Rodízio SP placas: horário, como funciona, mapa e mais

Por: Gregory Packs

Publicado em 10 de maio de 2021 | Atualizado em 13 de dezembro de 2023

capa de artigo sobre rodízio sp placas | DOK Despachante

Salve, Motorista! O rodízio do artigo não é de comida, mas se você não tomar cuidado, seu trajeto pode acabar em pizza! Por isso, fique neste texto e saiba tudo sobre rodízio SP de placas de veículos!

Como funciona o rodízio em SP?

O rodízio SP placas foi implantado, em 1997, por meio da Lei nº 12.490/1997, com o objetivo de reduzir a circulação de veículos na cidade e, com isso, diminuir não só a emissão de poluentes, mas também as terríveis condições adversas de trânsito.

Para diminuir o volume de automóveis nas principais vias da cidade, o rodízio restringe a circulação de certos veículos a partir do último dígito de suas placas em dias úteis.

A “Operação Horário de Pico”, como também é chamada a medida, é suspensa em feriados e penaliza condutores de veículos, com o final de placa proibida naquele dia, que forem flagrados dentro da área e horário do rodízio. Continue a leitura para entender melhor esse ponto.

Além disso, o Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores no Município de São Paulo, nome oficial do rodízio de carros e outros automóveis, é de responsabilidade da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e é obrigatório para todos os veículos que passam pelas zonas de restrição, não sendo exclusivo àqueles registrados na cidade de São Paulo.

Por isso, todo e qualquer motorista que for dirigir na capital paulista, a trabalho ou a passeio, deve prestar atenção aos dias e horários dessa operação para evitar multas e dores de cabeça.

Dias e horários do rodízio SP

A cada dia da semana, dois finais de placa ficam impedidos de circular na zona do rodízio em dois momentos do dia: pela manhã, entre 7h e 10h e no final da tarde, entre 17h e 20h.

Vale ressaltar que o rodízio de placas só é válido em dias úteis, sendo suspenso aos sábados, domingos e feriados.

Confira na tabela:

Rodízio SP de placas de veículos
Final de placa com circulação restritaDia da semana*
1 e 2Segunda-feira
3 e 4Terça-feira
5 e 6Quarta-feira
7 e 8Quinta-feira
9 e 0Sexta-feira
*Horário de Rodízio em SP: das 7h às 10h e das 17h às 20h; suspenso aos sábados, domingos e feriados.

Mapa do rodízio de placas SP

As ruas e avenidas que fazem parte da zona do rodízio em SP, são os locais com maior concentração de veículos e fazem parte do chamado Mini Anel Viário e Centro Expandido.

Entre os bairros dessa área estão: Liberdade, Bela Vista, Moema, Mooca, Belém, Brás, Pinheiros, Perdizes e entre outros.

As principais vias que integram as áreas do rodízio em São Paulo são:

  • Marginal do Rio Tietê, entre Avenida Salim Farah Maluf e Marginal do Rio Pinheiros;
  • Marginal do Rio Pinheiros, da Marginal do Rio Tietê até a Avenida dos Bandeirantes;
  • Avenida dos Bandeirantes, em toda a extensão;
  • Avenida Afonso D’Escragnolle Taunay, em toda a extensão;
  • Complexo Viário Maria Maluf, em toda a extensão;
  • Avenida Presidente Tancredo Neves, em toda a extensão;
  • Avenida das Juntas Provisórias, em toda a extensão;
  • Viaduto Grande São Paulo, em toda a extensão;
  • Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo, entre Viaduto Grande São Paulo e Avenida Salim Farah Maluf.

É importante lembrar que todas essas regiões são monitoradas por radares, a fim de fiscalizar o cumprimento do rodízio de placas no município.

Confira o mapa do rodízio de veículos em SP:

Rodízio de placas de caminhões SP

O rodízio de placas funciona um pouco diferente para caminhões, sendo permitida a circulação desse tipo de veículo nas bordas da zona monitorada mesmo durante a vigência da Operação Horário de Pico.

