Saiba como pedir advertência por escrito no lugar de multa leve ou média

Saiba como pedir advertência por escrito no lugar de multa leve ou média

Sabia que é possível solicitar uma advertência por escrito ao invés de uma multa leve ou media se você não cometeu a mesma infração durante o período de um ano? Veja no post de hoje como solicitar a advertência. Confira como!

Desde o ano de 2014, o Conselho Nacional de Transito (CONTRAN) regulamentou que fosse possível a realização de uma solicitação de uma advertência por escrito no lugar de uma multa leve ou média.

Isso é valido apenas para aqueles que não cometeram a mesa infração nos últimos 12 meses referente a multas leves e ou médias. Com siso, você pode encaminhar este requerimento para o Departamento Estadual de Transito de São Paulo (DETRAN SP).

Esta advertência por escrito consegue te deixar isento de pontos na sua carteira de habilitação (CNH) e ainda da multa pela infração.

PARA VALER A ADVERTENCIA POR ESCRITO

Para que o seu requerimento de advertência por escrito possa valer, é necessário que o motorista não tenha realizado o mesmo delito durante os últimos 12 meses, além de que seja delito que tenha gerado uma multa leve ou média, sendo que o órgão aplicador o próprio DETRAN SP.

COMO SOLICITAR

Para que você possa solicitar a advertência por escrito no lugar da multa leve ou média é importante que você respeite os prazos de envio da defesa de autuação.

IPVA atrasado

Quando você receber a notificação da infração, você terá 30 dias a partir da data de emissão para recorrer com a advertência.

Você pode utilizar o modelo disponibilizado no próprio site do DETRAN SP no campo de “serviços online”. Em seguida, basta clicar no link “solicitar e acompanhar recurso de penalidade”.

COMO LIDAR COM MULTAS DE OUTROS ORGÃOS

Caso você tenha recebido uma multa leve ou média de outro órgão que não seja o DETRAN SP, você deverá recorrer diretamente a ele. Diferente do DETRAN SP, somente este órgão poderá realizar a advertência por escrito no lugar da multa leve ou média. Basta que o motorista envie seus documentos para o órgão autuador de acordo com a notificação recebida.

Posts relacionados
prf
Tudo sobre o PRF Nada Consta

Quer vender seu carro e está atrás de toda a documentação necessária? Quando alguém compra ou vende um veículo usado […]

Leia mais…

Detran Nada Consta
Detran Nada Consta

Existem vários termos e serviços diferentes ligados ao trânsito e muitas vezes o motorista não sabe muito bem o que […]

Leia mais…