Aprenda passo a passo como consultar placa de veículo SP grátis

Aprenda passo a passo como consultar placa de veículo SP grátis

Você deve estar se perguntando como consultar a situação do seu veículo de um jeito rápido e sem precisar se dirigir até o Detran, certo? Saiba que esse procedimento de consultar placa de veículo SP é bem simples e rápido e pode ser feito online.

Neste artigo serão esclarecidas dúvidas sobre a consulta de veículo pela placa. São elas:

  • Como consultar placa de veículo SP?
  • Como consultar a placa de veículo de outros estados?
  • Quais os riscos de ter débitos atrasados?
  • É possível fazer o licenciamento com débitos pendentes?
  • Como regularizar a situação do veículo no cartão de crédito?

Como consultar placa de veículo SP?

A fim de facilitar a consulta sobre a situação do seu veículo o próprio Detran oferece uma ferramenta para consultar a placa do veículo. No entanto, como acontece com boa parte dos serviços oferecidos por órgãos públicos, ele possui várias etapas e não chega a ser tão rápido assim. Veja no passo a passo:

Consulta online de débitos pelo site do Detran

Abaixo está o passo a passo para consulta de débitos no site do Detran do Estado de São Paulo:

    • Visite o site do Detran SP;
    • Na página inicial, procure pela aba “Veículos” e clique sobre ela;
    • Acesse a opção identificada como “Débitos, restrições e vistorias”;
    • Escolha entre as opções “Seu veículo” ou “Veículo de terceiros”. Se você é o(a) proprietário(a) do veículo, clique em “Seu veículo”. Se esse não for o caso, a opção escolhida deve ser “Veículo de terceiros”;
    • Opte pelo tipo de informação que deseja consultar: débitos ou informações sobre registro de roubo ou furto;
    • Informe os dados da placa e também renavam do veículo. O sistema do Detran exige as duas informações;
  • Clique em avançar.

Depois de seguir todos esses passos você estará mais perto de, finalmente, visualizar a situação do veículo. Basta seguir as demais instruções do sistema.

Consulta online gratuita de débitos pelo DOK Despachante

Para aqueles que não têm muita familiaridade com o mundo digital existe um jeito mais fácil de consultar placa de veículo SP, no site do DOK Despachante. Apesar da consulta unicamente por placa estar indisponível no momento, veja a seguir como a consulta pelo Renavam é rápida.

Sabendo que nem sempre as pessoas têm paciência ou tempo para seguir tantos passos, o DOK desenvolveu uma ferramenta gratuita que oferece a consulta de débitos do veículo em 3 passos. Você só precisa do Renavam do veículo e de um e-mail.

    • Acesse o site do DOK Despachante;
    • Informe o renavam;
  • Clique em “Consulte Grátis”.

Depois de seguir esses 3 passos você receberá as informações diretamente em seu e-mail, em poucos instantes.

Como consultar a placa de veículo de outros estados?

“Não sou de São Paulo, também consigo consultar a situação do meu veículo pelo site do Detran?” Se essa também é sua dúvida saiba que, em regra, o Detran do seu estado também oferece a consulta de placas online.

Para ter certeza, basta acessar o site do Detran do seu estado, é bem fácil. Basta digitar na barra de endereço do seu navegador: www.detran.uf.gov.br e no lugar de “uf” inserir a sigla referente ao seu estado.

Por exemplo, a sigla de Santa Catarina é SC, portanto, para acessar o site do Detran de Santa Catarina o site é www.detran.sc.gov.br; o Detran de São Paulo é www.detran.sp.gov.br e por aí vai.

Quais os riscos de ter débitos atrasados?

Nem sempre a situação financeira vai bem, especialmente no começo do ano. Afinal, é nessa época que várias despesas chegam praticamente juntas, com vencimento próximo um do outro, o que dificulta no orçamento do mês.

No entanto, quando se trata dos débitos do veículo, é importante ter atenção redobrada. Isso porque alguns débitos impedem que o licenciamento seja feito e rodar com o carro que não foi licenciado é infração gravíssima.

Veja o que diz o próprio Código de Trânsito Brasileiro sobre isso no em seu artigo 230, dentro do capítulo que trata DAS INFRAÇÕES.

consultar placa de veículo SP

Nesse sentido, é importante manter os débitos todos quitados para não enfrentar nenhum impedimento no momento de licenciar o veículo. Afinal, o documento emitido no momento do licenciamento, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), é de porte obrigatório.

Por isso, caso um agente de trânsito ou autoridade policial decida abordar um condutor, certamente ele irá solicitar a Carteira de Habilitação (CNH) e também o CRLV. Nesse caso, se o licenciamento não estiver em dia, estará configurada a infração. As penalidades previstas são:

Apreensão do veículo

Certamente a penalidade que mais assusta os proprietários de veículos com o licenciamento atrasado é ter o seu próprio carro apreendido. No entanto, aqui é preciso deixar algumas informações bem claras, pois ainda há muita confusão quando o assunto é apreensão de veículo.