Confira, no mapa do tópico anterior, as vias de limite, indicadas pela linha grossa em vermelho, nas quais os caminhões estão liberados do rodízio na cidade de São Paulo.  

Fonte: Companha de Engenharia de Tráfego de São Paulo – Reprodução

Quando o rodízio de placas fica suspenso em SP?

Como dito anteriormente, a circulação de veículos, independentemente do final de placa, é livre aos sábados, domingos e feriados.

Além disso, a Prefeitura de São Paulo também pode suspendê-lo em épocas de férias, portanto, com menor volume de veículos, como foi o caso do período de 26 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023, no qual o rodízio foi cancelado.

Infográfico ruas e avenidas que fazem parte da zona do rodízio de placas SP - DOK Despachante

Saiba mais sobre Multas de Trânsito

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:


Isenção de rodízio de placas SP: quem tem direito?

Existem inúmeras situações que conferem aos automóveis passe livre por meio das zonas do rodízio, independentemente do último dígito da placa.

Todas elas são descritas nos Decretos 58.584/18 de 21/12/18, alterado pelo decreto 58.604 de 16/01/19.

Confira, a seguir, a lista de veículos isentos do rodízio de placas em SP:

  • Transportes coletivos e de lotação;
  • Motocicletas e similares;
  • Táxis;
  • Transporte escolar;
  • Guinchos;
  • Destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização;
  • Veículos de operação de trânsito e as ambulâncias;
  • Movidos por energia de propulsão elétrica, a hidrogênio ou híbridos;
  • Pertencentes a médicos residentes no Município de São Paulo, quando utilizados no trabalho diário;
  • Pertencentes a Missões Diplomáticas, Delegações Especiais, Repartições Consulares de Carreira e de Representações de Organismos Internacionais;
  • Conduzidos por pessoa com deficiência, da qual decorra comprometimento de mobilidade ou por quem as transporte;
  • Conduzidos por pessoa que realize tratamento continuado debilitante de doença grave ou portadora de doença crônica que comprometa sua mobilidade ou por quem as transporte.

Como pedir isenção de rodízio?

Para fazer uso desse direito, é necessário fazer o cadastro de solicitação ao Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), órgão responsável pelo trânsito na cidade de São Paulo, pelo Portal SP 156.

O cadastro possui a validade de dois anos e, para pacientes em tratamento médico continuado e debilitante de doença grave, o vencimento é descrito no atestado.

Esse prazo não pode ser inferior a seis meses e nem superior a um ano e pode ser renovado também no DSV.

Documentos necessários

As documentações necessárias para realizar o cadastro são:

Para Pessoa Física:

  • cópia simples do documento de identidade oficial com foto, CPF e assinatura do requerente em validade (RG, CNH ou outro oficial);
  • atestado médico original ou cópia autenticada, emitido no período máximo de três meses da data do pedido, com a descrição da deficiência ou doença crônica ou do tratamento continuado debilitante de doença grave e também o CID (Código Internacional de Doenças);
  • cópia simples do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) em validade;
  • em caso de deficiência intelectual ou de representação legal, anexar cópia simples de documento de identidade oficial com foto, assinatura e CPF do representante legal em validade (RG, CNH ou outro oficial) e do documento que comprove esta representação legal do requerente como procuração, tutela ou curatela;
  • comprovante da necessidade ou justo motivo, caso o veículo não for licenciado na Capital ou nos demais municípios integrantes da Região Metropolitana de São Paulo, quando não se referir a tratamento médico continuado de doença grave.

