Retrovisor: o guia completo para você utilizá-lo da melhor forma

Por: Gregory Packs

Publicado em 21 de dezembro de 2023 | Atualizado em 28 de março de 2024

Capa Artigo Confira um guia completo sobre o retrovisor | DOK

Salve, Motorista! Para aqueles que desejam olhar para frente e enxergar um futuro mais promissor no trânsito, o retrovisor é uma peça fundamental. Isso porque não existe nenhum outro componente que garanta uma visão clara e panorâmica de todos os ângulos aos motoristas.

Essencial para a condução segura, esse item vai muito além de ser apenas um acessório, sendo um ponto amplamente debatido entre as entidades de fiscalização e tornando-se alvo de algumas das maiores inovações automotivas.

Isso mesmo, o universo do retrovisor (ou espelho retrovisor) é repleto de informações valiosas que podem impactar a rotina de milhões de motoristas. A seguir, você vai conferir um guia completo sobre esse item. Lembre-se de salvar este artigo nos seus favoritos para acessá-lo sempre que necessário e tenha uma ótima leitura!

O que é retrovisor?

Você provavelmente já sabe qual é a funcionalidade prática de um retrovisor, mas para ter uma percepção aprofundada dessa peça, vale a pena conferir uma descrição mais didática.

Trata-se de um componente automotivo instalado em veículos para proporcionar uma visão traseira do ambiente ao redor do automóvel. Essa peça torna possível o monitoramento do tráfego sem a necessidade virar a cabeça para trás, o que é um comportamento perigoso no trânsito.

O retrovisor é um elemento chave na segurança dos motoristas e dos passageiros, uma vez que ajuda no monitoramento do tráfego e na realização de manobras, como balizas. Está disponível em duas versões: o interno, que está dentro do veículo, e o externo, que está posicionado nas suas laterais ao lado das portas.

Quais são os usos do retrovisor?

Motorista, se engana quem pensa que o retrovisor serve apenas para proporcionar uma visão traseira. Na verdade, existem muitos outros benefícios provenientes do uso adequado desse acessório. Aqui estão alguns deles:

  • Visão traseira: permite uma visão traseira do ambiente ao redor do veículo, mostrando outros automóveis, pedestres e obstáculos;
  • Segurança e manobras: o uso do retrovisor redondo facilita mudanças de faixa e ultrapassagens em condições adversas;
  • Redução de pontos cegos: quando posicionados corretamente, os retrovisores diminuem os pontos cegos (espaços que não podem ser enxergados a partir dos espelhos convencionais).
Infográfico sobre quais são os usos do retrovisor | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Saiba mais curiosidades

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Quais são os tipos de retrovisor oferecidos?

Existem milhões de estilos de direção. Portanto, nada mais justo do que oferecer vários tipos de retrovisor. Aqui estão os mais buscados pelo público:

  • Retrovisor de moto: desenvolvido especificamente para as laterais de motos, é localizado nas extremidades do guidão e projetado para assimilar o trânsito ágil e volátil que cerca esses veículos;
  • Retrovisor de caminhão: tem características voltadas aos automóveis de grande porte;
  • Retrovisor esportivo: tem características estilizadas para combinar e ressaltar o design esportivo de alguns modelos modernos. É comum encontrá-los em versões aerodinâmicas, mas sua principal função segue sendo a visibilidade traseira;
  • Ajuste elétrico ou manual: os modelos mais atuais contam com ajustes elétricos, que permitem o reposicionamento automático;
  • Retrovisor fotocrômico ou retrovisor eletrocrômico: essa categoria de retrovisor ajusta automaticamente os tons dos espelhos de acordo com a luz do ambiente;
  • Retrovisor com câmera: quando equipados com câmeras, esses itens materializam telas em um painel. Recomendado para quem deseja estacionar mesmo em espaços amplos;
  • Retrovisor articulado: são ótimos para quem quer aproveitar espaços menores e compactos para estacionar o carro sem que o retrovisor seja um impedimento;
  • Aquecimento: alguns sistemas possuem dispositivos de aquecimento que evitam o embaçamento ou o acúmulo de gelo;
  • Indicadores de direção integrados: modelos com indicadores de direção integrados facilitam as mudanças de faixas;
  • Retrovisor antiofuscante: diminuem o brilho dos faróis traseiros, normalmente durante a noite ou penumbra, o que proporciona mais conforto aos olhos.

Como regular os retrovisores corretamente?

A regulagem é um passo fundamental para proporcionar a utilização adequada do retrovisor. Conseguir encaixá-lo na posição correta é mais fácil do que você imagina.

No caso dos retrovisores internos, tudo começa pelo ajuste de altura. Faça testes até que a parte superior do espelho esteja perto do nível da linha dos seus olhos. Também é importante centralizá-lo para proporcionar uma visão equilibrada da parte traseira do veículo.

Já nos retrovisores externos, o indicado é começar pelo ajuste vertical. O objetivo é mostrar a menor parte possível do próprio automóvel, alcançando o máximo do espaço atrás dele.

Além disso, procure conseguir uma boa perspectiva do tráfego lateral, com foco nos veículos que se aproximam. Tente reduzir ao máximo os pontos cegos.

Também é importante ter uma pequena parte do próprio carro ou moto visível, justamente para garantir uma noção realista da posição dele na estrada e evitar o que é conhecido como ponto cego do retrovisor. Se for preciso, opte por fazer uma revisão veicular com um profissional de confiança.

Levei uma multa por retrovisor: e agora?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir com o retrovisor quebrado ou sem esse item pode representar uma infração grave. Nesses casos, pode acontecer a adição de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação, bem como uma cobrança de multa de aproximadamente R$195,23.

Se estiver desconfiado de que isso aconteceu com você, saiba que tirar essa dúvida é muito fácil. No DOK, você pode consultar todos os débitos do seu veículo, como multas, IPVA e licenciamento. E o melhor de tudo, pode pagá-los em até 12 vezes, utilizando até seis cartões de crédito diferentes!

O que está esperando, motorista?! Faça uma consulta, regularize seu veículo e dirija pelas estradas tranquilamente!

Conclusão

Neste artigo, podemos ver que o retrovisor, esse item muitas vezes subestimado, é fundamental para a segurança e eficiência durante a condução. 

ipva 2024

Com ajustes automáticos, câmeras integradas e dispositivos antiofuscantes, o retrovisor é um aliado indispensável para os motoristas que buscam um deslocamento seguro e uma experiência de direção mais completa e confortável. 

Além disso, com a utilização correta desse item você, motorista, estará cumprindo com as normas de trânsito, evitando infrações e multas e assegurando uma condução mais consciente e responsável.

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no InstagramFacebookYouTubeTikTok e LinkedIn

Tags: ponto cego retrovisor, valor multa sem retrovisor, largura de carros com retrovisores, retrovisor de moto


Perguntas frequentes sobre o retrovisor

Qual a diferença entre retrovisor e espelho?

Normalmente, o espelho é associado a um termo mais amplo, utilizado em inúmeras situações. Já o retrovisor tem um cunho mais específico e relacionado ao ambiente automotivo e ao acessório usado para fornecer visão traseira.

Quais os tipos de retrovisor?

Existem duas categorias de retrovisor: interna e externa. Dentro de cada uma delas, há diversas modalidades voltadas para o conforto do motorista e o uso adequado do acessório.

Qual o valor da multa sem retrovisor?

O valor da multa sem retrovisor pode variar de acordo com a legislação de trânsito da sua região. Normalmente, esse custo fica em torno de R$195,23.



Posts relacionados