Uma lei que entrou em vigor, ou seja, passou a ser válida em todo o Brasil no no final de 2016 revogou o artigo 262 do Código de Trânsito Brasileiro. O que isso significa? Significa que desde a promulgação da Lei 13.281/16 a penalidade de apreensão não existe mais.

Contudo, isso não significa que o seu carro não pode ser removido para o pátio do Detran. A remoção do veículo provocada por irregularidades na documentação, como é o caso do licenciamento atrasado, pode sim acontecer. Acontece que a remoção é uma medida administrativa, diferente da apreensão que era uma penalidade.

No final das contas, o que interessa é o seguinte: tanto na apreensão como na remoção o resultado é o mesmo: carro parado no pátio do Detran. Por isso, o melhor a se fazer é consultar placa de veículo SP regularmente.

Multa

A multa imputada ao proprietário de veículo que não paga o licenciamento em dia é de R$ 293,47.

Pontos na carteira

Além do risco de recolhimento do veículo e da multa gravíssima no valor de R$ 293,47, o proprietário também perde 7 pontos em sua carteira de motorista.

Assim sendo, é importante destacar que não importa quem esteja em posição de condutor do veículo, pois em caso de multa por atraso no licenciamento, os pontos são descontados da CNH do proprietário do veículo. Não é possível transferir.

É importante lembrar, mesmo você certamente sabendo disso, que o máximo de pontos que podem ser acumulados dentro do período de 12 meses é 19. Mais do que isso, é possível acabar com a CNH suspensa.

É possível fazer o licenciamento com débitos pendentes?

Infelizmente não.

Ao menos no Estado de São Paulo o condutor fica impedido de licenciar o seu veículo sem antes quitar todos os débitos, isso inclui DPVAT, IPVA e também as multas.

DPVAT

O DPVAT – Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, também conhecido como seguro obrigatório, foi criado com o intuito de prover ajuda de custo para cobrir eventuais danos sofridos por vítimas de acidentes de trânsito e também seus respectivos familiares.

IPVA

O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um tributo estadual cuja cobrança incide sobre todos os proprietários de veículo do Brasil. Esse imposto não está vinculado a uma aplicação específica, por isso, a verba arrecadada é destinada a fins diversos, incluindo saúde, manutenção de estradas, melhorias em escolas etc.

Como regularizar a situação do veículo no cartão de crédito?

Depois de consultar placa de veículo SP e constatar que existem débitos a serem quitados – o que fazer? A primeira coisa que você precisa saber é que é possível regularizar a situação do veículo pela internet, em até 12 parcelas no cartão.

Não será necessário ir até o Detran ou ao banco, tudo pode ser resolvido do conforto do seu lar. Assim fica fácil, não é mesmo? Funciona assim:

    • Informe o RENAVAM do seu veículo, seu nome e também e-mail;
  • Clique em “consulte grátis”.

Feito isso você terá acesso ao valor de débitos (se houver) e também do licenciamento do veículo. Com isso, basta seguir as instruções do site para regularizar essas pendências até que o seu pedido seja confirmado e aprovado com sucesso.

Lembre-se que as informações precisam ser preenchidas com o máximo de atenção, pois o sistema faz tudo de forma automatizada. Ou seja, um erro no endereço de entrega poderá influenciar diretamente na entrega do seu documento.

Ademais, o prazo de entrega do documento é de até 5 dias úteis. Exceto nos casos em que o débito já estiver inscrito na dívida ativa, pois nesses casos o prazo de entrega sobe para 10 dias.

Neste artigo você descobriu: como consultar a situação do seu veículo pela placa no site do Detran, quais os riscos de atrasar as dívidas do carro e como regularizar tudo pela internet.

Ficou com alguma dúvida sobre como consultar placa de veículo SP? Deixe aqui embaixo na área de comentários para que a gente possa responder!

Conteúdo relacionado:

Veja Como Tirar A 2ª Via Do CRV De Seu Veículo

Qual O Prazo Para Uma Multa Entrar No Sistema Do Detran?

Veja A Tabela De Licenciamento 2019 E Fique Atento Aos Prazos!

Comentários

Gregory Packs
Gregory Packs

Um jovem de Sorocaba, interior de São Paulo, descobriu na prática o que é estratégia multicanal – e como ela pode revolucionar o negócio de sua família. Gregory Packs tinha 3 anos de experiência no ramo de Sistemas de Informação quando percebeu que o escritório despachante da mãe enfrentava problemas. A Dok Despachante havia sido criada no início de 2006 por Beth Pontes que começou sua carreira de Despachante há 20 anos, depois de uma longa carreira em escritórios da cidade. “Quatro ou cinco anos depois começamos a concluir que, nesse mercado de despachantes, numa cidade como Sorocaba, os grandes reinam e havia poucas chances para os pequenos, mesmo com experiência”, conta Gregory. Foi quando ele decidiu empregar o que havia aprendido com a experiência digital sozinho e na faculdade.

Related Posts