Para Pessoa Jurídica de Direito Público ou Entidade Assistencial sem fins lucrativos:

  • cópia simples do CNPJ;
  • cópia simples do documento de identidade oficial com foto, CPF e assinatura do representante com poderes de administração;
  • fotografia do veículo;
  • cópia simples do instrumento comprobatório da representação;
  • cópia simples do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) em validade;
  • contrato e/ou declaração de prestação de serviço contendo a relação de veículos, se for o caso;
  • cópia simples do contrato de locação do veículo, se for o caso;
  • declaração original assinada pelo responsável pelo órgão ou entidade que comprove a utilização do veículo na prestação do serviço;
  • inscrição no Conselho de Assistência Social, se for o caso;
  • cópia simples do Contrato Social ou do Estatuto.

Multa de rodízio de placas SP

De acordo com o Art. 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não obedecer ao rodízio é uma infração média, com multa de R$130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

É possível receber duas multas no mesmo dia por infringir o rodízio. Isso ocorre quando o condutor é flagrado nos dois horários em que vigora a Operação Horário de Pico. O que não pode acontecer é ser autuado mais de uma vez no mesmo período.

Contudo, existem situações nas quais o veículo tem passe livre pela zona monitorada, que será explicada a seguir, além de motoristas profissionais, com uma certa “tolerância ao rodízio”, uma vez que possuem maior limite de pontos na carteira.

Mas atenção! Esses motoristas com EAR na CNH, também precisam pagar a multa do rodízio e arcar com a pontuação. Neste caso, o condutor só é menos impactado, conforme explicado nesse outro artigo.

Tomei multa do rodízio de placas SP, e agora?

Vish, Motorista! Esqueceu do rodízio e trafegou em horário proibido?

Calma que aqui no DOK, o maior despachante online do Brasil, você pode parcelar a multa e outros débitos veiculares como IPVA, licenciamento e Dívida Ativa em até 12x no cartão de crédito, usando ao mesmo tempo até seis cartões diferentes. 

Conheça as formas de pagamento personalizadas do DOK no artigo. E, se quiser ainda mais praticidade, você também pode baixar nosso app e resolver tudo rapidinho na palma da sua mão.

Consulte agora mesmo a situação do seu veículo e fique em dia, sem peso no bolso!

Conclusão

Neste artigo, você pôde ver tudo sobre o rodízio de placas de veículos em São Paulo: a quem se aplica, horários, dias, como funciona, mapa, rodízio de caminhões, quem pode ser isento, multa e muito mais!

Bastante coisa, né? Ah! E também ficou por dentro das soluções completas que o DOK Despachante, o primeiro e maior despachante online do Brasil, oferece na hora de ficar em dia com as multas do veículo.

Curtiu o conteúdo e quer ficar sempre atualizado? Acesse nosso blog e siga-nos no YouTube, LinkedIn, Facebook e Instagram

TAGS: hoje tem rodízio / cet rodizio / rodizio carro / zona de rodizio em sp


Perguntas Frequentes sobre Rodízio SP de placas

Qual o horário do rodízio de placas em São Paulo?

O rodízio de placas em São Paulo vigora em dois períodos: das 7h às 10h e das 17h às 20h.

Quando o rodízio de veículos é suspenso em SP?

A circulação de veículos é livre aos sábados, domingos e feriados em SP. Além disso, o rodízio também pode ser suspenso no período de férias e pontos facultativos.

Como funciona o rodízio de caminhão em SP?

Ao contrário dos outros veículos, a circulação de caminhões é permitida em regiões limítrofes, isto é, nas bordas do mapa do rodízio, independente do final de placa e horário. Contudo, no interior da zona do rodízio, eles também devem seguir a escala de placas.

Moto tem rodízio em SP?

Não, conforme a legislação vigente, motocicletas e similares estão isentas do rodízio e têm, portanto, livre circulação pelas áreas monitoradas pela Operação Horário de Pico.

Quantas multas de rodízio posso tomar no mesmo dia em SP?

É possível tomar até duas multas de rodízio no mesmo dia, uma entre 7h e 10h e outra entre 17h e 20h.



Posts relacionados