Câmbio CVT: funcionamento, vantagens e desvantagens

Por: Matheus Packs

Publicado em 19 de janeiro de 2024 | Atualizado em 03 de maio de 2024

Capa Artigo Câmbio CVT funcionamento, vantagens e desvantagens | DOK

Salve, Motorista! Você já ouviu falar sobre o câmbio CVT? Esse modelo pode ser encontrado nos carros automáticos, sendo uma versão melhorada do câmbio tradicional presente nesses veículos.

E, neste artigo, vamos falar tudo sobre o câmbio CVT e esclarecer as principais dúvidas relacionadas ao tema. 

Então, quer conferir as principais vantagens e desvantagens desse modelo? Acompanhe o conteúdo até o fim e fique por dentro, boa leitura!

O que é câmbio CVT?

O câmbio Continuously Variable Transmission (CVT), ou transmissão continuamente variável, é um tipo de transmissão automática que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado automotivo brasileiro. Isso se deve a uma série de vantagens, como conforto, economia de combustível e menor desgaste do motor.

Ao contrário dos câmbios automáticos tradicionais, que possuem um número fixo de marchas, o CVT não tem marchas. Esse câmbio funciona com um sistema de duas polias de tamanhos diferentes interligadas por uma correia metálica de alta resistência.

Ao variar o tamanho das polias, o câmbio CVT pode alterar a relação de transmissão entre o motor e as rodas, sem que haja uma mudança abrupta de marcha. Isso resulta em uma aceleração mais suave e contínua, o que proporciona maior conforto ao motorista.

Mas o que quer dizer transmissão continuamente variável?

A transmissão continuamente variável é um tipo de transmissão automática que não tem marchas fixas. Em vez disso, utiliza um sistema de polias e correia que permite uma variação infinita da relação de transmissão.

Como funciona o sistema de polias e correias do câmbio CVT?

A polia menor está conectada ao motor e a polia maior está conectada às rodas. A correia metálica fica entre as duas polias e é responsável por transmitir a potência do motor para as rodas.

Ao aumentar o tamanho da polia menor, a correia se alonga e a relação de transmissão entre o motor e as rodas diminui. Isso resulta em uma aceleração mais lenta.

Já ao diminuir o tamanho da polia menor, a correia se encurta e a relação de transmissão entre o motor e as rodas aumenta, o que resulta em uma aceleração mais rápida.


Saiba mais curiosidades

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


O câmbio CVT é bom?

Os carros com câmbio CVT oferecem uma série de vantagens em relação aos veículos com câmbio automático tradicional. Confira:

  • Conforto e suavidade: a aceleração suave e contínua do câmbio CVT proporciona um maior conforto ao motorista e aos passageiros;
  • Economia de combustível: pode ajudar a economizar combustível, pois permite que o motor opere na rotação ideal para cada situação;
  • Menor desgaste do motor: reduz o desgaste do motor, pois não há necessidade de trocas de marcha abruptas;
  • Silêncio e tranquilidade: é mais silencioso do que o câmbio automático tradicional, o que proporciona uma condução mais tranquila.
Infográfico sobre se o câmbio CVT é bom | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Quais carros têm o câmbio CVT?

No Brasil, já há diversos veículos como o câmbio CVT. Quer saber quais carros são esses? Então, confira algumas opções na lista abaixo:

  • Fiat Argo Drive;
  • Fiat Cronos Drive;
  • Peugeot 208 T200 Allure;
  • Toyota Yaris XL (sedã e hatch);
  • Toyota Etios Hatch X 1.3;
  • Kia Picanto 1.0;
  • Toyota Etios Sedan X 1.5;
  • Honda Fit, City e Civic;
  • Nissan Versa, Kicks e Frontier;
  • Renault Duster Oroch;
  • JAC Motors T40 e T5.

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O câmbio CVT dá problemas, quais suas desvantagens?

