Entenda tudo sobre a nova Placa Mercosul

Desde 31 de janeiro de 2020 a nova placa com padrão Mercosul passou a ser obrigatória no Brasil. Porém, ainda não são todos os proprietários de veículos que precisam fazer a troca. Continue lendo para saber como funciona o processo.

A lei que exige a troca das placas está em discussão no Brasil desde 2014, porém só em setembro de 2018 que as placas Mercosul começaram de fato a serem usadas no país.

Um dos motivos da demora na liberação das placas novas foi que a placa passou por diversas modificações para que, supostamente, tivesse um custo mais baixo.

O Rio de Janeiro foi o primeiro estado brasileiro a realizar a troca das placas. As placas padrão Mercosul já são usadas na Argentina e no Uruguai e em breve será implementada em outros países.

Placa de Carro: O que Mudou e a Nova Placa Mercosul

A placa Mercosul passou a ser obrigatório em janeiro de 2020, porém ainda não são todas as pessoas que precisam fazer a troca. Assista ao vídeo e saiba mais!


Placa padrão Mercosul

A placa padrão Mercosul é o modelo de identificação para todos os veículos registrados em países que fazem parte do Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Placa DOK 2020

Sendo eles: países membros Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai; países associados Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.

O projeto tem o objetivo de padronizar as placas de todos os membros do Mercosul, passando também a ter mais segurança evitando clonagem.

Estar com a placa do veículo danificada ou fora dos padrões impostos pelo Código de Trânsito Brasileiro pode gerar multa, por isso fique atento!

Com o DOK Despachante é possível parcelar suas multas em até 12x com 6 diferentes cartões de crédito.

Placa Mercosul é obrigatório?

Por enquanto, a placa Mercosul só é obrigatória para algumas situações específicas. Porém, quem não se enquadrar nessas situações e mesmo assim quiser fazer a troca de placa, está liberado.

As situações em que a placa Mercosul é obrigatória são as seguintes:

  • Primeiro emplacamento (carro 0km);
  • Transferência de localidade;
  • Transferência de propriedade;
  • Alteração de categoria (exemplo: um táxi que passa a ser veículo de passeio particular);
  • Placa atual com visibilidade ruim ou danificada.

Algumas pessoas estão fazendo a troca voluntariamente para não precisarem lidar com isso no futuro, já que a intenção do governo é que até 2023 todos os veículos do país estejam com a placa Mercosul.

Valor da placa Mercosul

As novas placas devem ser vendidas diretamente da estampadora para o consumidor, sem o intermédio do Detran, como era antigamente.

Não existe um valor padrão para as novas placas. O preço será determinado de estampador para estampador e cabe ao consumidor pesquisar qual local oferece um preço mais acessível.

O que o Detran pode fazer é definir um valor máximo que as empresas podem usar. Em São Paulo, o teto determinado pelo órgão é de R$138,24, o mesmo da placa antiga.

Um dos pontos apresentados no projeto da padronização da placa no Brasil era de que o custo da nova placa seria igual ou menor ao custo da antiga. Mas por não existir um preço padrão, não é isso que tem acontecido.

No Amapá, por exemplo, o emplacamento com a nova placa pode chegar a uma média de R$500,00.

Placa Mercosul letras

Uma das principais mudanças das placas atuais para as novas placas é a quantidade de letras e números e suas disposições.

As placas de chapa cinza e caracteres preto são formadas por três letras seguidas de quatro números. Nas novas placas é diferente. Elas são compostas por quatro letras e três números.

Antes, dava para dizer que os caracteres alfanuméricos eram divididos em dois blocos; o bloco das letras e o bloco dos números. Na nova placa não existe essa separação, já que letras e números ficam intercalados.

Com esse novo padrão de placa, o número de combinação passa a ser de 456.976.000. Com a combinação antiga, esse número era de 175.760.000.

Transferência de veículo Placa Mercosul

Todo proprietário de automóvel que já realizou uma transferência de veículo sabe que precisa fazer um novo emplacamento. Com as novas placas, esse procedimento deixa de existir.

Transferência de Veículo

Se ao fazer a transferência a placa do veículo não for a padrão do Mercosul, o novo emplacamento será necessário, porém esse processo não precisará ser repetido no futuro.

Como as novas placas não contam com a tarjeta que identificava o estado e cidade de registro do veículo, a troca de placa não é mais necessária toda vez que ocorrer uma transferência de localidade. A mudança na informação agora acontece somente pela comunicação de venda.

Entenda mais sobre transferência clicando no botão abaixo!

Tabela Placa Mercosul

Quem precisar fazer a troca da placa cinza pela nova placa manterá os mesmos caracteres, porém, nos carros o segundo número será substituído por um número. Nas motos, a troca acontece com o terceiro número.

Duas Placas

A substituição acontece de acordo com a tabela abaixo:

Placa Antiga Placa Nova
0 A
1 B
2 C
3 D
4 E
5 F
6 G
7 H
8 I
9 J

Por exemplo, uma placa de carro ABC 1234, ficará ABC 1C34. E uma placa de moto ABC 1234, passa a ser ABC 12D4.

Placa de carro Mercosul

As novas placas seguem o mesmo tamanho das antigas, sendo 40 cm de comprimento x 13 cm de largura. Mas essa é a única característica que continua igual.

