Aprenda a consultar pontos da CNH

Consultar pontos CNH

A Carteira Nacional de Habilitação é um documento que autoriza uma pessoa a conduzir veículos seguramente pelas ruas do país. Essa autorização é obrigatória e depois de tirada ela pode vir a ser perdida caso acontecer alguns dos itens que falaremos mais adiante.

Os pontos são atribuídos à habilitação dos motoristas como uma forma de punição por descumprir as regras de trânsito. A quantidade de pontos somados na carteira varia de acordo com a infração. Por isso, os condutores precisam fazer constantemente a consulta de pontos da CNH, a fim de evitar que a habilitação seja suspensa. Por qualquer um dos motivos.

O que significa uma CNH Suspensa?

Uma CNH só ficará suspensa em duas situações: a primeira é ao obter 20 pontos na CNH em um período de 12 meses a CNH ficará suspensa até a finalização do curso de reciclagem. Isso se dá, pois há um limite de multas que é possível tomar nesse período. Para a proteção do próprio motorista e de pessoas a sua volta. É necessário que o condutor relembre algumas normas e condutas através do curso que visa ser um benefício ao trânsito e às pessoas.

A outra situação é no caso de um condutor obter uma multa que é altossuspensiva, ou seja, por mais que você não tenha nenhuma outra multa em seu prontuário da CNH, só ela já é suficiente para suspender seu direito de dirigir. Algumas atitudes como: dirigir embriagado, participar de rachas, deixar de prestar socorro, deixar de prestar informações sobre acidentes para as autoridades, transpor bloqueio policial, entre diversos outros podem levar a autossuspensão da CNH.

O período de suspensão pode variar de 2 a 8 meses e se houver reincidência a suspensão pode chegar até 18 meses. É importante saber que ao ser autuado por essas multas a suspensão não é automática, existe o direito de defesa do condutor, esse que por sua vez, receberá as notificações de suspensão em sua residência registrada no Detran.

CNH Cassada

CNH Cassada é o ato de perder o direito de dirigir por 24 meses, isso pode acontecer no caso do motorista que está com a suspensão e for flagrado dirigindo, quando o condutor for condenado judicialmente por causa de delito no trânsito, entre outras diversas infrações.

É de extrema importância que o condutor infrator respeite o período proibido de dirigir. Caso o motorista com a CNH cassada seja flagrado dirigindo é caracterizado um crime de trânsito, para isso as penalidades previstas são de 6 a 12 meses de detenção, ou multa.

Nas duas situações é possível recorrer da autuação que causou a penalidade e do processo judicial aberto. Ao recorrer é possível que o motorista consiga a anulação das duas penalidades ou de uma delas, incluindo a retirada dos pontos da CNH, ao obter isso não haverá mais motivação para a retirada do direito de dirigir do motorista.

IPVA atrasado? Parcele em até 12 vezes com 6 cartões diferentes.

Por que é importante consultar pontos na CNH?

Consultar pontos da CNH é indispensável para que o condutor se mantenha atualizado sobre a situação da sua carta de motorista. Podem ocorrer erros na contagem de pontos e, se estiver atento, você pode avaliar a veracidade e recorrer. Além disso, se o veículo estiver no seu nome e outro familiar dirigir e cometer uma infração, você poderá realizar a transferência de pontos para o infrator.

Como realizar a consulta de pontos na CNH

No DOK é fácil realizar a consulta de pontos na CNH. Você acessa o site, informa o seu nome, e-mail e placa do veículo. Assim, é possível conferir diversas informações a respeito do seu automóvel de forma gratuita.

Além disso, você pode consultar pontos na CNH através do Detran, indo pessoalmente em uma das unidades do órgão ou acessando o site da instituição. Basta entrar no site do Detran do estado em que o veículo foi registrado e informar os dados pedidos para acessar a pontuação.

Como os pontos são calculados

O Código Brasileiro de Trânsito classificou as infrações em quatro níveis, sendo que cada um deles equivale a uma quantidade de pontos: leve (3 pontos), média (4 pontos), grave (5 pontos) e gravíssima (7 pontos).

Uma vez atribuídos, os pontos permanecem na habilitação por um período de 12 meses, e se nesse prazo a sua pontuação da CNH acumular ou ultrapassar 20 pontos, a carta de motorista será suspensa. Para recuperá-la, será necessário realizar um curso para motoristas infratores, oferecido pelo Detran.

O chamado curso de reciclagem tem carga horária de 20 horas e exige um resultado mínimo. Contudo, mesmo aprovado, o motorista não poderá dirigir enquanto não cumprir o tempo estabelecido pela suspensão, uma vez que a CNH não é liberada antes disso.

Como consultar multas pelo site do Detran?

O site do Detran é uma das formas existentes de consultar multas e outros débitos do veículo. No entanto, nem todo mundo tem familiaridade ou prática com o sistema robusto do Detran, o que pode gerar um estresse ainda maior na hora de consultar pontos da CNH.

Por isso, se você quer saber de uma vez por todas como consultar multas de trânsito, mas não sabe muito bem por onde começar, tenha em mãos o documento do veículo e veja o passo a passo:

  • Acesse o site o Detran do seu estado;
  • Verifique o menu de serviços oferecidos pelo site e clique em infrações;
  • Escolha a opção consulta de infrações;
  • Preencha o formulário com o código Renavam e a placa do veículo;
  • Depois é só clicar em consultar.

 Consulta de pontos na CNH no DOK

Existe também a opção mais acessível e mais fácil que é o site do DOK. Lá você verifica suas multas pendentes e outros débitos do veículo tudo de forma bem simples de acessar. Para isso, siga os passos abaixo:

  • Visite a página inicial do site DOK Despachante ou vá direto à página de licenciamento online.
  • Informe o Renavam do seu veículo, seu nome e também um e-mail;
  • Clique em “consulte grátis”.

Depois de completar essas 3 etapas, basta acompanhar as demais instruções necessárias até que o seu pedido seja confirmado e aprovado com sucesso.

No DOK, além de consultar a sua habilitação e conferir a pontuação, você pode realizar o pagamento de multas via internet e em até 12 vezes no cartão.

Posts relacionados
Dívida Ativa
Dívida Ativa

Veja mais sobre Dívida Ativa. Na DOK despachante você tira as suas dúvidas sobre documentação, licenciamento e mais. Confira! […]

Leia mais…

Débitos de veículos
Débitos de veículos

Veja sobre débitos de veículos. Tire todas as suas dúvidas sobre débitos do seu veículo aqui na Dok Despahante. Confira! […]

Leia mais…