Sim, o câmbio CVT pode apresentar alguns problemas e desvantagens, apesar de suas vantagens em economia de combustível e conforto. Aqui estão alguns pontos a considerar:

  • Dirigibilidade menos esportiva: a falta de marchas físicas pode deixar a experiência de condução menos empolgante para quem gosta de sentir as trocas de marcha;
  • Maior nível de ruído em situações de exigência: em situações de ultrapassagens ou subidas, o câmbio CVT tende a manter o giro do motor elevado, podendo gerar mais ruído na cabine;
  • Manutenção mais cara: a complexidade do sistema CVT pode resultar em custos de manutenção mais elevados comparado a outros tipos de câmbio;
  • Durabilidade em condições extremas: embora a tecnologia tenha evoluído, ainda há relatos de menor durabilidade do câmbio CVT em condições de uso mais extremas, como em veículos frequentemente utilizados para reboque ou em terrenos muito acidentados.

Manutenção do câmbio CVT: quando deve ser feita?

A manutenção preventiva do câmbio CVT é essencial para garantir o seu funcionamento adequado e prolongar a sua vida útil, devendo ser feita de acordo com as recomendações do fabricante.

No entanto, existem alguns sinais que podem indicar a necessidade de manutenção preventiva desse tipo de câmbio, como:

  • Ruídos ou vibrações;
  • Dificuldade de troca de marchas;
  • Aumento do consumo de combustível.

Então, mantenha a manutenção do seu veículo sempre em dia e evite acidentes de trânsito e multas por circular com um câmbio problemático, ou com qualquer outro equipamento obrigatório ineficiente ou inoperante, conforme estabelece o artigo 230 do CTB. 

E, caso tenha cometido alguma infração, lembre-se que pode pagá-la em até 12 vezes no site do DOK Despachante.

Qual a diferença entre câmbio automático e CVT?

Os câmbios automáticos e CVT são opções eficientes para motoristas que não querem se preocupar com a troca de marchas.

No entanto, existem algumas diferenças importantes entre os dois sistemas que devem ser consideradas na hora da compra. Veja só:

  • Câmbio automático tradicional: utiliza um conversor de torque para transferir a potência do motor para as rodas. Também possui um conjunto de engrenagens que são selecionadas de acordo com a velocidade do veículo.
  • Câmbio CVT: usa um sistema de polias e correias para variar a relação de marchas, que são conectadas por uma correia que pode ser alongada ou encurtada, alterando a relação de transmissão e, consequentemente, reduzindo o consumo de combustível.

Então, se o motorista prioriza a economia de combustível e o conforto de condução, o câmbio CVT é uma boa opção. 

No entanto, se o motorista está procurando algo mais acessível, o câmbio automático tradicional pode ser uma melhor escolha.

Conclusão

O câmbio CVT é uma tecnologia que vem conquistando seu lugar nas vias públicas brasileiras. Esse item oferece uma série de vantagens em relação aos câmbios automáticos tradicionais, como conforto, economia de combustível e menor desgaste do motor.

ipva 2024

Entretanto, é importante considerar as desvantagens, como a possibilidade de dirigibilidade menos esportiva, maior ruído em situações de exigência e potenciais custos de manutenção mais elevados. 

E lembre-se: conduzir o veículo com o câmbio ineficiente ou inoperante, conforme previsto no artigo 230, configura uma infração passível de multa gravíssima, a qual pode ser paga em até 12 vezes no site do DOK.

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Tags :câmbio CVT problemas, câmbio CVT é automático, transmissão continuamente variável


Perguntas frequentes sobre câmbio CVT

Qual a diferença entre câmbio CVT e automático?

O câmbio CVT difere do automático por não utilizar engrenagens, funcionando com polias e uma correia. Isso proporciona trocas de marcha mais suaves e uma condução mais eficiente.

O que é câmbio CVT?

O câmbio CVT é um tipo de transmissão automática que não possui marchas fixas, operando por meio de polias e correia.

Quais as vantagens do câmbio CVT?

As vantagens do câmbio CVT incluem entrega de torque adequada, eficiência em termos de consumo de combustível e menor desgaste do motor.



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