Agora, todas as placas terão o fundo branco e uma faixa azul na parte superior, onde estará escrito o país em que aquele veículo está registrado.

Informações como cidade e estado do veículo só serão possíveis de saber através do QR Code presente na placa. Outro acréscimo na chapa é o símbolo do Mercosul e a bandeira do país.

Placa Mercosul moto

As placas de moto seguem o mesmo padrão das de carro, porém com tamanho reduzido. A obrigatoriedade para a troca das placas para moto é a mesma que para os outros veículos.

As cores e a forma como as letras e números são organizadas nas placas funcionam do mesmo jeito.

Porém, o tamanho da placa de motocicleta é de 20 cm x 20 cm, tendo um formato quadrado, não retangular como os de carros.

QR code Placa Mercosul: para que serve?

As novas placas de identificação de veículos não apresentam mais a cidade e o estado que aquele automóvel é registrado. Essa informação agora só pode ser adquirida com a leitura do QR Code presente no canto superior esquerdo da placa.

QR code placa mercosul

O QR Code é um código que pode ser lido através das câmeras de celular smartphones. Para isso, é preciso ter um aplicativo que leia o QR Code. No caso do código presente nas placas de veículos, o único aplicativo capaz de lê-lo é o VIO (disponível para iOS e Android).

Ao ler o QR Code com o aplicativo VIO, é gerado um código. Com esse código, é possível ver as informações do carro tanto no aplicativo quanto no Portal de Serviços do Denatran.

As informações que aparecem com a leitura do código são:

  • Placa;
  • Número de Série do QR Code;
  • UF de Estampagem;
  • Município de Estampagem;
  • Tipo de Placa (traseira ou dianteira);
  • Situação da Placa (ativa ou não);
  • Data/hora da Estampagem;
  • Responsável pela Lacração (instalação. As placas Mercosul não têm lacração);
  • Fabricante;
  • Razão Social;
  • Estampador;
  • Razão Social;
  • Dados Atuais do Veículo;
  • Chassi final;
  • UF Jurisdição;
  • Marca/Modelo;
  • Ano Fabricação;
  • Ano Modelo;
  • Cor do veículo.

Tipos de Placa Mercosul

A placa Mercosul é formada por quatro letras e três números, de forma intercalada. Nas placas que usamos hoje em dia a ordem é três letras seguidas de quatro números.

QR code placa mercosul

Na placa Mercosul, a combinação passa a ser três letras, um número, mais uma letra e, por fim, dois números.

As novas placas são todas com a chapa branca, mudando apenas a cor das letras e números. A cores e definições dos caracteres alfanuméricos são:

  • Preta: veículo particular, de passeio;
  • Azul: veículos oficiais;
  • Verde: veículos em fase de teste;
  • Vermelha: veículos comerciais;
  • Prateada: veículos de colecionadores;
  • Dourada: veículos diplomáticos.

Placa Mercosul colecionador

A placa de identificação de veículo de colecionador que costumava ser de chapa preta com letras e números prata passa a ser, com a placa Mercosul, de chapa branca com letras e números na cor prata.

Assim como todas as placas Mercosul, a de colecionador também manterá a faixa azul no topo da placa, com o país ao qual aquele veículo está registrado.

Placa Mercosul vermelha

Com o modelo de placa que usamos hoje em dia, com a chapa cinza e os caracteres alfanuméricos com cores diferentes, existem dois tipos de placa vermelha.

A placa de chapa vermelha com letras e números na cor branca são usadas em veículos de transporte com remuneração, como táxis, caminhões, vans e ônibus.

As placas brancas com as letras em vermelho indicam que o veículo é de aprendizagem. Ou seja, o veículo pertence a uma auto escola.

Porém, com a mudança para a placa Mercosul isso tudo vai mudar. Como já vimos, todas as chapas passam a ser na cor branca, o que muda são as cores dos caracteres.

Na placa Mercosul a placa vermelha passa a ser utilizada para identificar veículos comerciais.;


Procurando mais informações sobre placa?

Primeiro Emplacamento

Saiba mais

Placa de Veículo

Saiba mais

Consultar placa de moto

Saiba mais

Fique por dentro dos débitos do veículo! Contulte grátis com sua placa!

Voltar

{{ placa }} {{ renavam }}

Esse estado não parece certo
Comece com a primeira letra e escolha uma opção

Perguntas

Aqui estão as respostas para algumas dúvidas frequentes.

Tire todas as dúvidas

QR Code Placa Mercosul

O QR Code é um código que pode ser lido através das câmeras de celular smartphones. No caso do código presente nas placas de veículos, o único aplicativo capaz de lê-lo é o VIO. Através do QR Code é possível ter acesso a informações do veículo.

Placa Mercosul Colecionador

A placa de colecionador, no padrão Mercosul, não será mais preta. Agora, a placa é de chapa branca com as letras em prata.

Tipos de Placa Mercosul

A placa Mercosul é formada por quatro letras e três números, de forma intercalada. As novas placas são todas com a chapa branca, mudando apenas a cor das letras e números.

Placa Mercosul Obrigatória

Por enquanto, a placa Mercosul só é obrigatória para algumas situações específicas. Porém, quem não se enquadrar nessas situações e mesmo assim quiser fazer a troca de placa, está liberado.

Tire todas as dúvidas