue lendo!

Dicas de como dirigir bem e com segurança

Dirija de forma defensiva

A direção defensiva é aquela em que o motorista dirige com o objetivo de prevenir os acidentes e as consequências decorrentes deles. Para isso, algumas técnicas e procedimentos podem ser utilizados, além do cumprimento de todas as normas de transito.

ipva 2024

Para dirigir de maneira defensiva, o motorista precisa:

  • Conhecer bem as normas de trânsito, conhecer seu veículo e as vias pelas quais trafega, entendendo os pontos fracos e fortes
  • Ter muita concentração ao dirigir, o que evita surpresas
  • Ter habilidade para realizar algumas manobras que facilitam sua vida e também a de outros motoristas, além daquelas manobras inesperadas
  • Ter a habilidade de prever situações de risco
  • Saber lidar com as situações difíceis que envolvem a direção de veículos

Postura

A primeira dica é sentar-se corretamente no banco, pois isso interfere diretamente na forma como você dirige. Assim, é fundamental que você mantenha a coluna reta e a cabeça apoiadas no banco.

A posição certa é aquela em que você estica os braços à frente e o pulso fica exatamente acima do volante. Dessa forma, você evita problemas na coluna. Além disso, a má postura faz com que você tenha dificuldade de acessar os pedais, o que aumenta muito o risco de acidentes.

Posição dos retrovisores

Além do banco, os retrovisores também precisam ser ajustados. Para ajustá-los corretamente, os retrovisores das portas precisa fiar posicionados de forma que não se possa ver a lateral do veículo e o retrovisor interno precisa permitir a visualização de todo o vidro traseiro. Além disso, é preciso tomar cuidado com os momentos em que você olha o retrovisor e não vê ninguém, o ponto cego, que acaba provocando inúmeros acidentes.

Calibragem dos pneus

A calibragem dos pneus é fundamental para manter a segurança ao dirigir, além de economizar combustível. Isso porque os pneus murchos fazem com que o carro consuma mais combustível e também prejudica o desempenho do veículo nas curvas. Assim, é fundamental que a calibragem seja feita regularmente. Para saber qual a pressão exata dos pneus, basta utilizar a coluna da porta do motorista ou a tampa de combustível.

Além da calibragem dos pneus, também deve ser feito o alinhamento das rodas para garantir sua segurança na estrada.

Cuidados ao dirigir durante a noite

Se é preciso cuidado ao dirigir durante o dia, à noite o cuidado deve ser dobrado. Assim, é fundamental verificar se as lanternas funcionam bem, e é preciso manter o farol baixo sempre ligado. Além disso, é importante tomar cuidado também com a velocidade.

ipva 2024

Como dirigir na chuva

Em dias de chuva é preciso tomar muito cuidado com a velocidade, que deve ser sempre mais baixa. Assim você evita acidentes e pode frear com mais tranquilidade. Além disso é fundamental manter as lanternas acesas.

Como dirigir na neblina

Ao dirigir na neblina, a melhor opção é utilizar luz baixa, pois diminui o reflexo. Outra opção é utilizar faróis próprios para neblina, mas caso não seja possível, a luz baixa cumpre bem o serviço. Além disso, tomar cuidado com a velocidade é fundamental, mantendo-a sempre reduzida.

Nunca entre em áreas alagadas

Se choveu muito a as vias estão alagadas, evite entrar nelas, principalmente nas que você não conhece. Isso é perigoso porque o carro flutua em enchentes e pode te levar a algum lugar mais fundo.

Mantenha distância do veículo da frente

Uma dica muito importante é sempre manter distância do veículo da frente porque, durante uma parada brusca, o risco de bater é muito menor. Assim, é importante que, ao notar que os veículos estão muito próximos, diminua a velocidade aos poucos a fim de criar um espaço mais saudável.

Não use celular

Essa dica parece óbvia, mas muitos motoristas acabam esquecendo. O celular é o responsável por tirar a atenção de muitos motoristas. Assim, é considerado infração gravíssima sujeita a multa. Dessa forma, é importante que o motorista se policie na hora que der vontade de pegar o celular enquanto dirige, evitando acidentes e multas.

Para conferir se existem multas devido ao uso de celular em seu nome, acesse o site do DOK e insira placa do carro ou Renavam e e-mail e receba uma lista com todos os débitos pendentes.

Evite ultrapassar em curvas

Apesar de no momento da preparação dos motoristas todos aprenderem que não se pode ultrapassar em curvas, muitos ainda insistem em fazê-lo. Esse ato acaba causando diversos acidentes principalmente porque prejudica a visão de outros motoristas que trafegam na mesma pista. Assim, é fundamental que o motorista não ultrapasse nas curvas e entenda que a segurança de todos os que estão dentro do carro é mais importante que chegar rápido ao destino.

Faça todas as revisões necessárias

Para manter um veículo sempre em bom estado, é fundamental fazer revisões periodicamente, pois isso evita problemas no carro, fazendo com que ele dure mais. Além disso, evita problemas no trânsito devido ao mau desempenho do veículo.

Assim, a revisão está mais associada à prevenção de problemas que à solução, pois ao fazer revisões periódicas você diminui a chance de que problemas grandes apareçam.

  • Existem alguns momentos em que o motorista precisa fazer revisão do veículo:
  • Nas datas que constam no manual do fabricante
  • Ao seguir o cronograma de revisão estabelecido pela concessionária onde você comprou um carro novo
  • A cada quantidade de quilômetros
  • Antes de viagens

Como você viu, dirigir bem não passa apenas por saber dirigir, mas também por conhecer as regras de trânsito, o veículo e as vias de trafego. Tudo isso faz com que você tenha mais atenção no trânsito e entenda melhor como reagir aos sinais que seu veículo dá, além de como prevenir acidentes. Com estas dicas de como dirigir você se torna um motorista mais maduro e evita vários problemas no trânsito, além de multas.

Quer saber mais? Acesse nosso blog!



Posts relacionados